Muitas vezes o raciocínio lógico é associado à inteligência, quase como um dom recebido por algumas pessoas. Porém, qualquer indivíduo pode desenvolver essa habilidade se estiver disposto a isso.
Inclusive, para quem deseja atuar em alguma das áreas de exatas, é fundamental ter essa característica apurada para superar os desafios da graduação e, posteriormente, da profissão que vai exercer.
A seguir, preparamos algumas dicas que vão te ajudar a aprimorar raciocínio lógico e mostraremos quais as áreas que mais exigem essa habilidade. Confira!
O que é raciocínio lógico?
O raciocínio lógico é a capacidade de analisar números e fazer contas através da linguagem. O cálculo de raciocínio utiliza texto e números para que o leitor possa chegar a uma conclusão certeira.
Por exemplo: analisando os números 2, 5, 8, 11 e 14, qual será o próximo da sequência? Essa é uma pergunta lógica que dispensa um grande cálculo para achar a resposta.
Isso porque, apenas analisando o enunciado, o leitor consegue perceber que os números estão em uma crescente de 3.
Ou seja, basta somar mais 3 ao último número da sequência, para achar o próximo dígito: 17.
Os exercícios de raciocínio lógico são muito comuns nas faculdades de exatas, em provas de concursos públicos e até no Enem, que possui um caderno de lógica no exame.
Dicas de como treinar a mente para pensar de forma lógica
Para quem deseja ampliar as habilidades intelectuais, é importante saber que qualquer pessoa consegue treinar a mente para pensar de forma mais lógica.
Para isso, basta seguir as dicas abaixo:
1. Resolva quebra-cabeças e jogos de lógica
Quebra-cabeças, jogos como sudoku, xadrez e até mesmo apps de raciocínio lógico são excelentes para exercitar o cérebro. Eles exigem concentração, paciência e análise de cenários antes de tomar decisões.
Dedique 15 minutos por dia para resolver um sudoku ou tentar um enigma lógico. No xadrez, analise jogadas futuras antes de mover suas peças, exercitando sua capacidade de prever consequências.
- Jogos online como Lumosity ou Elevate para treinar diferentes aspectos do raciocínio lógico.
- Brinquedos como o cubo mágico também são excelentes para aprimorar o pensamento estratégico.
2. Pratique a leitura de temas variados
A leitura ativa é uma ferramenta poderosa para melhorar o raciocínio lógico. Quando você interpreta textos, identifica argumentos, analisa conexões entre ideias e entende os pontos principais.
Escolha textos desafiadores, como ensaios filosóficos, artigos científicos ou notícias. Depois, escreva um resumo destacando o que é opinião e o que é fato.
Questione o autor. Pergunte-se: “O argumento faz sentido? É baseado em evidências?” Essa prática ajuda a desenvolver um olhar crítico.
3. Pratique exercícios de matemática
A matemática é fundamental para quem deseja desenvolver a lógica, pois ensina a estruturar pensamentos e resolver problemas de forma sequencial.
Separe alguns minutos por dia para resolver problemas matemáticos. Concentre-se em áreas como álgebra, lógica proposicional ou até mesmo geometria, que exige visualização e raciocínio espacial.
4. Estude programação ou lógica computacional
A programação é uma prática direta para desenvolver o raciocínio lógico. Ela ensina a dividir problemas complexos em partes menores e a criar soluções eficientes. Esse tipo de linguagem é trabalhada em cursos de Tecnologia da Informação, por exemplo.
Comece aprendendo uma linguagem como Python, que é simples para iniciantes. Resolva desafios básicos, como criar um programa que organiza números ou identifica padrões.
Plataformas como Codecademy, HackerRank ou LeetCode oferecem exercícios práticos. Além disso, estude algoritmos simples, como busca binária ou ordenação.
5. Pratique jogos que estimulem o cérebro
Existem muitos jogos desenvolvidos especialmente para estimular a mente e desenvolver o raciocínio. Entre esses jogos estão as palavras-cruzadas, jogo dos 7 erros, sudoku, xadrez, quebra cabeça, etc.
Graduação: cursos onde o raciocínio lógico é bastante utilizado
Veja a seguir quais são os cursos de graduação em que o raciocínio lógico é bastante utilizado:
- Engenharia elétrica;
- Matemática;
- Engenharia de produção;
- Engenharia mecânica
- Sistemas de informação;
- Engenharia Civil;
- Engenharia ambiental e sanitária;
- Especialização em segurança da informação;
- Contabilidade, etc.
Para saber mais a respeito dos cursos que exigem um bom raciocínio lógico, acesse a página oficial da UNAMA.
Não é necessário nascer um gênio para se dar bem na área das exatas. Afinal de contas, qualquer pessoa pode desenvolver o seu raciocínio lógico e concentração, para pensar de forma mais ágil e esperta.
Portanto, caso esteja pensando em cursar uma graduação na área das exatas, mas está com medo do curso ser difícil, não se preocupe. Siga nossas dicas e comece a praticar agora mesmo para tornar esse caminho mais fácil.
Agora que você já sabe como desenvolver seu raciocínio lógico, acompanhe nosso blog para ler sobre outros conteúdos de desenvolvimento pessoal e profissional. Acesse aqui!