Neuromarketing: o que é e como aplicar no dia a dia profissional

Saiba o que é neuromarketing, como funciona e de que forma é utilizado.

Você já se perguntou por que algumas marcas conseguem prender sua atenção quase que instantaneamente? A resposta está no neuromarketing!

Essa área une marketing e neurociência para entender como o cérebro do consumidor reage a estímulos, criando campanhas mais emocionais e persuasivas. Prossiga com a leitura e descubra o que é neuromarketing e como aplicar essa técnica no dia a dia!

O que é neuromarketing?

O neuromarketing é uma área que combina princípios da neurociência com estratégias de marketing. Seu objetivo é entender como o cérebro humano reage a estímulos de marcas, produtos e campanhas. 

Diante disso, o neuromarketing estuda emoções, memórias e decisões de consumo, ajudando empresas a criar campanhas mais envolventes e eficazes.

Como funciona?

Ao analisar como fatores como cores, sons, imagens e palavras afetam o comportamento do consumidor, o neuromarketing permite desenvolver ações que realmente despertam interesse, confiança e o desejo de compra.

Um bom exemplo são as propagandas de natal feitas pela Coca-Cola, ou os comerciais de dias das mães produzidos pela O’Boticário. Ambas as empresas apostam nas emoções, para criar conexões com o seu público-alvo. 

Por que usar neuromarketing nas empresas?

Empregar o neuromarketing nas empresas é uma forma inteligente de tornar as estratégias de comunicação e vendas mais potentes. Pois, essa estratégia permite entender como os consumidores pensam, sentem e tomam decisões. 

Com esse conhecimento, é possível criar campanhas mais atrativas, melhorar a experiência do cliente e aumentar o engajamento com a marca.

Como usar neuromarketing de forma ética?

Agora que você já sabe a resposta para neuromarketing o que é, chegou a hora de descobrir como usar esse recurso de forma ética. 

Afinal de contas, os conhecimentos na área devem ajudar a atender melhor o consumidor, sem manipulação ou exploração de suas vulnerabilidades. Isso envolve criar experiências autênticas, transparentes e respeitosas.

Fora isso, a ética no neuromarketing também exige responsabilidade no uso de dados sensoriais e emocionais. Uma vez que o objetivo é agregar valor e construir conexões genuínas entre marcas e pessoas.

Como aplicar em campanhas e negócios?

No dia a dia, o neuromarketing ajuda a identificar o que realmente funciona em termos de linguagem, cores, sons e layouts. A seguir, veja como empregar esse recurso, visando ampliar os resultados das suas campanhas e negócios: 

Considere gatilhos mentais

Os gatilhos mentais no neuromarketing devem ser usados de forma consciente e ética. Geralmente, a área explora sensações como escassez, autoridade, prova social e reciprocidade, para estimular decisões de forma natural e respeitosa.

Visto que esses estímulos ajudam a captar a atenção do público e gerar engajamento. Dessa forma, eles fortalecem a conexão com o público, criam valor real e contribuem para uma experiência de compra mais satisfatória e confiável.

Use a psicologia das cores

A psicologia das cores diz que cada cor desperta emoções e percepções específicas, influenciando o comportamento do consumidor. Nela, cores quentes como vermelho e laranja podem transmitir urgência ou energia.

Diante disso, elas são usadas em chamadas de ação. Por outro lado, tons frios como azul e verde transmitem confiança, calma e segurança, sendo utilizados quando marcas desejam reforçar sua credibilidade.

Conte com um bom storytelling

Todos gostam de uma boa hóstia, seja ela engraçada, cativante ou emocionante. Por esse motivo, invista em um bom storytelling para ativar áreas do cérebro ligadas à emoção, empatia e memória, facilitando a conexão entre marca e consumidor. 

Procure contar histórias autênticas, envolventes e alinhadas aos valores da empresa, a fim de transmitir mensagens de forma mais humana e memorável. Pois, quando o público se vê refletido na narrativa, ele se engaja mais facilmente.

Faça testes A/B

Outra prática bastante útil no neuromarketing são os testes A/B. Já que ao testar duas versões de um anúncio, layout ou chamada para ação, é possível identificar qual gera mais engajamento, cliques ou conversões com base em dados reais. 

Como visto, esses testes ajudam a tomar decisões mais assertivas, otimizando estratégias com base em preferências cognitivas e emocionais do consumidor. Assim, é possível criar campanhas mais eficientes e personalizadas.

Estude seu cliente

É impossível aplicar o neuromarketing para alcançar bons resultados, sem conhecer o seu público-alvo. Portanto, estude o perfil, desejos, dores e comportamentos dos clientes, a fim de criar estratégias que realmente se conectem com eles.

Visto que ao analisar hábitos de consumo, linguagem preferida, motivações e reações, você compreende como seu público pensa e sente. Nesse contexto, as chances de gerar identificação, confiança e valor real são bem maiores.

Gostou de saber mais sobre o que é neuromarketing e como ele funciona? Acompanhe o blog da UNAMA e tenha acesso a mais estratégias incríveis de marketing! 

FAQ

1. 5 empresas famosas que usam neuromarketing

Empresas como Coca-Cola, Apple, Nike, Amazon e Netflix usam neuromarketing para criar experiências sensoriais e fortalecer a conexão emocional com o público.

2. Empresas de todos os tamanhos podem contar com estas técnicas?

Todas as empresas podem aplicar técnicas de neuromarketing, basta adaptar suas campanhas à sua realidade.

3. Quais as técnicas e ferramentas utilizadas?

As técnicas e ferramentas incluem storytelling, psicologia das cores, gatilhos mentais, testes A/B, mapas de calor, eye tracking e softwares de análise de dados.

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