Tendências de marketing: Descubra o que está em alta no mercado!

Domine o mercado em 2024 com as últimas tendências de marketing! Descubra estratégias inovadoras para aumentar suas vendas, engajar seu público e alcançar o sucesso.

Experiência do cliente e inteligência artificial são algumas das tendências do marketing que vem se sobressaindo no mercado, entre várias outras. 

Afinal, à medida que as preferências dos consumidores mudam, o mercado do marketing também sofre ajustes para se manter competitivo.

Portanto, se você deseja se atualizar quanto a profissão, visando melhores resultados na sua rotina corporativa, neste artigo exploramos as tendências mais recentes do marketing, para você descobrir o que está em alta no mercado. 

O que são tendências do marketing?

As tendências do marketing são inovações emergentes no setor, que tem o poder de mudar o rumo das estratégias abordadas no nicho. 

Essas tendências são estudadas a partir de comportamentos de compra, mercado financeiro e influências culturais.

As tendências de marketing podem se manifestar em diferentes canais, como mídias sociais, marketing de influenciadores, marketing de conteúdo, experiência do cliente, entre outros. 

Acompanhar as tendências do marketing é essencial para os profissionais da área, uma vez que o acompanhamento dessas inovações permite uma rápida adaptação ao novo mercado.

O que está em alta no mercado de marketing?

Para manter-se competitivo no mercado de trabalho e maximizar seus resultados de estratégias de marketing, é essencial que você saiba quais são as tendências que estão em alta.

Estar atualizado é a única maneira de manter a relevância profissional, inovar e alcançar sucesso nos negócios. Já que a inovação permite atrair, envolver e reter novos clientes.

A seguir, confira quais são as principais tendências do marketing: 

Marketing de Conteúdo

Com os avanços da tecnologia e das mídias sociais, muitas empresas e pessoas públicas passaram a focar em plataformas virtuais, para afirmar a sua identidade e alcançar novos públicos.

Isso fez o marketing de conteúdo ganhar proporções astronômicas, já que ele ajuda a ampliar a entrega de conteúdos na web e nas redes sociais. Diante disso, é importante estar atento ao público-alvo e saber usar estratégias como o SEO.

Vídeo Marketing

Ao usar a estratégia de vídeo marketing, as empresas aumentam a compreensão do seu público sobre o posicionamento da marca. 12% do público que assiste a um anúncio em vídeo tem interesse de compra pelo que foi anunciado, mostrando aqui uma oportunidade de negócio.

Nos últimos anos, constatamos um alto consumo de conteúdos em vídeos compartilhados na internet, impulsionados pelas mídias sociais como o TikTok e o Instagram.

Marketing de Influência

Se você é um profissional de marketing e ainda não sabe o que é influencers, creator economy e live marketing, está na hora de se atualizar quanto ao mercado! Afinal, essas são estratégias em ascensão, com previsão de constante evolução.

Atualmente, os consumidores tendem a acreditar mais nas palavras de digital influencers do que em publicidades tradicionais. Fazendo com que a era creator economy transforme pessoas públicas em poderosas ferramentas de vendas.

Experiência do Cliente (CX)

Segundo relatório publicado no CX Trends 2024, 70% dos consumidores preferem adquirir produtos ou fechar serviços com empresas que oferecem uma experiência personalizada.

Assim, o cliente tem uma experiência fluida e integrada, que prioriza a suas necessidades, sana as suas dúvidas e oferece um atendimento humanizado. Dessa forma, ao adotar a estratégia CX, as empresas têm um alto retorno financeiro e os clientes saem satisfeitos.

Inteligência Artificial

O ChatGPT e os aplicativos que criam imagens originais com base em informações escritas, são alguns exemplos de como a inteligência artificial impacta o marketing. Não sendo possível ignorar esses avanços tecnológicos e seu alto potencial.

Nesse sentido, para se atualizar quanto ao mercado, busque integrar as ferramentas de inteligência artificial ao seu planejamento de conteúdos. Dessa forma, você automatiza tarefas rotineiras, além de ganhar mais agilidade e assertividade. 

Marketing de Experiência

O marketing de experiência usa estratégias específicas, para proporcionar experiências memoráveis e significativas aos consumidores. Para isso, ao invés de focar somente na venda do produto, eles criam experiências sensoriais, emocionais e interativas, que geram conexão com a marca.

Um bom exemplo de sucesso no marketing de experiência é a relação criada entre a Coca-Cola e o natal. Uma vez que a empresa conseguiu relacionar o seu produto com o espírito natalino e momentos de prazer em família. 

Como se especializar em marketing?

Cursar uma pós em marketing é a melhor maneira de se especializar na área. Visto que os cursos de pós-graduação proporcionam uma atualização profissional e se aprofundam em assuntos específicos, de interesse pessoal.

Existem diversas especializações na área de marketing, pois estamos falando de um segmento muito abrangente. Assim, o profissional pode escolher um curso no setor do conhecimento que mais chama a sua atenção ou do qual já está inserido no mercado de trabalho.

Na UNAMA, oferecemos um extenso catálogo de pós-graduação, que podem ser realizadas tanto na modalidade EaD quanto no presencial. Sendo que o ensino à distância é ideal para aqueles que buscam uma especialização prática e flexível.

Ademais, contamos com nota máxima no MEC e disponibilizamos uma infraestrutura física e digital de ponta, para recepcionar nossos alunos com excelência. Além de disponibilizarmos um corpo docente qualificado e experiente. 

Portanto, agora que você já conhece as principais tendências do marketing, faça uma pós-graduação UNAMA e atualize-se, para se manter competitivo no mercado!

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