A arte de combinar elementos visuais e textuais, para comunicar mensagens de forma clara e atraente, é uma competência muito valorizada no mercado de trabalho. Principalmente, na criação de identidades para marcas.
Mas, o que exatamente é o design gráfico e em quais setores os seus serviços são necessários? Para saber mais sobre a profissão, confira a resposta para design gráfico o que faz, possibilidades de trabalho, habilidades necessárias e como ingressar no setor. Boa leitura!
O que é design gráfico?
O design gráfico é uma profissão ligada a criação de conteúdo visual. De modo geral, o seu objetivo é comunicar mensagens de uma maneira atrativa e eficaz.
São exemplos de trabalhos na área do design gráfico: logotipos, embalagens, layouts de websites, materiais publicitários e editoriais. Para isso, os profissionais da área utilizam ferramentas digitais e princípios de design, visando o melhor resultado.
Ademais, para traduzir conceitos em imagens, além de usar as ferramentas certas no dia a dia da profissão, também é necessário trabalhar em conjunto com clientes e equipes criativas.
O que faz um designer gráfico?
No mercado de trabalho, as áreas criativas como marketing, publicidade e propaganda e design gráfico, podem esbarrar umas nas outras. Dessa forma, elas confundem quem está de fora, a respeito das responsabilidades específicas de cada uma.
Sendo assim, embora o publicitário ou o marqueteiro também possa desenvolver produções visuais, o design gráfico o especialista em criar identidades para marcas, visualmente impactantes.
Na sua rotina profissional, o designer cria projetos visuais que comunicam ideias, mensagens ou identidades visuais, de forma clara e esteticamente agradável.
Além disso, ele utiliza elementos como cores, tipografia, imagens e ilustrações, para desenvolver diversos trabalhos, como materiais impressos e design digital.
Onde o profissional pode trabalhar?
Agora que você já sabe a resposta para design gráfico o que faz, chegou a hora de conhecer quais são as possibilidades de trabalho no setor. Salientando que essa é uma profissão em ascensão, impactada diretamente pelos avanços da tecnologia.
Nos últimos anos, a busca pelo curso de Designer Gráfico cresceu cerca de 40%, devido aos salários atrativos que podem chegar a R$8.600, fora a boa empregabilidade do setor.
Para que você possa se nortear na hora de escolher a sua área de atuação, selecionamos a seguir algumas das possibilidades de trabalho mais comum, para esse profissional criativo. São elas:
- Agência de marketing;
- Empresas de tecnologia;
- Freelancer;
- Editoras;
- E-commerce.
Sendo que além dessas clássicas áreas de atuação, o design gráfico também pode atuar como freelancer, fazendo os seus próprios horários de trabalho. Assim, ele consegue aumentar a sua renda e se organizar conforme sua própria demanda.
Quais as habilidades necessárias?
Ser uma pessoa criativa é essencial para se dar bem na área do design gráfico. Entretanto, essa não é a única habilidade para se destacar na profissão. Pois, além de ter boas ideias, o profissional precisa saber como colocá-las em prática.
Nesse contexto, também são competências procuradas nos designers gráficos:
- Criatividade;
- Flexibilidade;
- Habilidades técnicas;
- Senso estético.
Caso você se identifique com a área, mas não tenha todas as competências citadas, saiba que a faculdade serve justamente para te ajudar a desenvolver e aprimorar tais habilidades.
Como trabalhar na área?
O primeiro passo para construir uma carreira como designer gráfico, é ingressar na graduação. Uma vez que é durante a faculdade, que o aluno adquire todo o conhecimento prático e teórico, para a boa atuação no mercado de trabalho.
Na UNAMA, você encontra uma instituição de ensino superior com mais de 30 anos de história e tradicionalismo. Nossa faculdade possui nota máxima no MEC e oferece todo o suporte técnico e pedagógico necessário, para uma boa formação.
Além disso, nossos alunos têm acesso a uma infraestrutura física e digital de ponta, professores qualificados e experientes, que aplicam uma metodologia de ensino inovadora. Portanto, para aprender com quem se importa com a qualidade da educação e oferece um excelente suporte acadêmico, faça a sua matrícula no nosso curso de Design Gráfico e inicie a sua jornada de sucesso no setor criativo!