A administração é uma profissão muito importante para diversas áreas, pois ela está no centro de um empreendimento bem-sucedido, criando estratégias eficientes para alcançar objetivos empresariais.
Ao longo do tempo, surgiram diversas teorias da administração que ajudam a moldar e lidar com os desafios corporativos. Visto que cada uma traz uma nova perspectiva sobre como gerenciar pessoas, processos e recursos. Continue a leitura e conheça mais sobre o tema!
O que são teorias da administração?
As teorias da administração são um conjunto de princípios, métodos e práticas desenvolvidos para melhorar a gestão de empresas e seus processos.
Inclusive, elas surgiram como uma resposta aos desafios enfrentados por empresas e instituições, na busca por eficiência, produtividade e organização. Dessa forma, cada teoria ajuda a compreender e estruturar melhor as atividades planejadas.
De modo geral, as teorias influenciam aspectos como liderança, motivação, comunicação e divisão de trabalho.
Conheça as 6 principais teorias da administração
Indo desde as abordagens mais clássicas até modelos mais recentes, as teorias da administração são excelentes ferramentas na área. Sendo muito valiosas para os administradores que buscam inspiração na gestão de empresas.
Geralmente, elas abordam temas como eficiência, inovação e flexibilidade. Nas linhas a seguir, confira as 6 principais teorias administrativas:
1. Teoria Clássica da Administração
A Teoria Clássica da Administração, desenvolvida por Henri Fayol, iniciou no século XX. Ela recebe esse nome por ser uma das primeiras tentativas sistemáticas de compreender e organizar a gestão, no cenário empresarial.
Nela, acredita-se que a administração deve ser vista como uma função própria e distinta, dentro de qualquer organização. Para isso, Fayol elaborou 14 princípios fundamentais, como divisão do trabalho, unidade de comando, hierarquia e disciplina.
Dessa forma, esses princípios servem como guias para otimizar o funcionamento das empresas, promovendo fluxos de trabalho mais eficientes.
2. Teoria das Relações Humanas
Criada no final de 1920 por Elton Mayo e outros pesquisadores, em um estudo conhecido como “Experiências de Hawthorne”, a Teoria das Relações Humanas é uma resposta às limitações da Teoria Clássica.
Isso significa que ela destaca a importância dos fatores psicológicos e sociais no ambiente de trabalho, indo além da visão puramente corporativa.
Ao longo dos anos, essa abordagem mostrou que o bem-estar dos trabalhadores, sua motivação e as interações sociais dentro da empresa, são fundamentais para a produtividade. Dados coletados em um experimento realizado na fábrica de Hawthorne.
3. Teoria Comportamental
Também conhecida como Behaviorismo na administração, a Teoria Comportamental surgiu na década de 1950, trazendo uma visão mais centrada no comportamento humano, dentro das organizações.
Essa abordagem foi influenciada por estudos da psicologia comportamental. Nesse sentido, o seu foco principal é entender como as motivações, atitudes e necessidades dos trabalhadores, afetam seu desempenho.
Ao contrário da Teoria Clássica, a Teoria Comportamental destaca a importância da motivação individual, liderança e dinâmica de grupos.
4. Teoria dos Sistemas
A Teoria dos Sistemas foi aplicada à administração a partir da década de 1960. Nela, as empresas são enxergadas como sistemas abertos, compostos por várias partes interdependentes, interligadas entre si e com o ambiente externo.
Sendo inspirada na biologia e na cibernética, essa teoria sugere que todas as áreas de uma empresa — como finanças, marketing, produção e recursos humanos — precisam funcionar de maneira integrada, para garantir o sucesso organizacional.
Segundo essa visão, a companhia não funciona como uma entidade isolada. Mas sim, como um conjunto dinâmico que depende da troca de informações e recursos, com seu ambiente externo.
5. Teoria Contingencial
Outra teoria da administração bastante popular, é a Teoria Contingencial. Assim como a anterior, ela também tem bases na inovação. Pois, seu objetivo é promover uma gestão adaptativa, que se molda conforme circunstâncias e contextos.
Desenvolvida nas décadas de 1960 e 1970, essa teoria propõe que não exista uma única maneira de gerir todas as organizações. Uma vez que a eficácia administrativa depende de fatores contextuais específicos.
Seguindo essa ideia, é necessário respeitar as variáveis como o ambiente externo, a tecnologia e o tamanho da empresa, para uma boa gestão.
6. Teoria Neoclássica
A Teoria Neoclássica, que ganhou destaque a partir da década de 1950, revisita e atualiza os princípios da Teoria Clássica da Administração. Para isso, ela segue as ideias clássicas, com um olhar mais flexível para as necessidades das empresas.
Inclusive, essa abordagem reafirma a importância das funções clássicas do administrador, como planejar, organizar, dirigir e controlar. Mas, também adapta esses conceitos à realidade das empresas modernas, enfatizando resultados.
Principalmente, quando o assunto é resiliência. Conhecidos como neoclássicos, os estudiosos da área destacam a importância dos objetivos organizacionais, da descentralização e da participação dos colaboradores.
Qual a importância delas?
Cada teoria administrativa oferece um ponto de vista diferente da administração de empresas. Dessa forma, o gestor consegue ter inspiração para gerir um empreendimento, conforme as teorias que façam sentido para ele.
No mercado de trabalho, os administradores costumam combinar diversas teorias da administração, para uma atuação mais dinâmica e eficaz. Ou seja, é importante conhecer e entender cada uma delas, para se nortear na profissão.
Além disso, essas teorias administrativas também ajudam:
- Aprender sobre gestão;
- Desenvolver senso analítico e flexibilidade;
- Aprender sobre tomada de decisão;
- Desenvolver habilidades sociais;
- Adquirir habilidade de liderança.
Em resumo, se você deseja ingressar no mercado da gestão de empresas, para aplicar as teorias acima, o primeiro passo é cursar a faculdade de Administração!
Na UNAMA, você encontra uma infraestrutura de ponta tanto para EaD quanto presencial, além de um corpo docente qualificado e experiente. Nossa faculdade possui nota máxima no MEC e oferece uma metodologia de ensino inovadora.