O dia do publicitário é comemorado em 1° de fevereiro. Essa data foi escolhida com base no dia em que a profissão foi regulamentada no ano de 1966, após a sua importância e necessidade no mercado ser reconhecida.
Atualmente, o curso de Publicidade e Propaganda é oferecido em diversas faculdades, com reconhecimento do MEC. Sendo que para se tornar um profissional da área, basta se identificar com a profissão e escolher a instituição de ensino certa.
Nesse contexto, se você deseja fazer parte desses profissionais responsáveis por criar e desenvolver campanhas publicitárias de sucesso, saiba como é o mercado de trabalho e como iniciar a sua carreira na área.
O que é publicidade e propaganda?
A Publicidade e Propaganda é a profissão que utiliza diversos canais para tornar público um produto ou serviço, para vendê-lo. Apesar do seu foco principal ser aumentar as vendas, existem exceções.
Por exemplo, em algumas ocasiões, dependendo da empresa e do seu nicho de atuação, esse setor tem o objetivo somente de informar, alertar e fazer refletir, sem visar fins lucrativos.
Conheça a origem da profissão
Apesar da profissão de publicitário ter sido reconhecida somente no dia 1° de fevereiro de 1966, muitas pessoas já atuavam nesse cargo. Pois, a publicidade e propaganda existe desde que o comércio começou a tomar forma.
Ficou curioso para saber mais sobre essa profissão e o seu surgimento? Confira os tópicos a seguir!
Como surgiu a profissão?
O cargo de publicitário surgiu quando o Decreto de Lei nº 57.690, de 1º de fevereiro de 1966, regulamentou a profissão no Brasil. Desde a data, o dia 1º de fevereiro passou a ser conhecido como o dia do publicitário, visando homenagear os profissionais da área.
Como somente regulamentar a profissão não é o suficiente para garantir os seus direitos e deveres, no dia 5 de maio de 1980 foi criado o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária – CONAR.
Esse órgão fiscaliza e controla os direitos e deveres dos profissionais que trabalham com a publicidade no país. Sua principal função é garantir a ausência de publicidades enganosas e de caráter abusivo ou constrangedor.
Além disso, o CONAR garante a liberdade de expressão comercial das empresas de pequeno, médio e pequeno porte, assim como empreendedores independentes.
Conheça a história da publicidade
Os primeiros sinais de publicidade na história da humanidade foram marcados pelos “gritadores de rua” – pessoas que ficavam andando pela cidade, anunciando produtos ou serviços aos gritos.
Essa forma de propaganda sobreviveu até a atualidade. Contudo, foi somente com a popularização da escrita, como os jornais impressos, que a publicidade começou a ganhar a forma que conhecemos hoje.
A grande evolução se deu ao longo dos séculos 16 e 17, quando os jornais impressos se tornaram populares, não transmitindo somente notícias, mas todo tipo de anúncio. Assim, os comerciantes viram a oportunidade de alcançar um maior público.
Veja alguns nomes importantes da área
No Brasil, quando pensamos no mercado da publicidade, temos alguns nomes que se destacam na área. Começando por Washington Olivetto, um dos pioneiros quando se trata da propaganda brasileira.
Também encontramos Marcello Serpa, conhecido por trabalhar e se destacar em grandes marcas como a Pepsi, Havaianas, Volkswagen e Boticário.
Não podendo deixar de fora Laura Chiavone, publicitária talentosa que já trabalhou com marcas como a Ambev, Banco Itaú, Nike, Heineken, Sadia e Casas Bahia.
Como é o mercado de trabalho para o publicitário?
Após a revolução digital, que afetou como a publicidade é feita, surgiram diversas novas oportunidades no mercado de trabalho para o profissional. Visto que a principal mudança é que agora o receptor é ativo.
Isso significa que as pessoas podem interagir com as marcas de interesse, seja usando as redes sociais ou em conteúdos produzidos para blogs. Esse fato faz com que a publicidade e propaganda tenham uma maior atenção.
Sendo assim, as empresas vêm buscando qualificação profissional, a fim de ter publicitários habilidosos. Pois, esses profissionais precisam ser capazes de desenvolver projetos modernos, que acompanham a demanda atual.
Onde cursar publicidade e propaganda
Na UNAMA, você encontra a faculdade de Publicidade e Propaganda com titulação Bacharel em Publicidade, nas modalidades EaD e presencial. Sendo que nas duas opções, o aluno tem acesso a um ensino de alta qualidade.
Uma vez que a nossa instituição possui nota máxima no MEC, tem uma história de tradicionalismo na área da educação e preza pela contratação de bons professores.
O principal diferencial do EaD está na sua praticidade. Pois, o ensino à distância permite uma formação mais flexível, em que o estudante se dedica a faculdade respeitando os seus próprios horários.
Portanto, se você se identifica com a profissão de publicitário, basta escolher qual modalidade é a certa para o seu perfil e iniciar a sua jornada rumo ao sucesso!
Conclusão
Em síntese, a profissão de publicitário é muito importante para as empresas, já que a publicidade é literalmente a alma do negócio. Por esse motivo, esse é um cargo bastante requisitado no mercado de trabalho, independente do nicho de atuação.
Então, se você se identifica com a profissão, não perca mais tempo e se matricule no curso de Publicidade e Propaganda, para fazer parte dessa categoria de profissionais tão respeitados!