Publicidade faz o que? Descubra se você se identifica com a área!
A publicidade é uma área vasta, com muitas vertentes de atuação. Por esse motivo, você pode estar se perguntando: publicidade faz o que exatamente?
Sabemos que os profissionais da área podem atuar desde agências de publicidade até mesmo cargos públicos. Uma vez que a sua função é promover produtos, serviços ou marcas.
Mas, quais são as habilidades que o publicitário precisa ter para se destacar no nicho? Caso se interesse pela área da publicidade e propaganda, confira informações relevantes, para saber de você combina com a profissão. Boa leitura!
Profissional de publicidade faz o que?
Em sua rotina profissional, o publicitário executa campanhas e estratégias voltadas para a promoção de serviços, produtos ou marcas. Com isso, seu trabalho utiliza diversos meios, como TV, rádio, internet e redes sociais, para atrair o público-alvo.
De modo geral, suas atividades incluem muita criatividade para a criação de anúncios, gestão de conteúdo e mídias sociais. Além da análise de mercado e pesquisa de comportamento do consumidor, pensando em criar histórias envolventes sobre os produtos anunciados.
Fora isso, o publicitário também é responsável por desenvolver e gerenciar conceitos criativos, visando engajar o público. Para isso, é necessário colaborar com outros profissionais, como designers e redatores.
Quais habilidades o profissional precisa ter?
No último ano, o setor teve um aumento de 8%, atingindo a marca de R$35 bilhões investidos em publicidade e propaganda, no Brasil.
Mas, como ingressar nessa área tão promissora? Primeiramente, você deve conferir quais são as habilidades necessárias no nicho, para saber se a publicidade é a carreira certa para seu perfil.
Sendo assim, veja a seguir quais são as competências e habilidades que destacam o profissional de publicidade e propaganda:
Criatividade e inovação
Para ter sucesso atuando como publicitário no mercado de trabalho, o profissional precisa ser uma pessoa criativa e inovadora. Afinal de contas, na sua rotina profissional, ele deve criar boas estratégias e campanhas publicitárias.
Ademais, ser uma pessoa criativa ajuda a solucionar problemas de forma original, assim como criar produtos, serviços e estratégias diferenciadas.
Para desenvolver tais competências, é importante praticar o pensamento crítico, buscar referências em diversas áreas e colaborar com pessoas de diferentes perspectivas. Além de, claro, abraçar o aprendizado contínuo!
Análise de dados
Como conhecer o comportamento dos consumidores e as suas preferências, para criar campanhas publicitárias assertivas? A resposta é bem simples: análise de dados.
Esse é um recurso muito importante no mundo atual. Pois, a análise de dados permite transformar grandes volumes de informações em insights.
Saber lidar com dados é um grande diferencial, para o publicitário que almeja uma carreira de sucesso no mercado de trabalho.
Sendo que para desenvolver essa habilidade, você pode estudar estatística, programação e técnicas de visualização de dados. Bem como fazer cursinhos para aprender a usar ferramentas como Excel, SQL e plataformas de Business Intelligence.
Trabalho em equipe
O publicitário costuma trabalhar em equipe, colaborando com outros profissionais da área, como marketeiros, redatores e designers gráficos, para tornar sua campanha realidade.
Em outras palavras, o trabalho em equipe é uma habilidade essencial nesta profissão. Uma vez que ele promove a troca de ideias e a sinergia entre os membros, resultando em soluções mais completas e criativas.
Portanto, para se dar na área da publicidade procure praticar uma comunicação clara e ouvir ativamente. Também é uma boa ideia tentar contribuir para o projeto de forma cooperativa, empática e flexível.
Planejamento
No dia a dia profissional, o publicitário experimenta novas abordagens, sem medo de errar, para desenvolver estratégias criativas e originais. Assim, eles apresentam ideias inovadoras, que agregam valor e impulsionam o crescimento da marca.
Mas, como diferenciar ideias aplicáveis de ideias mirabolantes? O segredo está no planejamento! Visto que é por meio dele que as atividades são organizadas e analisadas, para saber se é possível atingir as metas definidas, dentro dos prazos.
Até porque, um bom planejamento permite antecipar problemas, definir prioridades e manter o foco nos objetivos, melhorando a produtividade e a tomada de decisões. Inclusive, essa é uma habilidade muito trabalhada ao longo da faculdade de Publicidade e Propaganda.
Facilidade em comunicação
Para explicar as suas ideias e se entender com os outros profissionais envolvidos no projeto, é necessário demonstrar uma certa facilidade na comunicação.
Uma vez que essa habilidade ajuda a transmitir ideias de forma clara e eficaz, melhorando a colaboração em equipes. Bem como reduz mal-entendidos e fortalece relacionamentos.
Sendo assim, procure sempre adaptar a mensagem ao público-alvo, ser objetivo e utilizar uma linguagem corporal positiva. Uma boa dica é praticar a fala em público, participando de cursos, palestras e workshops.
Como aprender estas habilidades?
Todas as habilidades citadas podem ser desenvolvidas e aprimoradas ao longo da graduação. Já que a faculdade ajuda no aprimoramento da comunicação, trabalho em equipe e planejamento de projetos, além de estimular a criatividade.
Também é na graduação que o aluno adquire todo o conhecimento teórico e prático necessário, para uma boa atuação no mercado de trabalho.
Nesse sentido, ao se matricular na UNAMA, você tem acesso a uma instituição de ensino nota máxima no MEC, que conta com um corpo docente qualificado e experiente.
Nossa faculdade oferece uma metodologia de ensino inovadora, além de uma infraestrutura de ponta tanto para o EaD quanto para o presencial. Portanto, não perca mais tempo e faça Publicidade e Propaganda na UNAMA!A publicidade é uma área vasta, com muitas vertentes de atuação. Por esse motivo, você pode estar se perguntando: publicidade faz o que exatamente?
Sabemos que os profissionais da área podem atuar desde agências de publicidade até mesmo cargos públicos. Uma vez que a sua função é promover produtos, serviços ou marcas.
Mas, quais são as habilidades que o publicitário precisa ter para se destacar no nicho? Caso se interesse pela área da publicidade e propaganda, confira informações relevantes, para saber de você combina com a profissão. Boa leitura!
Profissional de publicidade faz o que?
Em sua rotina profissional, o publicitário executa campanhas e estratégias voltadas para a promoção de serviços, produtos ou marcas. Com isso, seu trabalho utiliza diversos meios, como TV, rádio, internet e redes sociais, para atrair o público-alvo.
De modo geral, suas atividades incluem muita criatividade para a criação de anúncios, gestão de conteúdo e mídias sociais. Além da análise de mercado e pesquisa de comportamento do consumidor, pensando em criar histórias envolventes sobre os produtos anunciados.
Fora isso, o publicitário também é responsável por desenvolver e gerenciar conceitos criativos, visando engajar o público. Para isso, é necessário colaborar com outros profissionais, como designers e redatores.
Quais habilidades o profissional precisa ter?
No último ano, o setor teve um aumento de 8%, atingindo a marca de R$35 bilhões investidos em publicidade e propaganda, no Brasil.
Mas, como ingressar nessa área tão promissora? Primeiramente, você deve conferir quais são as habilidades necessárias no nicho, para saber se a publicidade é a carreira certa para seu perfil.
Sendo assim, veja a seguir quais são as competências e habilidades que destacam o profissional de publicidade e propaganda:
Criatividade e inovação
Para ter sucesso atuando como publicitário no mercado de trabalho, o profissional precisa ser uma pessoa criativa e inovadora. Afinal de contas, na sua rotina profissional, ele deve criar boas estratégias e campanhas publicitárias.
Ademais, ser uma pessoa criativa ajuda a solucionar problemas de forma original, assim como criar produtos, serviços e estratégias diferenciadas.
Nesse sentido, para desenvolver tais competências, é importante praticar o pensamento crítico, buscar referências em diversas áreas e colaborar com pessoas de diferentes perspectivas. Além de, claro, abraçar o aprendizado contínuo!
Análise de dados
Como conhecer o comportamento dos consumidores e as suas preferências, para criar campanhas publicitárias assertivas? A resposta é bem simples: análise de dados.
Esse é um recurso muito importante no mundo atual. Pois, a análise de dados permite transformar grandes volumes de informações em insights.
Diante disso, saber lidar com dados é um grande diferencial, para o publicitário que almeja uma carreira de sucesso no mercado de trabalho.
Sendo que para desenvolver essa habilidade, você pode estudar estatística, programação e técnicas de visualização de dados. Bem como fazer cursinhos para aprender a usar ferramentas como Excel, SQL e plataformas de Business Intelligence.
Trabalho em equipe
O publicitário costuma trabalhar em equipe, colaborando com outros profissionais da área, como marketeiros, redatores e designers gráficos, para tornar sua campanha realidade.
Em outras palavras, o trabalho em equipe é uma habilidade essencial nesta profissão. Uma vez que ele promove a troca de ideias e a sinergia entre os membros, resultando em soluções mais completas e criativas.
Portanto, para se dar bem trabalhando em equipe, procure praticar uma comunicação clara e ouvir ativamente. Também é uma boa ideia tentar contribuir para o projeto de forma cooperativa, empática e flexível.
Planejamento
No dia a dia profissional, o publicitário experimenta novas abordagens, sem medo de errar, para desenvolver estratégias criativas e originais. Assim, eles apresentam ideias inovadoras, que agregam valor e impulsionam o crescimento da marca.
Mas, como diferenciar ideias aplicáveis de ideias mirabolantes? O segredo está no planejamento! Visto que é por meio dele que as atividades são organizadas e analisadas, para saber se é possível atingir as metas definidas, dentro dos prazos.
Até porque, um bom planejamento permite antecipar problemas, definir prioridades e manter o foco nos objetivos, melhorando a produtividade e a tomada de decisões. Inclusive, essa é uma habilidade muito trabalhada ao longo da faculdade de Publicidade e Propaganda.
Facilidade em comunicação
Para explicar as suas ideias e se entender com os outros profissionais envolvidos no projeto, é necessário demonstrar uma certa facilidade na comunicação.
Uma vez que essa habilidade ajuda a transmitir ideias de forma clara e eficaz, melhorando a colaboração em equipes. Bem como reduz mal-entendidos e fortalece relacionamentos.
Sendo assim, procure sempre adaptar a mensagem ao público-alvo, ser objetivo e utilizar uma linguagem corporal positiva. Uma boa dica é praticar a fala em público, participando de cursos, palestras e workshops.
Como aprender estas habilidades?
Todas as habilidades citadas podem ser desenvolvidas e aprimoradas ao longo da graduação. Já que a faculdade ajuda no aprimoramento da comunicação, trabalho em equipe e planejamento de projetos, além de estimular a criatividade.
Também é na graduação que o aluno adquire todo o conhecimento teórico e prático necessário, para uma boa atuação no mercado de trabalho.
Nesse sentido, ao se matricular na UNAMA, você tem acesso a uma instituição de ensino nota máxima no MEC, que conta com um corpo docente qualificado e experiente.
Nossa faculdade oferece uma metodologia de ensino inovadora, além de uma infraestrutura de ponta tanto para o EaD quanto para o presencial. Portanto, não perca mais tempo e faça Publicidade e Propaganda na UNAMA!