O curso de Fisioterapia é uma ótima opção para pessoas comunicativas, que gostam de desafios e são apaixonados pela área da saúde.
Para se tornar um fisioterapeuta, é necessário que você possua algumas habilidades fundamentais, como, por exemplo, ser capaz de tomar decisões delicadas, ser criativo, observador, atento aos detalhes e, é claro, ter interesse pelo corpo humano.
Portanto, se você está terminando o ensino médio, mas ainda não tem certeza se o curso de fisioterapia é para você, chegou ao lugar certo! Confira a nossa lista e descubra se a fisioterapia é o seu curso ideal.
O que é o curso de fisioterapia?
A faculdade de Fisioterapia é um dos mais procurados da UNAMA, formando alunos competentes e preparados para a profissão a cada semestre. Ele prepara o estudante para ser capaz de restabelecer movimentos ou até mesmo auxiliar seus pacientes na hora de se recuperar de lesões.
Além disso, é esse profissional que está ao lado dos principais atletas na hora de melhorar o seu desempenho. A partir daí, concluímos que as oportunidades no mercado de trabalho são muito abrangentes.
Afinal, você pode atuar em áreas que vão desde a fisioterapia clínica até a esportiva! Não é sensacional?
Quais são as habilidades necessárias em um profissional?
Confira a seguir algumas habilidades fundamentais para que você tenha sucesso como fisioterapeuta:
1. Gostar da área da saúde
Para entrar na área da saúde, você com certeza precisa ser uma pessoa extremamente apaixonada e atenta. Afinal, estará lidando com pacientes que precisam de uma série de cuidados e atenção.
Por isso, um bom fisioterapeuta deve garantir para as pessoas um tratamento adequado e feito com total dedicação.
Esse especialista deve entender que a responsabilidade dele vai além de uma simples consulta, pois seu papel será o de trazer soluções inteligentes para resolver os problemas dos pacientes.
2. Estar sempre disposto a ajudar o próximo
Uma das habilidades que merece destaque na área da fisioterapia, é o foco em ajudar as pessoas. Afinal de contas, o trabalho em si exige que o profissional procure a melhor maneira de trazer uma recuperação assertiva e saudável para os seus pacientes.
Portanto, se você tem o sonho de se tornar um fisioterapeuta, não se esqueça de que deve manter em mente o compromisso, a responsabilidade, a empatia e o senso de urgência para tomar decisões de uma maneira mais eficiente e eficaz, sempre pensando na saúde do próximo.
3. Interesse pelo corpo humano
Durante o dia a dia de trabalho você fará procedimentos como: testar a coordenação motora, o equilíbrio e a execução de movimentos do paciente, realizando uma massagem, dando apoio emocional, dentre outras coisas.
Para isso, é indispensável que você esteja sempre disposto fisicamente e que entenda muito sobre o corpo humano. Afinal, o seu trabalho exige um estudo constante para auxiliar seus pacientes na hora de melhorar a resistência, força e flexibilidade dos músculos.
4. Gostar de estudar muito sempre!
Os estudos nunca vão terminar! É isso mesmo, se você quer ser um fisioterapeuta de sucesso precisa estudar o tempo todo e prestar bastante atenção nas tendências do mercado. Então, tenha a tecnologia como sua melhor amiga!
Todos os dias surgem novos métodos e equipamentos que farão com que a sua rotina seja mais fácil e o tratamento dos pacientes mais eficaz. Por isso, é fundamental estar sempre estudando e aprimorando suas habilidades.
Como saber se o aluno está preparado para a profissão?
Bom, um aluno preparado para entrar nessa área da saúde precisa demonstrar seus conhecimentos em áreas como a anatomia, fisiologia e biomecânica.
Além disso, ter consciência e experiência prática sobre as técnicas de avaliação e tratamento, são coisas indispensáveis para garantir ao paciente um atendimento adequado.
A busca pelo curso de fisioterapia é bem grande, portanto a concorrência no mercado de trabalho exige que o profissional se destaque também através de suas habilidades interpessoais, como por exemplo:
- Saber se comunicar do jeito certo
- Demonstrar que é capaz de ter uma boa relação com os pacientes
- Ter um senso de urgência e eficiência na hora de tomar decisões
- Mostrar seu compromisso com a ética profissional, principalmente quando se trata da confidencialidade e da integridade de seus pacientes
- se adaptar aos mais diversos cenários clínicos
Dessa forma, a sua vivência na universidade e as experiências adquiridas durante o estágio obrigatório, irão contribuir para que você consiga ter um destaque no mercado, atendendo assim às necessidades dos pacientes.
O que o aluno irá aprender no curso?
Ao longo do curso, você vai ter contato com disciplinas como Psicologia em Saúde, Anatomia, Fisiologia, Terapias Complementares, Desenvolvimento Sustentável, entre muitas outras.
Por ser um ramo de atuação bem abrangente, a UNAMA oferece uma formação completa e prepara você para ser um profissional de sucesso!
Além disso, a modalidade de Ensino à Distância (EAD) é perfeita para te dar liberdade nos horários de estudo. Com aulas ao vivo, você pode aprender quando e onde quiser, e ainda ter à sua disposição um suporte técnico e pedagógico para te auxiliar em cada etapa.
Ah, e não podemos esquecer das diversas ferramentas exclusivas que irão impulsionar o desenvolvimento do seu aprendizado, como, por exemplo, as videoaulas, os questionários, exercícios online, e-books, webconferências e uma biblioteca virtual ideal para facilitar seu estudo.
Onde os fisioterapeutas podem trabalhar?
O estudante formado em fisioterapia tem em suas mãos uma série de oportunidades de trabalho, pois é possível atuar em clubes esportivos, hospitais, clínicas, centros comunitários, asilos, creches, entre outros.
Além disso, também é possível encontrar oportunidades em áreas como a consultoria, assessoria e até mesmo na educação e pesquisa acadêmica.
Então, já deu para notar que o que não faltam são formas de encontrar o seu lugar no mercado de trabalho, né?
Onde estudar fisioterapia?
Ao decidir que a graduação em fisioterapia é o seu caminho ideal, está na hora de buscar por uma universidade referência no país!
Na UNAMA, você tem uma estrutura tecnológica de ponta, com tudo o que precisa para aprender na teoria e, na prática.
Além disso, o corpo docente é altamente qualificado e utiliza diversas ferramentas incríveis para tornar as aulas mais dinâmicas, completas e leves.
Portanto, se você quer sair da faculdade preparado para entrar no mercado de trabalho, conheça o nosso curso e matricule-se já!