Nos últimos anos, o mercado imobiliário tem se transformado significativamente. Isso porque, ele é impulsionado por inovações tecnológicas, mudanças nas preferências dos consumidores e novas regulamentações.
Para ter sucesso nos negócios imobiliários é importante entender essas mudanças e tendências, visando se preparar melhor para os desafios da profissão.
Afinal de contas, ter uma visão estratégica ajuda a identificar as oportunidades de crescimento e desenvolvimento na área. Sendo assim, prossiga com a leitura e conheça as principais tendências do mercado imobiliário. Boa leitura!
O que são tendências de mercado em negócios imobiliários?
As tendências de mercado em negócios imobiliários referem-se a padrões, mudanças e inovações, que estão moldando como o setor imobiliário opera.
Visto que essas tendências e inovações podem influenciar em absolutamente tudo. Começando pelo comportamento dos consumidores e indo até as práticas de investimento, impactando também nas estratégias das empresas.
Quem deve cursar esta graduação?
O curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários é indicado para aqueles que já atuam na área, mas desejam se aprofundar. Ou, para aqueles que desejam ingressar no lucrativo ramo dos negócios imobiliários, sem ter tido contato com o mercado.
Ao longo da graduação, você encontra disciplinas como Legislação Imobiliária, Avaliação Imobiliária e Planejamento Urbano. Uma vez que a faculdade prepara o aluno para enxergar o futuro do mercado imobiliário, tornando-se especialistas no assunto.
Quais as principais habilidades para trabalhar na área?
Embora qualquer pessoa possa ingressar na faculdade de negócios imobiliários. Pois, o único pré-requisito é ter concluído o ensino médio, existem algumas características que devem ser observadas, para saber se você terá sucesso no ramo, são elas:
- Habilidades de comunicação;
- Conhecimento de mercado;
- Capacidade de negociação;
- Aptidão para vendas;
- Ética e integridade;
- Conhecimento técnico;
- Resiliência e persistência;
- Habilidades em networking.
Como desenvolver estas habilidades?
Caso você não tenha gabaritado as lista de habilidades necessárias para ter sucesso na área de negócios imobiliários, não se preocupe! As características citadas podem ser desenvolvidas, facilmente, ao longo da graduação.
Principalmente, as competências envolvendo o conhecimento técnico, conhecimento de mercado, aptidão para vendas, capacidade de negociação e habilidades de networking.
Quais as tendências na área de negócios imobiliários?
Nas linhas a seguir, conheça as principais tendências de mercado, que estão moldando o dinâmico e em constante evolução mercado imobiliário:
1. Construção Modular
As construções modulares são edificações construídas a partir de módulos pré-fabricados. Isso significa que esses módulos são produzidos em fábricas e, posteriormente, transportados para o local da obra.
Em seguida, eles são montados como peças de um quebra-cabeça, onde cada módulo é uma parte integral da estrutura. Por exemplo, paredes, pisos, tetos e até sistemas elétricos e hidráulicos pré-instalados.
Mas, por que as construções modulares têm feito grande sucesso no mercado imobiliário? Essa técnica permite que grande parte do trabalho de construção seja realizado em um ambiente controlado, o que reduz o tempo de construção no local e minimiza o impacto das condições climáticas.
Além disso, as construções modulares são conhecidas por sua eficiência, sustentabilidade e flexibilidade.
2. Imóveis Digitais
Imóveis digitais são propriedades virtuais que existem em ambientes digitais. De modo geral, esses imóveis podem incluir terrenos, edifícios, lojas e outros tipos de construções que podem ser comprados, vendidos e até alugados.
Nesse cenário, a propriedade de imóveis digitais é normalmente registrada por meio de tecnologias de blockchain, como NFTs – Tokens Não Fungíveis. Pois, esse meio de registro garante a autenticidade e a propriedade exclusiva do bem virtual.
Dessa forma, você consegue comprar ou vender imóveis de forma otimizada, ou, parte deles. Para exemplificar, basta imaginar que você deseje comprar uma parte fracionária de um prédio.
Com os imóveis digitais, você consegue ser dono de uma porcentagem do imóvel, recebendo o equivalente a sua porcentagem, na distribuição dos valores de aluguéis.
3. Construções Verdes
Também conhecidas como construções sustentáveis, as construções verdes são edificações projetadas e construídas para minimizar o impacto ambiental, ao longo de todo o seu ciclo de vida.
Para isso, os profissionais focam na escolha ideal de materiais e no uso eficiente de recursos naturais, como: água e energia. Bem como na redução de resíduos e emissões de carbono, durante a construção e operação do edifício.
Na última década, a preocupação com o meio ambiente aumentou significativamente, impulsionando em 40% as construções sustentáveis.
4. Tecnologia Imobiliária
A tecnologia imobiliária, ou “proptech”, é o uso da tecnologia para inovar e melhorar os processos e serviços no setor imobiliário.
Nesse sentido, ela abrange plataformas online de compra, venda e aluguel, ferramentas avançadas para gestão de propriedades, análise de dados de mercado e automação de processos administrativos.
Atualmente, a proptech está transformando o setor ao facilitar transações, melhorar a experiência do cliente e aumentar a eficiência operacional das empresas imobiliárias.
5. Habitação Multifamiliar
Há alguns anos, as famosas vilas de casas faziam um grande sucesso entre a população de menor renda. Agora, essas mesmas vilas recebem o nome de habitação multifamiliar e tem agradado diversos públicos.
Resumidamente, as habitações multifamiliares são edifícios ou complexos residenciais, que acomodam várias unidades de moradia, numa única estrutura ou conjunto de estruturas. Comumente localizadas em áreas urbanas.
Sendo assim, essas famílias compartilham áreas comuns, como corredores, elevadores, áreas de lazer e, em alguns casos, serviços como lavanderias e academias.
As vilas voltaram ao gosto popular porque, geralmente, esse tipo de habitação consegue acomodar muitas pessoas, em um espaço relativamente pequeno. Tornando-se uma opção acessível para muitas famílias.
Em suma, são muitas as tendências e inovações no mercado imobiliário. Para se atualizar e ter sucesso no ramo, se inscreva na faculdade de Negócio Imobiliários e tenha destaque profissional!