Conhecer os melhores livros de publicidade e propaganda ajuda o aluno a se preparar melhor para o mercado de trabalho, além de auxiliar na escolha de qual carreira seguir após a conclusão do curso.
Por esse motivo, selecionamos os 10 livros que todo aluno de publicidade e propaganda precisa conhecer, durante a sua graduação. Confira!
Quais são os melhores livros de Publicidade e Propaganda?
A nossa lista apresenta autores estrangeiros e autores brasileiros. Assim, o estudante consegue ter uma visão da profissão e os seus principais conceitos, em amplo cenário. Vamos lá!
1. Na toca dos leões
O livro “Na toca dos leões”, do autor Fernando Morais, apresenta os bastidores da criação e da ascensão de uma das agências de publicidade mais famosa do mundo. O enredo acompanha as decisões dos sócios Gabriel Zellmeister, Washington Olivetto e Javier Llussá, que levaram a W/Brasil ao sucesso.
2. Estratégias semióticas da publicidade
Escrito pelos autores Lucia Santaella e Winfried Nöth, o livro “Estratégias e semióticas da publicidade” sinaliza as estratégias usadas em diversos produtos. Ele busca analisar as diversas camadas de influências culturais e emocionais que envolvem as propagandas e agem diretamente no consumidor.
3. A estratégia do oceano azul
“A estratégia do oceano azul” é um best-seller internacional escrito pelos autores W. Chan Kim e Renée Mauborgne. O livro promete ensinar como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante, para ter sucesso na área da publicidade e propaganda.
4. A lógica do consumo
Em ‘A Lógica do Consumo’, do escritor Martin Lindstrom, o leitor é apresentado aos bastidores das pesquisas que responde porque o consumidor toma a decisão de comprar um certo produto e outros não.
5. A cauda longa
A teoria da cauda longa é um aprendizado essencial para qualquer um que deseje trabalhar com marketing digital. Isso porque, o autor e criador da teoria, Chris Anderson, afirma que a economia colaborativa está mudando os negócios. Além disso, ele apresenta informações importantes sobre gestão.
6. A publicidade é um cadáver que nos sorri
Oliviero Toscani não poupou palavras no seu livro “A publicidade é um cadáver que nos sorri”, quando decidiu expor as principais polêmicas envolvendo as campanhas publicitárias que atuou. No livro, ele aborda o racismo na profissão e como a falta de criatividade pode levar uma campanha ao fracasso.
7. A arte do planejamento: verdades, mentiras e propaganda
Se você deseja se destacar na área do planejamento, o livro “A arte do planejamento”, do autor Jon Steel, é o livro ideal para você! Nele, o escritor dá dicas úteis para quem deseja seguir carreira na área e conta quais são as habilidades essenciais para se destacar no mercado do planejamento publicitário.
8. Gestão de marketing e comunicação: avanços e aplicações
Mitsuru Higuchi Yanaze usa a afirmação de que o mundo está em constante evolução, para apresentar no seu livro “Gestão de marketing e comunicação: avanços e aplicações”, ações que podem ser feitas para aplicar os principais conceitos e modelos de marketing e comunicação.
9. Brandsense – Os segredos sensoriais que nos levam a comprar
Considerado um guru do branding, o autor Martin Lindstrom revela no seu livro “Brandsense – Os segredos sensoriais que levam a comprar” como as empresas usam os sentidos humanos para ampliar a venda de produtos.
10. Storytelling – Histórias que deixam marcas
Adilson Xavier escreveu “Storytelling – Histórias que deixam marcas”, para ensinar aos profissionais de publicidade e propaganda como prender a atenção dos consumidores atualmente, já que o excesso de informação e estímulos podem deixá-los desatentos. No livro, ele usa como referência marcas influentes em vários mercados.
Como visto, os livros da lista oferecem ensinamentos importantes para quem deseja trabalhar com publicidade e propaganda e dá dicas úteis de como se destacar na profissão. Gostou deste texto? Então compartilhe nas suas redes sociais!