Por que alguns profissionais têm mais sucesso na sua carreira do que outros? O que faz uma pessoa ir trabalhar sorrindo e se manter motivado ao longo do dia? As respostas para essa pergunta podem estar nas âncoras de carreira.
Se você nunca ouviu o termo, está na hora de saber o que são elas e como essas âncoras podem ajudar a sua jornada profissional. Neste texto, você encontra o que são as âncoras de carreira, para que elas servem e os tipos existentes. Confira!
O que são âncoras de carreira?
As âncoras de carreira são as motivações que norteiam as decisões da jornada profissional. Geralmente, elas representam valores e motivações que impulsionam a carreira de uma pessoa.
Além disso, elas também ajudam o indivíduo a escolher uma determinada profissão, entre várias outras. Bem como servem para se manter motivado na busca por uma promoção ou recolocação profissional.
Para que elas servem?
Na jornada profissional, as âncoras de carreira influenciam desde as escolhas práticas do dia a dia, até mesmo escolhas mais complexas.
Por exemplo, qual carreira profissional seguir, se você deve optar pelo serviço público, regime CLT ou empreendedorismo. Dessa forma, elas ajudam a criar uma carreira mais alinhada às preferências de cada pessoa.
Quais os tipos de âncoras de carreira?
Com grande prestígio na área da pesquisa científica, o psicólogo Edgar Schein é o responsável por apresentar a ideia das âncoras de carreiras. Segundo Schein, existem 8 fatores centrais que orientam as escolhas profissionais. São eles:
1. Técnico/Funcional
O primeiro fator que influencia na jornada profissional de uma pessoa é o técnico/funcional. Seu foco é na especialização e excelência técnica, isso significa que essa âncora é voltada para aqueles profissionais que buscam prestígio.
Exemplificando, as pessoas guiadas pela âncora técnico/funcional gostam de serem reconhecidas como especialistas na sua área de atuação.
2. Gerencial
Você sente um desejo intenso por assumir cargos de liderança? Caso a resposta seja “sim”, você pode estar sendo guiado pela âncora gerencial.
Nesse caso, o profissional gosta de assumir maiores responsabilidades organizacionais. Suas principais características são gostar de resolver problemas complexos, envolvendo pessoas e recursos.
3. Autonomia/Independência
Nem todo mundo nasceu para atuar no mercado de trabalho, no regime tradicional CLT. Essas pessoas que priorizam a liberdade para trabalhar, respeitando o seu próprio ritmo, são regidas pela âncora de autonomia/independência.
Geralmente, os profissionais com essa âncora evitam ambientes altamente controlados, preferindo empreender ou atuar como freelancer.
4. Segurança/Estabilidade
A sua prioridade no mercado de trabalho é a estabilidade financeira ou a segurança no emprego? Então, a sua âncora de carreira é a de segurança/estabilidade!
As pessoas dessa âncora costumam buscar por carreiras previsíveis e de longo prazo. Inclusive, muitos profissionais com a âncora da segurança/estabilidade atuam como servidores públicos.
5. Empreendedorismo/Criatividade
Algumas pessoas possuem uma vontade profunda de criar algo inovador, assumindo riscos. Isso significa que profissões tradicionais não costumam suprir as suas necessidades.
Sendo assim, os profissionais com a âncora de empreendedorismo/criatividade são mais felizes abrindo o seu próprio espaço no mundo dos negócios.
6. Serviço/Dedicação a uma Causa
As pessoas guiadas pela âncora de serviço/dedicação a uma causa valorizam o poder do seu impacto social, alinhando o seu trabalho com propósitos éticos.
Ou seja, para se manterem motivadas nas suas funções, o trabalho precisa ter um significado maior além do lucro.
7. Desafio Puro
De modo geral, as pessoas costumam fugir de problemas e desafios, principalmente em seu local de trabalho. Entretanto, existe uma pequena parcela da população motivada pela âncora do desafio puro.
Sendo assim, elas apresentam um gosto específico por resolver problemas difíceis e superar obstáculos. Em outras palavras, pessoas com essa âncora não se sentem motivadas em ambientes rotineiros.
8. Estilo de Vida
Um dos fatores que influencia diretamente na jornada profissional, é o estilo de vida da pessoa. Na âncora do estilo de vida, o profissional busca por um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
Para isso, ele escolhe profissões que priorizam a qualidade de vida, em detrimento de um trabalho mais exigente. Por exemplo, alguém que escolhe um emprego remoto para passar mais tempo com a família.
Como descobrir sua âncora?
Para descobrir a sua âncora de carreira, você precisa fazer uma reflexão sobre suas experiências, valores e prioridades. Primeiramente, revisitando os momentos marcantes de sua trajetória profissional, para descobrir o que te proporciona maior satisfação.
Visto que essas reflexões te ajudam a identificar o que você valoriza em uma carreira, como autonomia, estabilidade, criatividade e segurança. Além disso, você também deve levar em consideração as suas prioridades atuais e futuras.
Acompanhe o nosso blog e confira mais informações sobre termos corporativos, além de dicas de como aprimorar o seu autoconhecimento!