Ter dúvidas referentes à qual carreira seguir é bem comum! Afinal de contas, são poucos os privilegiados que sabem, desde a sua infância ou adolescência, exatamente com o que desejam trabalhar.
Mas, não precisa se desesperar! Existem algumas formas de encontrar a sua vocação profissional e começar a criar uma carreira profissional de sucesso.
Portanto, caso esteja se formando no ensino médio ou trabalhe em uma área na qual não conseguiu criar afinidade, prossiga com a leitura para encontrar a sua vocação profissional analisando 6 dicas úteis. Vamos lá?
O que é vocação profissional?
Definida como uma aptidão natural, a vocação profissional se trata de habilidades, competências, interesse e preferências que uma pessoa tem, para uma determinada área.
Sendo que identificar essas características pessoais ajuda a definir qual nicho profissional é a melhor opção. Uma vez que a aptidão natural faz com que você se enquadre melhor nas funções da carreira escolhida, se destaque no setor e trabalhe feliz.
Como descobrir sua vocação profissional?
Todas as pessoas são únicas e apresentam um característico repertório de interesses. Por exemplo, um hobby que te agrada pode não chamar a atenção do outro. Isso acontece porque escolhemos os nossos hobbies, conforme nossas aptidões naturais.
Exemplificando, se você é bom em pintar e gosta de passar seu tempo livre exercendo essa função, a faculdade de arte plásticas, artes visuais e design pode ser uma boa opção. A seguir, aprenda a identificar as suas aptidões:
Autoconhecimento
O autoconhecimento é o processo de compreender a si em um nível mais profundo. Para isso, você precisa aprender a identificar seus pensamentos, emoções, valores, crenças, habilidades, limitações e motivações.
Após ter essa consciência íntima e honesta de quem você é, o que te motiva e seus gostos pessoais, será fácil encontrar a sua vocação profissional.
Explore suas opções
Tenha um catálogo amplo de opções em mente e conheça fundo todas elas! Diante disso, caso você identifique que daria certo com um curso na área de humanas, mapeie aqueles que melhor combinam com suas habilidades e competência naturais.
Pois, mesmo que os cursos na área de humanas apresentarem algumas habilidades específicas, a atuação no mercado de trabalho varia muito de um para o outro. Sendo que para ter afinidade com a sua profissão, é preciso demonstrar preferência e aptidão.
Converse com profissionais
Após fazer uma autorreflexão e aprofundar o seu nível de autoconhecimento, para encontrar os cursos que fazem o seu perfil, converse com profissionais da área. Afinal de contas, somente um profissional ativo terá um feedback assertivo sobre a carreira no setor.
Faça testes de aptidão
Muitos sites onlines oferecem testes de aptidão profissional rápidos e gratuitos, prometendo te ajudar a descobrir as áreas de atuação compatíveis com o seu perfil.
Para isso, basta acessar o seu navegador web e digitar a palavra “teste de aptidão profissional”. Logo em seguida, aparecerá diversas plataformas como indicação. A nossa dica é fazer pelo menos 3 testes de aptidão, em sites diferentes, para ter certeza do resultado.
Considere suas metas
Outra forma de encontrar a profissão ideal para o seu perfil é definir metas. Nesse caso, ao invés de seguir as suas habilidades naturais, você irá seguir um planejamento lógico e racional.
Por exemplo, quanto você deseja ganhar após formado? Quais são as profissões que oferecem o retorno financeiro de interesse? Entre essas profissões identificadas, qual delas mais chama a sua atenção?
Esteja aberto às mudanças
Mesmo seguindo todas as dicas aqui presentes, pode acontecer de você não se identificar com o curso escolhido. Por esse motivo, esteja aberto a mudanças! Até porque, você pode trocar de curso a qualquer momento que decidir.
Salientando que é importante ficar atento aos sinais de que a área de atuação da faculdade escolhida não faz o seu perfil, para mudar de opção quanto antes. Assim, você não perde tempo em um curso que não pretende se formar.
O que fazer se errar na escolha?
Sente que escolheu o curso errado e agora não sabe o que fazer? Primeiramente, mantenha a calma! Pois, sempre é possível fazer uma mudança de carreira, independente da sua idade ou qualquer outro fator.
Dessa forma, para não cometer o mesmo erro outra vez, procure tirar um tempo para explorar as suas aptidões naturais e descobrir a sua verdadeira vocação profissional.
Lembre-se que você também pode se nortear pelas suas habilidades e competências. Ou, ter uma meta em mente e persistir nela até realizar seus objetivos.
Como, por exemplo, uma carga horária semanal que deseja trabalhar e um valor de salário específico. Assim, você irá identificar facilmente os cargos que se enquadram nas suas expectativas.
Agora que você já sabe como descobrir a sua vocação profissional, acesse o nosso catálogo de cursos e faça já a sua inscrição na graduação de interesse!