A faculdade de Jornalismo oferece uma variedade de áreas para você atuar. Existem oportunidades em redações jornalísticas, assessoria de imprensa, marketing, entre outras.
Se você está interessado no curso de Jornalismo ou está quase formado na profissão, não deixe de conferir as informações presentes neste texto.
Aqui, você terá acesso a 7 ideias de trabalho para seguir carreira na área da comunicação, assim que pôr as mãos no seu diploma. Descubra mais!
Como é a profissão do Jornalismo?
Responsável pela investigação e apuração dos fatos, o jornalista produz matérias que sejam de interesse do público, que podem ser exibidas em diversos meios de mídia como revistas, blogs, jornais, rádio, entre outros.
Por ser uma área de trabalho muito ampla, o jornalismo prepara o profissional para atuar em diversas funções, desde as mais clássicas como revistas, jornais e televisão, até mesmo as mais atuais, como a criação de conteúdo para sites e blogs na web.
Uma coisa é certa, para se destacar no mercado, o jornalista precisa estar sempre atualizado das últimas notícias e inovações tecnológicas, além de precisar apresentar um lado multimídia e empreendedor.
Isso porque, atualmente, a internet é uma excelente maneira de ingressar no mercado de trabalho após se formar no curso de jornalismo, já que ela demanda bastante mão de obra de profissionais do ramo da comunicação.
Quais as principais áreas de atuação do Jornalismo?
Caso você ainda tenha dúvidas sobre o que faz um jornalista, criamos este tópico que apresenta as principais áreas de atuação da profissão, para que você possa ficar por dentro das opções disponíveis no mercado. Confira a seguir!
1. Jornalismo Impresso
O jornalismo impresso é a carreira ideal para aqueles que gostam de trabalhar com diagramação, folhetins, editoras de livros, jornais e revistas impressas, entre outros.
Para trabalhar com jornalismo impresso, o profissional precisa se formar na faculdade de Jornalismo e concorrer às vagas disponíveis no mercado. Sendo que, com a transformação das mídias, atualmente mais focadas no âmbito digital, o jornalismo impresso tornou-se uma área bastante seleta.
2. Jornalismo Digital
Se você é uma pessoa que ama tecnologia, plataformas digitais, e está sempre conectado na internet, o jornalismo digital é uma grande oportunidade de ter uma carreira moderna e duradoura.
Visto que, essa é atualmente a área de trabalho mais abrangente do jornalismo. Afinal de contas, a internet proporciona uma vasta oportunidade de inserção no mercado de trabalho.
Assim, os jornalistas digitais podem ter um emprego convencional. Ou, oferecer os seus serviços de freelancer para plataformas como jornais e revistas onlines, além de atuar escrevendo para sites e blogs.
3. Jornalismo Investigativo
Indicado para as pessoas curiosas que não tem medo de ir até o fim para encontrar a verdade, o jornalismo investigativo serve para desvendar histórias que não estão claras para o público.
O jornalista investigativo pode trabalhar em um emprego convencional em jornais, revistas, rádios e TV. Ou, de forma autônoma, verificando acontecimentos ao colher informações de testemunhas e envolvidos no caso, além de estudar provas escritas e em vídeo.
4. Rádio e TV
Para os interessados no curso de jornalismo em busca de uma carreira mais clássica, apresentar matérias na TV e rádio possui bastante apelo no mercado e é uma excelente forma de se destacar na área.
Uma vez que, além de ser o responsável por produzir a matéria que será apresentada. Na maioria das vezes, o próprio jornalista aparece nas telas, em contato direto com o telespectador, para apresentar o caso.
5. Jornalismo Esportivo
O jornalismo esportivo é voltado para cobrir eventos esportivos e carreiras de atletas famosos. Para atuar nessa área, o jornalista precisa amar esportes e estar disposto a acompanhar diversas modalidades esportivas.
Além disso, na maioria das vezes, é necessário viajar a trabalho, para acompanhar as partidas das modalidades esportivas que o profissional faz a cobertura. Ou seja, essa é uma profissão que requer bastante dedicação.
Para trabalhar com jornalismo esportivo, basta o profissional ser formado em jornalismo e se candidatar nas vagas disponíveis no mercado de trabalho.
6. Jornalismo de Moda e Cultura
Outra possibilidade de carreira proporcionada pelo curso de jornalismo, é a de jornalista de moda e cultura. Nesse caso, o profissional irá acompanhar as tendências da moda e cobrir as novidades no cenário cultural.
Essa é uma profissão bastante promissora, já que os mercados da moda e da cultura estão sempre em alta. Sendo que para conseguir um emprego nos nichos citados, basta ser formado em jornalismo e concorrer às vagas abertas.
7. Jornalismo Ambiental e de Ciências
O jornalista ambiental e de ciências cobre notícias a respeito de mudanças climáticas, desenvolvimento, mutação genética e reprodução de espécies, entre outros.
Sendo que o profissional interessado nas áreas ambientais e de ciências pode trabalhar em sites jornalísticos de ciência, além de agências de jornalismo investigativo voltadas para o meio ambiente.
Jornalismo na UNAMA: conheça o curso
A UNAMA é uma faculdade com conceito máximo no MEC em diversos cursos, que oferece várias formas de ingresso no curso de jornalismo, como pela nota do Enem, vestibular agendado, pessoa portadora de diploma e transferências de outras instituições de ensino superior.
Os interessados em estudar na UNAMA podem escolher entre a graduação tradicional e graduação de curta duração. O curso de Jornalismo da instituição tem duração de 4 anos e nele o aluno tem acesso a várias matérias importantes.
Entre as disciplinas ensinadas no curso, as principais são: Antropologia, Cultura e Comunicação Brasileira, Gramática, Interpretação e Redação, Tecnologias Aplicadas À Comunicação, Construção de Narrativas e Linguagens Midiáticas, Produção Jornalística e Técnicas de Comunicação.
Em suma, o curso de Jornalismo abre portas para várias áreas de atuação. Ou seja, o indivíduo não precisa trabalhar somente com o jornalismo clássico, podendo optar desde o jornalismo impresso até o jornalismo digital.
Se você está considerando esse curso, não deixe de conhecer sobre a UNAMA e os diferencias desse curso.