Tendências da Psicologia: venha conhecer as principais

Conheça os destaques da psicologia e saiba como ingressar nesse mercado promissor

A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e os processos mentais. Uma profissão que consegue fugir do óbvio, com nichos de atuação cada vez mais diversificados.

As áreas da psicologia estão em constante expansão, com oportunidades em saúde mental, sistema legal, organizações e tecnologia.

Diante disso, uma das maneiras mais fáceis de descobrir qual carreira seguir na psicologia, é conhecendo as novas tendências no setor. Portanto, prossiga com a leitura e descubra em qual nicho atuar nesse mercado em transformação!

O que são áreas da psicologia?

As áreas da psicologia são os campos de atuação, que os profissionais podem seguir carreira, após se formar na faculdade de Psicologia. Cada área foca em um contexto particular, permitindo que os psicólogos trabalhem em diversos setores.

Sendo que independente do nicho de atuação, o psicólogo utiliza aspectos específicos do comportamento humano, processos mentais e das interações sociais, para executar suas tarefas.

Como funciona este mercado?

O mercado da psicologia está em expansão, oferecendo boas chances de empregabilidade. Neste ano, as empresas do setor tiveram um crescimento de 13,9%, devido à alta demanda por serviços psicológicos.

Uma vez que em nossa sociedade, o cuidado com a saúde mental ganhou grande destaque e importância. Principalmente, com a facilidade do acesso à internet, que ampliou os serviços de psicologia online em 52%.  

Por que trabalhar na área?

Conforme os dados citados anteriormente, a psicologia é uma profissão bastante promissora, que oferece diversas áreas de atuação no nicho. Ou seja, esse é um setor com boa empregabilidade, que permite criar uma carreira sólida.

Nas linhas a seguir, para que você possa conhecer as vantagens dessa profissão, selecionamos os principais motivos para cursar Psicologia e se dedicar a uma carreira no setor:  

  • Bom retorno financeiro; 
  • Desenvolvimento pessoal; 
  • Opções do mercado; 
  • O prazer de ajudar pessoas.

Quais as tendências na psicologia?

As mudanças na sociedade faz com que a psicologia evolua nas mesmas proporções, para acompanhar as demandas contemporâneas.

Inclusive, as tendências atuais incluem, principalmente, o crescimento da psicologia digital, com atendimento terapêutico online e uso de aplicativos para saúde mental.

Para conhecer quais são as principais tendências e inovações que estão transformando a prática psicológica, além de abrir novas oportunidades no mercado, prossiga com a leitura!

Consultas online

Com um crescimento de 52%, os serviços de psicologia online é uma das grandes tendências da área, por oferecer um acesso otimizado a serviços psicológicos.

Afinal de contas, as consultas à distância ampliam o acesso a acompanhamentos com profissionais da psicologia, vencendo barreiras de localização. Bem como oferece a oportunidade de empreender mais facilmente no setor.

Pois, ao abrir um consultório online, o psicólogo consegue alcançar um público maior, sem a necessidade de investir em uma infraestrutura física.

Psicologia empresarial

O mercado de trabalho mudou muito na última década, com funcionários cada vez mais exigentes. Atualmente, as pessoas buscam por um ambiente de trabalho mais dinâmico, saudável e motivacional.

Sendo assim, as empresas têm contratado psicólogos, para melhorar as dinâmicas internas. Dessa forma, elas conseguem impactar na produtividade e no bem-estar dos funcionários.

Nessa área de atuação, o psicólogo costuma participar do recrutamento de novos funcionários, desenvolvimento de equipes e gestão de conflitos. Bem como na promoção da saúde mental no ambiente corporativo.

Psicologia de gênero

Outro campo em alta na área da psicologia, é a psicologia de gênero. Aqui, o profissional busca compreender as influências culturais e sociais referentes às relações de poder, assim como os papeis atribuídos a homens e mulheres na sociedade.

Para isso, os estudiosos do nicho aborda questões como desigualdade, estereótipos e discriminação. Uma vez que o objetivo é promover a equidade de gênero.

Diante disso, o psicólogo especializado na psicologia de gênero pode atuar em ONGs e órgãos voltados para o respeito das diversidades. Além de auxiliar pessoas que enfrentam desafios relacionados à sua identidade. 

Psicologia forense

A psicologia forense, apresentada nos filmes e séries de uma forma exagerada e mirabolante, existe na realidade. Contudo, menos dramática e sensitiva!

Essa área da psicologia utiliza os princípios psicológicos, no sistema legal e judicial. Isso significa que o profissional deve conhecer o comportamento criminoso, além de saber fazer a avaliação de testemunhas, vítimas e acusados.

Uma vez que é de sua responsabilidade emitir laudos periciais, que apresentam um perfil psicológico forense, visando auxiliar na tomada de decisões legais. Como, por exemplo, avaliações de sanidade mental e guarda de filhos.

Integração com tecnologia

Após a formatura na faculdade de Psicologia, você pode unir os seus conhecimentos das abordagens psicológicas com o seu amor pela tecnologia, para criar sistemas integrados, como apps.

Mas, para que servem os aplicativos de serviços psicológicos? De modo geral, esse recurso inovador serve para oferecer atendimento terapêutico e suporte emocional, de forma acessível e prática.

Visto que eles permitem que as pessoas agendem consultas com psicólogos, realizem sessões online e recebam orientações. Pois, conectam profissionais e pacientes de todo o país.

Ficou interessado em ingressar em uma das áreas da Psicologia mencionadas? O primeiro passo para uma carreira de sucesso no nicho é o ingresso na faculdade de Psicologia. Portanto, faça já a sua matrícula!

Outras dúvidas sobre tendências da Psicologia que podem te interessar

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade