A psicologia junguiana é uma fascinante vertente da psicologia, baseada nas teorias de Carl Gustav Jung. De modo geral, essa abordagem busca trabalhar a personalidade do indivíduo, explorando culturas, mitos, sonhos, entre outros.
Caso se sinta atraído por uma carreira na área, ajudando as pessoas a descobrirem suas verdadeiras essências, prossiga com a leitura.
Neste texto, você encontra informações relevantes sobre a abordagem junguiana, como sua importância e principais conceitos, além de conferir o perfil do psicólogo junguiano e como trabalhar na área. Acompanhe!
O que é psicologia junguiana?
A psicologia junguiana é uma entre as muitas abordagens psicológicas existentes. Nela, são exploradas as profundezas da mente humana, para entender os arquétipos universais que moldam nossos comportamentos.
Dessa forma, o psicólogo junguiano consegue investigar símbolos, sonhos e mitos pessoais e culturais, ajudando o paciente a ter uma melhor ideia de quem ele realmente é.
Isso significa que essa abordagem serve para promover o autoconhecimento e crescimento pessoal, com base na essência de cada indivíduo.
Qual a sua importância?
Indo muito além do comportamento e das emoções superficiais, a abordagem junguiana oferece uma compreensão profunda da mente humana. Assim, ela consegue investigar o inconsciente, os arquétipos e o desenvolvimento do “EU”.
Mas, por que essa vertente psicológica é tão importante? Sabe quando não tem nada aparentemente errado na sua vida, mas mesmo assim você sente que falta algo? Talvez seja propósito, autoconhecimento e personalidade.
Nesse contexto, a psicologia junguiana é muito valiosa tanto na terapia quanto em áreas como a educação, artes e espiritualidade. Pois, ajuda as pessoas a se reconectarem com aspectos profundos de si mesmas, visando o autoconhecimento.
Assim, o paciente consegue encontrar a sua essência e transformar o modo como interage em sociedade, ressignificando positivamente as suas ações.
Quais são os principais conceitos?
Durante a aplicação prática da psicologia junguiana, o psicólogo se apoia em diversos conceitos, para auxiliar os indivíduos na sua busca por propósito.
Sendo assim, ele trabalha o entendimento dos conflitos internos e os diferentes aspectos da personalidade. Uma vez que essa é uma das melhores maneiras de promover uma jornada de autodescoberta e crescimento.
Nas linhas a seguir, confira quais são os principais conceitos dessa abordagem psicológica:
- Coletivo inconsciente;
- Arquétipos;
- Self ou si mesmo;
- Individuação;
- Ânima e ânimus;
- Sincronicidade;
- Sombra – representa aspectos reprimidos.
Para quais pessoas essa vertente é indicada?
Por ser uma ferramenta poderosa, que busca compreender a mente em toda a sua complexidade, essa abordagem é indicada para aqueles que desejam encontrar caminhos de realização pessoal e equilíbrio.
Isso significa que não precisa estar acontecendo nada em específico na sua vida, para que você vá em busca da terapia junguiana. Visto que o principal objetivo é te ajudar a encontrar a sua essência, impulsionando suas realizações pessoais.
Qual perfil do psicólogo junguiano?
Para trabalhar como psicólogo junguiano é ser bem-sucedido na área, é importante demonstrar certas habilidades e competências. Pois, esse é um nicho que requer bastante dedicação profissional.
Abaixo, selecionamos as principais habilidades e competências que compõem o perfil do psicólogo junguiano, para você saber se está no caminho certo. Confira!
- Conhecimento técnico;
- Habilidades sociais;
- Saber ouvir;
- Aprendizado constante;
- Se interessar pelas complexidades da mente humana;
- Ser empático;
- Ter ética.
Como trabalhar na área?
A principal maneira de ingressar na psicologia junguiana, é fazendo a faculdade de Psicologia. Afinal de contas, é na graduação que você aprende sobre as abordagens psicológicas e como aplicá-las satisfatoriamente.
Na UNAMA, você encontra um corpo docente qualificado e experiente, que conhece bem o mercado de trabalho e ajuda os alunos da Psicologia no início da sua jornada profissional.
Ao longo da graduação, que utiliza uma metodologia de ensino inovadora, incentivando os estudos, os alunos podem participar de palestras, seminários, grupos de estudos e oficinas. Não é por acaso que somos nota máxima no MEC!
Diante do exposto, caso deseje estudar em uma faculdade que ofereça todo o suporte técnico e pedagógico necessário para uma boa formação, faça Psicologia na UNAMA!