Você sabia que a profissão de game design permite ir muito além da criação de gráficos de jogos? Isso mesmo, atuando nas áreas de games, você pode se dedicar a escrever roteiros, fazer passagens de níveis, criar interfaces, entre outros.
Nesse sentido, se você ama o design de games e deseja ampliar as suas possibilidades de trabalho após a faculdade, conheça 5 áreas de atuação que podem despertar o seu interesse. Boa leitura!
O que são áreas de games?
As áreas de games são as carreiras que o profissional formado em Game Design pode seguir. De modo geral, elas abrangem diferentes especializações dentro da indústria, ligadas diretamente à produção de jogos.
Ou seja, independente do seu nicho de atuação no setor, o game designer ajuda a criar divertidos jogos eletrônicos, desenvolvendo seu conteúdo, narrativa e personagens.
Como funciona a profissão?
No dia a dia profissional, o game designer é o responsável pela criação da experiência do jogador. Isso significa que ele visa manter o usuário imerso e engajado com a narrativa, visando alcançar os objetivos do jogo.
Para isso, geralmente, o graduado utiliza estratégias específicas, aprendidas na graduação, para garantir que a jogabilidade seja atraente e envolvente.
Além disso, ele também atua em equipe com outros profissionais da área. Por exemplo, artistas de jogos, artistas técnicos e desenvolvedores, colaborando com diferentes áreas ao longo do processo de criação.
Onde o game designer pode trabalhar?
Uma vez no mercado de trabalho, o game designer pode atuar em diversas áreas de jogos. Afinal de contas, essa é uma profissão muito dinâmica, com boas oportunidades de ingresso.
Nas linhas a seguir, confira quais são as opções mais comuns de atuação no setor:
- Estúdios de desenvolvimento de jogos:
- Empresas de tecnologia;
- Startups de jogos indie;
- Desenvolvedoras de jogos para dispositivos móveis;
- Plataformas de educação de simulação;
- Empresas de realidade virtual e aumentada – RV/AR;
- Agências de marketing e publicidade;
- Freelancer ou autônomo.
Como é o mercado de trabalho?
Conforme o relatório publicado pela PwC, sobre entretenimento e mídia, até o ano de 2026, o Brasil pode duplicar a sua receita no setor de games. Essa alta na demanda mostra o quanto esse é um nicho aquecido, que está em crescimento.
Sendo que, quando o assunto é a profissão de game design, as projeções para os próximos anos são bilionárias, oferecendo bons salários e oportunidades para os desenvolvedores de jogos.
5 áreas de game design
Até o final de 2024, segundo a previsão feita pelo Exploding Topics, é esperado que o número de jogadores atinja a marca de 3,32 bilhões, em um cenário mundial. Visto que essa demanda por jogos, aumenta a demanda pelo game designer.
Mas, qual carreira seguir após a conclusão da faculdade? Para te ajudar a se nortear nessa decisão, selecionamos a seguir algumas áreas de games bastante populares. Confira quais são elas!
1. Design de Mecânicas de Jogo
No mercado de jogos, uma das áreas que requer maior atenção é a de design de mecânicas de jogo. Isso porque, ela envolve a criação e implementação de regras e sistemas, que definem como um jogo funciona e como o jogador interage com ele.
Dessa forma, o game designer fica responsável por aspectos como: controle dos personagens, física do ambiente, progressão de níveis, combate, quebra-cabeças e qualquer outro elemento que compõe a jogabilidade.
Salientando que o conhecimento técnico é fundamental nessa área. Uma vez que as mecânicas devem ser balanceadas, para garantir que o jogo seja desafiador, mas, ao mesmo tempo, justo e divertido para os jogadores.
2. Design de Níveis
Geralmente, o que torna um jogo interessante é o desafio, caracterizado pelos diferentes níveis de dificuldade. Por ser uma área muito importante, o game designer tem a possibilidade de se dedicar somente a ela.
Nesse contexto, na carreira de design de níveis, você fica responsável por criar a estrutura e o layout dos ambientes, que os jogadores irão explorar em um jogo.
Para isso, ele define a disposição dos obstáculos, inimigos, recursos e os caminhos que o jogador pode seguir, tudo isso equilibrando desafio e progressão.
3. Design Narrativo
Além dos recursos, jogabilidade e desafios, para um jogo ser considerado bom, ele também deve apresentar uma boa narrativa. Sendo assim, muitos designers de games se tornam roteiristas de jogos, visando deixar a produção mais interessante.
Diante disso, o objetivo é fazer com que a trama não seja apenas contada, mas vivida pelos jogadores. Ou seja, a função do game designer é criar conexões emocionais e motivações claras, para gerar ações dentro do jogo.
4. Design de Personagens
Ao idealizar um game, os envolvidos também devem se preocupar com a aparência e a personalidade dos personagens do jogo. Esse trabalho é conhecido como design de personagens, apresentando grande importância na produção.
Para atuar na área, o game designer precisa ter uma boa imaginação e ser criativo. Pois, ele irá definir diversos aspectos visuais, como roupas, expressões faciais e postura, além das características emocionais e comportamentais do personagem.
Visto que o objetivo é fazer com que cada personagem seja único e específico, para marcar os jogadores e aumentar a imersão.
5. Design de Interface
Por último, uma das áreas de games que também atrai diversos interessados, é o design de interface. Nesse caso, o game designer cria elementos visuais e interativos, que facilitam a navegação e a interação do jogador.
Ao optar pelo nicho, você irá desenvolver menus, ícones, barras de vida, mapas e botões, que aumentem a jogabilidade. Uma vez que o objetivo é garantir uma interface intuitiva, clara e funcional.
Como ingressar na área?
A faculdade de Game Design, com duração de 24 meses letivos, é a melhor chance que você tem de ingressar no setor de jogos. Isso porque, na graduação, você adquire todo o conhecimento necessário, para uma boa atuação no mercado de trabalho.
Com mais de 30 anos de tradicionalismo, a UNAMA é uma faculdade com nota máxima no MEC, que oferece uma infraestrutura física e digital de ponta. Além de contar com um corpo docente qualificado e experiente.
Ao optar pela nossa faculdade, você encontra todo o suporte técnico e pedagógico necessário para uma boa formação. Assim como uma metodologia de ensino inovadora, que incentiva os estudos.Portanto, para se qualificar e realizar o seu desejo de atuar em uma das áreas de games, faça a sua matrícula no nosso curso de Game Design e aprenda com quem entende de educação superior!