Tanto a vida pessoal quanto a profissional é afetada pelo mundo acelerado em que vivemos, onde somos cobrados diariamente. De modo geral, algumas pessoas conseguem lidar melhor com o estresse do que outras, mas como isso funciona?
Acontece que existem maneiras de entender e lidar com as próprias emoções – e com as dos outros – para viver de forma mais tranquila e eficiente. Um bom exemplo são os livros sobre inteligência emocional.
Esses exemplares podem transformar como você se comunica, toma decisões e enfrenta desafios. Portanto, caso deseje melhorar como lida com as emoções, confira os 7 melhores!
O que é inteligência emocional?
A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer, entender, lidar e gerenciar as suas próprias emoções. Bem como ela também ajuda a perceber e influenciar as emoções das outras pessoas.
Para isso, o indivíduo precisa desenvolver habilidades como autoconsciência, empatia, controle emocional, motivação e habilidades sociais. Pois, ter inteligência emocional significa saber manter o equilíbrio em situações difíceis.
Por que estudar sobre o tema?
Viver em sociedade, embora muito benéfico para o ser humano, tem os seus desafios. Principalmente, quando envolve a convivência acadêmica e profissional, que costuma gerar uma carga maior de estresse e ansiedade.
Nesse caso, a inteligência emocional ajuda a tomar decisões com mais clareza e construir relacionamentos mais saudáveis. Por esse motivo, ela é uma competência cada vez mais valorizada no mercado de trabalho.
7 livros sobre inteligência emocional
Embora em alguns casos, a melhor maneira de desenvolver a inteligência emocional seja com ajuda psicológica, em outros bastam uma boa leitura. Abaixo, conheça 7 livros sobre inteligência emocional que podem te interessar!
1. Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso – Carol Dweck
O livro “Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso” explora a nossa visão sobre nossas próprias habilidades. Segundo a autora Carol Dweck, como nós enxergamos influencia profundamente nosso sucesso pessoal e profissional.
Para ilustrar a sua teoria, Dweck apresenta dois tipos de mentalidade: o mindset fixo e o mindset de crescimento. No fixo, as pessoas acreditam que suas capacidades são limitadas e imutáveis.
Já no mindset de crescimento, se entende que é possível desenvolver talentos por meio de esforço, aprendizado e persistência. O livro conta com exemplos práticos e estudos de caso, para você aprender a lidar com desafios, críticas e fracassos.
2. Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Stephen Covey
Você acredita que as pessoas de sucesso têm hábitos específicos? Pois Stephen Covey acredita, e com base nisso escreveu a sua obra “Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”.
Inclusive, esse é um dos livros mais influentes sobre desenvolvimento pessoal e liderança, servindo como um guia prático baseado em princípios éticos e atemporais. Assim, Covey te ajuda a construir uma vida mais equilibrada e produtiva.
A proposta do autor é que, ao internalizar esses hábitos, as pessoas se tornem mais conscientes, eficazes e emocionalmente inteligentes, em todas as áreas da vida.
3. Antifrágil: Coisas que se Beneficiam com o Caos – Nassim Nicholas Taleb
Com um título bastante peculiar, o livro “Antifrágil: Coisas que se Beneficiam com o Caos” é uma obra provocadora, que apresenta um conceito inovador: o de sistemas que não apenas resistem ao estresse, mas que se fortalecem com ele.
Em seu exemplar, Taleb diferencia o que é frágil, robusto e antifrágil, e mostra como pessoas, empresas e ideias podem se beneficiar da incerteza, do erro e da volatilidade.
Essa obra compõe nossa lista de livros sobre inteligência emocional por apresentar uma abordagem crítica e exemplos criativos, que levam a reflexão. Você acredita que o cansaço emocional e o estresse são combustíveis para o sucesso? Leia o livro e tire suas conclusões!
4. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – Dale Carnegie
Outro grande clássico atemporal da lista é a obra “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”. Escrito por Dale Carnegie, o livro fala sobre relacionamentos interpessoais e comunicação eficaz.
Publicado originalmente em 1936, é impressionante como essa obra continua atual. Isso acontece porque ele ensina técnicas simples, mas poderosas, que ajudam a melhorar como nos conectamos com os outros – seja no ambiente de trabalho, na vida social ou familiar.
No livro, você encontra princípios como ouvir com atenção, mostrar interesse genuíno pelas pessoas, evitar críticas diretas e valorizar os pontos fortes dos outros.
5. O poder da inteligência emocional: a experiência de liderar com sensibilidade e eficácia – Daniel Goleman e Richard E. Boyatzis
“O Poder da Inteligência Emocional” se aprofunda na aplicação da inteligência emocional no contexto da liderança.
Com base em pesquisas e experiências reais, seus autores mostram como líderes eficazes se destacam por suas competências técnicas. Mas, principalmente, pela capacidade de entender, motivar e conectar-se emocionalmente com suas equipes.
De modo geral, a obra apresenta insights sobre autoconhecimento, empatia, escuta ativa e regulação emocional, oferecendo ferramentas práticas para os leitores.
6. Comunicação Não-Violenta – Marshall Rosenberg
Esta obra propõe um modelo de comunicação baseado na escuta ativa e na expressão honesta dos sentimentos e necessidades. Dessa forma, a conversa se dá sem julgamentos ou agressividade, facilitando a convivência.
O livro “Comunicação Não-Violenta” de Marshall Rosenberg é um guia transformador, cujo objetivo é te ajudar a se comunicar com mais empatia, clareza e conexão.
Para isso, Rosenberg ensina como sair de padrões reativos e conflitos desgastantes, promovendo diálogos mais respeitosos e eficazes.
7. Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar – Daniel Kahneman
Escrito pelo psicólogo e ganhador do Prêmio Nobel Daniel Kahneman, “Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar” é uma obra fascinante, que explora como nossa mente funciona na hora de tomar decisões.
No livro, o autor apresenta dois sistemas de pensamento: o sistema 1, rápido, intuitivo e emocional, e o sistema 2, mais lento, lógico e analítico.
Ao entender como esses dois modos operam – e como podem nos levar a erros de julgamento – o leitor desenvolve maior autoconsciência e controle emocional.
Além de saber lidar com as emoções, outra habilidade muito admirada no mercado de trabalho é a criatividade. Conheça os melhores livros sobre criatividade e enriqueça ainda mais o seu currículo!
FAQ
1. Como os livros sobre inteligência emocional podem ajudar na faculdade?
Os livros sobre inteligência emocional ajudam a manter relações interpessoais mais saudáveis e duradouras.
2. Vale a pena complementar o conhecimento com podcasts?
Investir nos podcasts sobre inteligência emocional, que são conteúdos mais dinâmicos e flexíveis, ajuda a ampliar sua visão de mundo.