Marketing sensorial: confira o papel das emoções nas vendas

Descubra como o marketing sensorial influencia emoções, aumenta vendas e transforma marcas em experiências inesquecíveis.

No marketing sensorial, os sentidos do consumidor são explorados para criar experiências memoráveis e influenciar as suas decisões de compra. 

Essa área acredita que, ao trabalhar com visão, audição, olfato, paladar e tato, as empresas conseguem despertar emoções que fortalecem a conexão com a marca e aumentam as vendas. Saiba mais sobre o assunto!

O que é marketing sensorial?

O marketing sensorial é uma estratégia que utiliza os cinco sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato). Seu objetivo é criar experiências de consumo envolventes e memoráveis, para despertar emoções e influenciar o comportamento do cliente.

No dia a dia, essa estratégia de marketing promete fortalecer a conexão com a marca e estimular as decisões de compra do público-alvo.

Como funcionam as 5 ações sensoriais?

Sabemos que usar os 5 sentidos em estratégias de marketing pode impulsionar campanhas. Mas, como exatamente funcionam as 5 ações sensoriais? Respondemos essa pergunta nos profissionais tópicos, confira!

Marketing usando a visão

O marketing usando a visão foca em elementos visuais para atrair e envolver o consumidor. Por exemplo, o uso de cores, iluminação, design de embalagem e disposição de produtos. 

Geralmente, essa ação sensorial usa imagens impactantes, logotipos bem elaborados e ambientações agradáveis, que ajudam a transmitir a identidade da marca e despertar emoções, tornando a experiência mais memorável.

Marketing usando a audição

Já o marketing usando a audição explora sons, músicas e jingles para criar conexões emocionais com o consumidor. São ótimos exemplos as trilhas sonoras usadas em lojas, anúncios ou vídeos.

Dessa forma, os profissionais conseguem reforçar a identidade da marca, influenciar o humor do público e aumentar o engajamento. Pois, os sons são capazes de tornar experiências de compra mais envolventes.

Marketing usando o olfato

O marketing usando o olfato trabalha com aromas e fragrâncias para evocar emoções, memórias e sensações positivas nos consumidores. 

Lojas, restaurantes e hotéis utilizam cheiros específicos para criar ambientes agradáveis e estimular compras ou fidelização. Afinal de contas, um cheirinho inesquecível deixa a experiência sensorial mais marcante.

Marketing usando o paladar

No marketing usando o paladar, os profissionais procuram oferecer experiências gustativas que conectem o consumidor à marca. Como, degustações, amostras de produtos ou alimentos personalizados.

Uma vez que essa estratégia ajuda a criar memórias positivas, além de aumentar a percepção de qualidade do produto e estimular a decisão de compra.

Marketing usando o tato

O marketing usando o tato explora o contato físico com produtos ou materiais para gerar sensações agradáveis. Podemos citar o uso de texturas diferenciadas em embalagens, tecidos, displays ou objetos interativos.

A ideia é envolver o consumidor, criar experiências memoráveis e fortalecer a conexão emocional com a marca, por meio de texturas e formatos agradáveis.

Como os sentidos influenciam na compra?

Quantas vezes você escolheu um produto pela sua aparência, cheiro ou formato? Acontece que os sentidos despertam emoções, memórias e sensações que conectam o consumidor à marca. 

Por esse motivo, experiências visuais, sonoras, olfativas, gustativas e táteis tornam a interação mais memorável. Assim, você escolhe produtos ou serviços de forma mais consciente e emocional.

Tendências em experiências imersivas

As tendências em experiências imersivas no marketing permitem que os consumidores vivenciem produtos e serviços de forma envolvente. Isso cria conexões emocionais mais fortes, aumentando o engajamento do público.

Nas linhas a seguir, confira quais são as principais tendências em experiências imersivas do mercado da publicidade e propaganda que vêm ganhando destaque no mercado. 

  • Realidade aumentada (AR);
  • Realidade virtual (VR); 
  • Projeções interativas; 
  • Tecnologias sensoriais.

Em síntese, o marketing sensorial é uma excelente estratégia, que ajuda a vender produtos e serviços, além de fidelizar clientes. Para conhecer mais estratégias úteis de marketing, acesse nosso blog!

FAQ

1. Quais empresas usam marketing imersivo?

Empresas como Nike, IKEA e Starbucks utilizam marketing imersivo, oferecendo experiências interativas, realidade aumentada e ambientes sensoriais.    

2. Quanto tempo dura a graduação em marketing?

Na UNAMA, o curso de Marketing em sua versão EAD tem duração de 18 meses letivos.

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