Para conquistar e fidelizar clientes, é preciso entender como eles se comportam em cada etapa do processo de compra. Para isso, os profissionais de marketing usam o funil de vendas e a jornada do cliente como guia.
Assim, eles criam estratégias que geram valor, engajamento e, claro, ótimos resultados. Prossiga com a leitura e saiba mais sobre essa estratégia de vendas, visando construir um público engajado e fiel.
O que é funil de vendas?
O funil de vendas é uma estratégia que representa as etapas que um possível cliente percorre, desde o primeiro contato com a marca, até a concretização da compra. De modo geral, ele é dividido em três principais fases.
A primeira é o topo (atração), onde o público descobre a marca. Já a segunda é o meio (consideração), quando ele começa a avaliar soluções. Por último, temos o fundo (decisão), em que o cliente faz a escolha e a compra.
O que é jornada do cliente?
A jornada do cliente envolve todas as interações e experiências que o consumidor tem com a marca. Ela passa por etapas como aprendizado, reconhecimento do problema, consideração de soluções e decisão de compra.
Ao compreender essa jornada, o profissional consegue oferecer conteúdos, atendimentos e soluções mais adequadas em cada fase do funil de vendas. Assim, eles criam uma experiência mais personalizada, satisfatória e eficiente.
Como eles se complementam?
Na prática, a jornada ajuda a entender as necessidades, dúvidas e comportamentos do cliente em cada fase. Já o funil organiza as estratégias e ações para conduzi-lo até a compra.
Juntos, eles permitem criar uma comunicação mais assertiva, oferecendo o conteúdo certo, no momento certo, para gerar valor, conversão e fidelização.
Como mapear a jornada do cliente?
Para identificar a jornada do cliente, você deve entender quem é seu público, suas dores, necessidades e comportamentos em cada etapa do processo de compra. Abaixo, confira como mapear essa jornada de forma eficiente:
Crie metas
Defina metas claras para cada etapa, usando o funil de vendas como suporte, para criar metas realistas com base na atração, consideração e decisão de compra.
Em geral, as metas na jornada do cliente envolvem gerar visibilidade e atrair a atenção do público. Além de fazer com que o cliente perceba sua necessidade e se interesse pela solução.
Assim como também envolve conduzir o cliente à compra, oferecendo ofertas, diferenciais e segurança. Fora as metas para garantir a satisfação, estimular o retorno e fortalecer a fidelização no pós-venda.
Pesquise perfis de clientes
A estratégia de pesquisar perfis de clientes ajuda a entender quem são as pessoas que se interessam pelos seus produtos ou serviços.
Geralmente, esse processo envolve analisar dados demográficos (idade, gênero, localização), comportamentais (hábitos de compra, interesses, canais preferidos), além de identificar suas dores, desafios, necessidades e objetivos.
Conheça suas oportunidades
Quais são os momentos em que sua empresa pode se destacar na jornada do cliente, oferecendo exatamente o que ele precisa? Ao entender os desafios, dúvidas e desejos do público, você descobre onde pode agregar mais valor à sua marca.
Essa análise permite criar estratégias mais eficazes, aproveitar brechas no mercado, antecipar necessidades e, consequentemente, aumentar as chances de conversão e fidelização.
Faça pesquisas
Você pode usar ferramentas como pesquisas, enquetes, análise de redes sociais, dados do Google Analytics e conversas com clientes, a fim de construir perfis mais precisos dos clientes, conhecidos como personas.
Uma vez que esses perfis orientam as estratégias de marketing e vendas de forma mais assertiva e eficiente. Além disso, ao identificar a persona, você consegue criar estratégias mais personalizadas, visando oferecer uma melhor experiência de compra.
Analise os resultados
Para saber se a estratégia está dando certo, você precisa analisar os resultados. Nesse contexto, acompanhe métricas como taxa de conversão, engajamento, tempo no site, número de leads, vendas e satisfação dos clientes.
Com esses dados em mãos, é possível identificar o que está funcionando, quais pontos precisam ser ajustados e como otimizar cada etapa do funil de vendas. Assim, você consegue tomar decisões mais assertivas.
Quais as estratégias para cada etapa do funil
Nas linhas a seguir, apresentamos as estrategistas para cada etapa do funil de vendas, a fim de te ajudar a impulsionar as suas estratégias de marketing. Confira!
Atração
A fase de atração é o primeiro contato do cliente com a sua marca, onde o objetivo é chamar a atenção de pessoas que ainda não conhecem seu negócio. Mas que podem se interessar pelo que você oferece.
Nessa etapa, é fundamental gerar valor por meio de conteúdos relevantes, como posts em redes sociais, blogs, vídeos, e-books e anúncios. Pois, essa estratégia ajuda o público a identificar uma necessidade ou desejo.
Conversão
Na etapa de conversão, o foco é transformar os visitantes atraídos em leads. Ou seja, potenciais clientes que demonstram interesse real na sua solução.
Aqui, é importante oferecer algo de valor em troca das informações de contato, como e-books, webinars, cupons, testes gratuitos ou conteúdos exclusivos. Além disso, você pode usar estratégias como formulários, landing pages e chamadas para ação (CTAs).
Fidelização
A fidelização transforma clientes em promotores da marca, garantindo que eles continuem comprando e indicando seus produtos ou serviços.
Portanto, após a venda, mantenha um relacionamento próximo com seu público, oferecendo um bom suporte, conteúdos relevantes, programas de benefícios, descontos exclusivos e experiências personalizadas.
Para mais conteúdos sobre estratégias de marketing, acesse o blog da UNAMA e confira artigos relevantes, com dicas quentes sobre diversos mercados!
FAQ
1. 5 empresas famosas que usam funil de vendas
Empresas como Amazon, Netflix, Apple, Spotify e Nubank utilizam o funil de vendas para atrair, nutrir, converter e fidelizar clientes.
2. Quais são as principais ferramentas para acompanhar o processo?
As principais ferramentas para acompanhar o funil de vendas incluem CRM (como Salesforce e HubSpot), plataformas de automação de marketing e análise de dados.
3. Todas as empresas podem usar estratégia de funis de vendas?
Sim, todas as empresas podem usar estratégias de funil de vendas. Contudo, é necessário adaptar a estratégia ao seu tamanho, setor e público.