Quando se fala em uma plataforma profissional, não tem como não pensar no LinkedIn, que tem mais de 850 milhões de usuários pelo mundo. Apesar de ser uma rede popular, muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é o LinkedIn e como funciona.
Se você quer se destacar profissionalmente e conseguir as melhores oportunidades no mercado, vem com a gente e descubra a importância do LinkedIn para sua carreira, além de 7 dicas para ter um perfil eficiente nessa rede social!
O que é o LinkedIn?
O LinkedIn é uma rede social voltada para a carreira, lançada em 2003, que tem como objetivo conectar profissionais e empresas. Dessa forma, os usuários podem criar seu perfil, divulgar o currículo, publicar posts e artigos, participar de grupos e interagir com postagens de outras pessoas.
Qual a importância do LinkedIn para o futuro profissional?
Com o LinkedIn, é possível conhecer outros profissionais, empresas, prospectar clientes e se manter atualizado quanto à sua área, acompanhando postagens sobre tendências, novidades e até mesmo sobre assuntos que geram debates.
Dessa maneira, ao contrário do Facebook e Instagram, que são mídias sociais mais pessoais, voltadas para a exibição de fotos e com um perfil mais descontraído, o LinkedIn deve ser utilizado de maneira mais séria, pois a conta do usuário lá é o seu cartão de visitas, ou seja, reflete sua imagem profissional.
Quais recursos ele oferece?
O LinkedIn apresenta diferentes funcionalidades, que permitem:
- divulgar seu currículo;
- exibir seu portfólio, permitindo colocar vídeos, imagens, links e documentos;
- receber alertas de vagas de seu perfil e se candidatar;
- ser encontrado por empresas;
- fazer networking;
- seguir empresas;
- receber recomendações de outras pessoas que conhecem seu trabalho;
- publicar posts e artigos;
- acessar grupos voltados para assuntos do seu segmento profissional.
7 dicas para um bom perfil pessoal no LinkedIn
Afinal, como aproveitar ao máximo os recursos do LinkedIn para se destacar no mercado de trabalho? Coloque em prática as 7 dicas que reunimos abaixo!
- Otimize seu perfil
Após criar sua conta com login e senha no LinkedIn, vale a pena se dedicar às informações do seu perfil.
Nesse campo, você vai preencher sobre sua formação acadêmica, como graduação (mesmo em andamento), competências, certificados e experiência profissional, listando qual é a sua colocação atual e empregos anteriores. Se você for recém-formado, pode destacar a experiência de estágio.
É interessante também deixar clara a sua localização, assim, profissionais, empresas e clientes que busquem alguém da mesma cidade ou região podem se conectar com você a partir dessa informação.
Tem ainda o resumo que você faz sobre você, colocando, de forma sucinta, sua área de atuação, competências e objetivos de carreira. Nessa parte, dá para usar palavras-chave relacionadas ao seu segmento para facilitar a busca de empresas pelo seu perfil.
E olha que legal: com tudo preenchido, você fica com um currículo online prontinho sempre disponível para você enviar para as empresas.
- Personalize a URL do seu perfil
Logo que você cria sua conta no LinkedIn, é gerada uma URL referente ao seu perfil, contudo ela vem um pouco confusa. Mas dá para alterar, personalizando a URL de modo que fique apenas seu nome ao final, ou seja, tornando-a mais amigável e fácil de compartilhar. Para isso, basta ir em alterar perfil público e URL.
- Escolha uma foto adequada
Como foi falado, a rede é profissional, por isso a sua foto também precisa ser. O ideal é que seja uma imagem que passe seriedade e credibilidade. Assim, não precisa inventar muito, pois você pode fazer a foto, enquadrando-a do busto para cima.
Utilize uma roupa que você escolheria para trabalhar ou para ir na entrevista de emprego, ou seja, que não seja informal demais ou com exageros de maquiagem ou acessórios.
- Construa sua rede de contatos de forma estratégica
É preciso fazer conexões com pessoas que sejam do seu nicho ou de áreas correlatas à sua, afinal, um dos objetivos da plataforma é que você construa seu networking para trocar conhecimento, experiência e ainda acompanhar alguma oferta de vaga de emprego que seja a sua cara.
Você pode enviar convites para pessoas com as quais já trabalhou e até para conexões dessas pessoas, além de seguir profissionais de destaque da sua área.
- Consuma conteúdos sobre assuntos de seu interesse
Siga empresas que você admira ou com as quais tem vontade de trabalhar e faça parte de grupos voltados para discussões do seu nicho profissional. Além disso, acompanhe as postagens do seu interesse no feed para ficar por dentro de discussões e insights.
Uma dica é ser mais participativo, curtindo, comentando e compartilhando os posts da sua área para que você passe a ser visto por outros profissionais e empresas.
- Engaje e personalize suas preferências do feed
Para que o seu feed traga conteúdos que sejam do seu interesse, é importante que você engaje em postagens que tenham a ver com o seu perfil e ainda personalize suas preferências, a fim de mostrar para o algoritmo da rede o que, de fato, você quer acompanhar.
Então, caso se depare com um conteúdo relevante, não deixe de curtir ou comentar, mas, por outro lado, se a postagem não agradar, clique nos três pontinhos ao lado e selecione ocultar publicação.
- Mantenha seu perfil atualizado
Por fim, tenha o costume de checar o seu perfil para que ele se mantenha atualizado, seja com novos cursos, experiências, competências e até trabalhos para acrescentar no seu portfólio. Assim, você deixa seu perfil mais completo e atraente para as empresas, aumentando suas chances de conseguir uma boa colocação no mercado.
Após saber como funciona o LinkedIn, o que é essa rede e sua importância na carreira, não deixe de fazer uma conta na plataforma, com o cuidado de se manter participativo por lá para acompanhar todas as novidades da sua área.
E já que estamos falando em redes sociais, acompanhe mais conteúdos como este seguindo as nossas páginas no Facebook, no Instagram, no Twitter e no YouTube!