Nos últimos anos, o home office ganhou bastante força e muitos profissionais passaram a exercer as suas funções da sua própria casa. Mas, os avanços não pararam por aí!
Isso porque, atualmente, outras modalidades de trabalho vem despontando no mercado, como o anywhere office. Nunca ouviu falar no termo? Não se preocupe! Ele é realmente novo para muitos profissionais.
Sendo assim, para que você possa conhecer esse novo modelo de trabalho e saber se você consegue atuar no mercado nesta modalidade, confira mais informações sobre o tema. Boa leitura!
O que é Anywhere office?
O anywhere office significa “escritório em qualquer lugar”, quando traduzido de forma literal do inglês para o português. Diferente do famoso home office, nele, os profissionais podem trabalhar de absolutamente qualquer lugar que esteja.
Dessa forma, você não fica limitado ao ambiente da sua casa. Visto que muitos adeptos desta categoria escolhem cafeterias, espaços de trabalho em shoppings e até mesmo hotéis, para sair da rotina e aumentar sua produtividade.
Como funciona esta modalidade?
A repetição de cenário pode despertar o tédio, interferindo na concentração e na produtividade do colaborador. Por essa razão, foi criada a modalidade de trabalho anywhere office, que incentiva e permite aos profissionais buscar por outros ambientes de trabalho.
Nesse caso, apesar do colaborador enfrentar alguns desafios como distrações, o trabalho maior fica a cargo do Recursos Humanos. Pois, ele precisa garantir que o profissional está cumprindo com as suas demandas.
Ademais, assim como no home office, você precisa apresentar uma excelente autogestão para não deixar a liberdade profissional afetar o seu rendimento. Nas linhas a seguir, veja mais informações sobre essa modalidade de trabalho.
Quais são os benefícios?
Além da oportunidade de poder trabalhar de uma charmosa cafeteria, no shopping, ou se hospedar em um hotel para relaxar nas suas dependências após o trabalho, também são benéficos do anywhere office:
- Flexibilidade de horários;
- Diminui quadros de estresse;
- Redução de custos com transportes;
- A modalidade beneficia os “nômades digitais”, que estão sempre viajando;
- Os profissionais aumentam a sua produtividade ao sair da rotina;
- O anywhere office ajuda as empresas a continuarem operando durante momentos de crise como pandemias, desastres naturais ou interrupção de transportes.
Quais são os desafios?
Os principais desafios enfrentados no anywhere office são referentes a autogestão do profissional. Pois, na maioria das vezes, o trabalho a distância não requer horários específicos, como no trabalho tradicional.
Assim, o profissional pode se deixar levar por essa falsa sensação de liberdade e acumular suas demandas, não conseguindo cumprir com o calendário de entregas. Ademais, também é importante se atentar se o local onde deseja exercer suas funções oferece uma boa conexão de rede.
Quais as diferenças para home office?
De modo geral, o anywhere office e o home office são bem parecidos. Afinal de contas, dependendo do trabalho realizado, nada impede o profissional home office de sair com o seu computador, para trabalhar em outro lugar que não seja sua casa.
Sendo assim, o que diferencia o anywhere office do home office é a mentalidade do profissional. Uma vez que o anywhere office é enxergado por algumas pessoas como um estilo de vida.
Onde trabalhar nesta modalidade?
As empresas estão se adaptando ao novo mercado, em que o trabalhador preza pela sua autonomia e flexibilidade. Conforme artigo sobre tendências migratórias, mais de 35 milhões de pessoas vivem como “nômades digitais”, no mundo todo.
E não para por aí! A previsão é de que até o ano de 2035, esse número aumente para 1 bilhão de pessoas que trabalham à distância, para aproveitar a sua liberdade de ir e vir quando quiserem.
Mas, onde essas pessoas conseguem empregos que oferecem a modalidade anywhere office? A resposta é simples: empresas que não exigem presença física como startups, empresas de tecnologia, multinacionais, etc.
Quem pode trabalhar na modalidade?
Qualquer profissional pode se tornar um adepto do anywhere office, desde que a empresa permita a prática e que ele atue em uma profissão que não exija a sua presença física no local de trabalho.
Nesse contexto, são profissões que permitem trabalhar na modalidade: programadores, desenvolvedores e profissionais de TI, freelancer em áreas criativas, profissionais do marketing digital, profissionais da educação, RH, entre outros.
Em suma, essa é uma modalidade que veio para ficar! Afinal de contas, os profissionais têm focado cada vez mais em vagas de emprego que oferecem uma maior flexibilidade e autonomia.
No entanto, essa não é a única novidade no mercado de trabalho para este e os próximos anos. Para saber mais sobre o mundo corporativo e acadêmico, acesse o nosso blog!