Muitas pessoas acreditam que o nutrólogo e nutricionista são profissionais que atuam no mercado basicamente na mesma função. Contudo, existem diferenças que separam as duas profissões.
Para saber mais a respeito dessas diferenças e conhecer como é o mercado de trabalho para o nutrólogo e nutricionista, criamos este texto que aborda as principais diferenças da profissão e responde se ingressar na área é uma boa ideia. Confira!
Nutrólogo e Nutricionista: Qual a diferença?
A maior diferença entre o nutrólogo e nutricionista é a formação acadêmica necessária para atuar nos respectivos cargos. No caso do nutrólogo, por exemplo, é preciso ter formação em medicina e fazer dois anos de especialização em nutrologia, para poder trabalhar.
Já os nutricionistas devem se formar no curso de graduação em nutrição, para poder atuar como o profissional responsável por sugerir planos alimentares, suplementos menos complexos e pedir exames simples para os pacientes.
Principais diferenças entre Nutrólogos e Nutricionistas
Além das áreas de formação serem distintas, com o nutrólogo formado em medicina e o nutricionista tendo formação superior no curso de nutrição, também existem algumas diferenças nas áreas de atuação entre as duas profissões.
Veja abaixo quais são as principais diferenças entre nutrólogos e nutricionistas no mercado de trabalho:
Nutrólogos
Formado em medicina com especialização em nutrologia, o nutrólogo é o profissional que atua no mercado realizando pesquisas sobre o impacto dos alimentos no organismo humano.
Eles são responsáveis por identificar, diagnosticar e tratar as principais doenças decorrentes de uma má alimentação. Sendo que possuem total liberdade para prescrever medicações e solicitar todo e qualquer exame clínico, conforme a necessidade.
Nutricionistas
Graduado em Nutrição, o nutricionista, assim como o nutrólogo, também pode solicitar exames e receitar medicações, como fitoterápicos e vitaminas. Contudo, o profissional de nutrição só pode solicitar exames e suplementos mais simples.
Afinal de contas, ele se baseia na composição química e nutricional dos alimentos, e sua função é auxiliar o paciente a se alimentar melhor, criando planos alimentares conforme as necessidades particulares de cada indivíduo, para que ele tenha uma melhor qualidade de vida.
As duas profissões podem trabalhar em conjunto, já que é bastante comum encontrar pacientes que fazem acompanhamento com nutrólogo e nutricionista.
Como é o mercado de trabalho nestas áreas?
O mercado de trabalho para o nutrólogo e nutricionista é bastante abrangente. O profissional pode atuar em diferentes áreas e setores, como indústrias, consultórios particulares, clínicas médicas, centros de pesquisas e escolas.
De acordo com cada profissão, confira a seguir como é o mercado de trabalho nestas áreas:
Nutrólogo
O nutrólogo pode atuar no mercado na área de pesquisas, descobrindo novas doenças e novos tratamentos para condições clínicas provenientes da má alimentação.
Também pode trabalhar em clínicas e hospitais tratando pacientes.
Essa é uma profissão bastante promissora, pois as doenças provenientes de péssimos hábitos alimentares estão crescendo cada dia mais, devido à alta oferta e praticidade dos alimentos industrializados.
Nutricionista
Outra profissão bastante promissora que vem ganhando muita visibilidade no mercado é a de nutricionista.
Isso porque, com a geração fitness tomando conta das academias e das redes sociais, muitas pessoas se sentem inspiradas a se alimentar de forma mais saudável com ajuda profissional.
Os nutricionistas podem atuar em escolas, criando um plano alimentar para a merenda dos alunos, em empresas cuidando da alimentação dos funcionários no local de trabalho, além da possibilidade de trabalhar de forma autônoma atendendo pacientes em um consultório particular.
Resumidamente, apesar de parecer ser a mesma profissão, existem muitas diferenças entre os nutrólogos e nutricionista, como as áreas de formação e as possibilidades de atuação no mercado.
O nutrólogo cuida da doença causada pela má alimentação e o nutricionista ajuda a criar novos hábitos alimentares.Gostou desse conteúdo? Acompanhe nosso blog para conhecer mais sobre as diferentes profissões.