Se você está pensando em se tornar um agente contra ataques virtuais, defendendo sistemas e informações de empresas, a segurança digital é a área certa para você!
O mundo de hoje está hiper conectado e cada clique é uma potencial porta de entrada para ciberameaças. Por esse motivo, a segurança digital tornou-se uma das áreas mais promissoras da tecnologia.
Quer conhecer mais sobre a profissão? Então, confira as habilidades essenciais para ter sucesso na área. Boa leitura!
O que é segurança digital?
A segurança digital, também conhecida como cibersegurança, é o conjunto de práticas, ferramentas e medidas destinadas a proteger sistemas, redes, programas e dados contra-ataques, danos ou acesso não autorizado.
Uma vez que com o aumento da dependência tecnológica da sociedade, a cibersegurança tornou-se uma preocupação fundamental para indivíduos, empresas e governos. O que aumentou a busca por profissionais qualificados.
Confira as principais habilidades
Para garantir que as informações sensíveis sejam acessíveis apenas a pessoas autorizadas, o profissional de segurança digital precisa demonstrar algumas habilidades específicas, como:
1. Conhecimento técnico
O conhecimento técnico é a base para a atuação de qualquer profissional no mercado de trabalho, visto que ele é fundamental para cumprir as demandas de segurança digital, de forma eficiente.
Em outras palavras, para identificar e prevenir ameaças cibernéticas, o profissional precisa conhecer os conceitos de segurança digital, criptografia, redes de computadores e protocolos de segurança.
Para isso, você pode fazer a graduação de Digital Security, ou escolher entre outros cursos na área da tecnologia, que abordam esses conceitos.
2. Saber trabalhar em equipe
Na área da tecnologia, assim como em várias outras, o profissional precisa colaborar em equipe, para conseguir ter sucesso nas suas tarefas. Dessa forma, caso você precise trabalhar essa habilidade, indicamos fazer um curso superior.
Isso porque, na graduação, o aluno aprende a lidar com os seus colegas de classe e a fazer trabalhos em grupo, aprimorando suas competências de trabalho em equipe.
3. Gostar de desafios
Para ter sucesso na área de cibersegurança, você precisa estar em constante evolução e gostar de um desafio. Afinal de contas, a cada novo dia, novas ameaças e vulnerabilidades surgem regularmente no mercado digital.
Os profissionais que apreciam desafios são mais propensos a se manter atualizados e pensar criativamente, para resolver problemas complexos.
Essas são algumas características fundamentais na proteção de sistemas e dados, contra ataques cibernéticos. Nesse sentido, quem tem habilidade na resolução de problemas consegue se desenvolver com facilidade na área.
4. Aprendizado contínuo
A evolução da tecnologia acontece de forma rápida, criando novas ferramentas, sistemas e programas, em um curto período. Sendo que somente o aprendizado contínuo permite acompanhar essas inovações e tendências.
Ou seja, para atuar na área da segurança digital, você precisa gostar de estudar e se atualizar. Portanto, faça cursos de pós-graduação, cursos de extensão, acompanhe notícias sobre o assunto e leia artigos na área.
5. Ter ética e honestidade
Profissionais de cibersegurança lidam com informações sensíveis e privadas de empresas e clientes. Sendo assim, manter a confidencialidade e proteger a privacidade dos dados é um compromisso ético que o profissional deve ter.
Até porque, é a sua ética profissional que garante que as informações pessoais e corporativas não sejam mal utilizadas ou expostas indevidamente. Ademais, na própria faculdade, o aluno aprende sobre as normas éticas que regulamentam a profissão.
6. Conhecimento de normas
O que pode ser feito e o que não pode ser feito quando se trata do manuseamento de informações e dados de terceiros? Na cibersegurança, a atuação profissional está estreitamente ligada ao cumprimento das leis e regulamentos.
Por esse motivo, os profissionais devem seguir normas como o GDPR (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados) e a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), para garantir que as práticas de segurança estejam conforme com os requisitos legais, evitando penalidades.
Diante disso, faça uma faculdade na área da segurança digital para aprender todas as normas que regem a profissão e evitar futuras dores de cabeça!
Como se profissionalizar em segurança digital?
Como visto ao longo do texto, a principal forma de se tornar um profissional da cibersegurança é ingressando em uma faculdade. Uma vez que as principais habilidades para atuar no cargo são trabalhadas durante a graduação.
Após a formatura no curso, os profissionais podem atuar em:
- Empresas de tecnologia e informática;
- Instituições financeiras;
- Empresas de consultoria cibernética;
- Governos;
- Empresas de e-commerce;
- Organizações de saúde;
- Áreas de telecomunicações;
- Setor da educação;
- Empresas de jogos e entretenimento;
- Startups, entre outras.
Ao ingressar na UNAMA, você tem acesso a um ensino de alta qualidade, com todo o suporte técnico e pedagógico necessário para uma boa formação. Portanto, não perca mais tempo e se matricule já no nosso curso de Digital Security!