O desejo de se reinventar profissionalmente, após um tempo atuando no mercado de trabalho, é bem mais comum do que muitos imaginam. Afinal de contas, a própria experiência mostra o que queremos e o que não queremos para nossas carreiras.
Sabemos que mudar de profissão, ao fazer uma segunda graduação ou pós-graduação, pode ser uma tarefa desafiadora e, às vezes, até mesmo paralisante. Pois, ficamos em dúvida entre permanecer no estável ou ir atrás dos nossos sonhos.
Mas, você não precisa ter medo ou se preocupar com isso! Atualmente, existem muitas maneiras de se reinventar profissionalmente e conseguir uma rápida recolocação no mercado de trabalho. Veja como funciona!
O que é segunda graduação
A segunda graduação, como o próprio termo explica, é a realização de um segundo curso de graduação, após a conquista do primeiro diploma de curso superior.
Nesse caso, o curso pode estar relacionado com a primeira graduação, ou ser realizada em uma área do conhecimento completamente oposta. Por exemplo, você cursou engenharia e agora quer fazer medicina.
Para construir um currículo promissor, muitas pessoas apostam na segunda graduação como uma forma de complementar seus conhecimentos, em uma área específica. Mas, essa não é uma regra!
O que é pós-graduação?
Na pós-graduação, você tem a oportunidade de dar continuidade aos estudos, vendo temas relacionados ao seu curso de graduação. Aqui, você não consegue ir totalmente contrário a sua área de formação.
Pois, a pós-graduação se aprofunda em disciplinas estudadas durante a faculdade cursada. São cursos de pós-graduação: MBA, especialização, mestrado e doutorado.
Como escolher a melhor opção?
A única forma de saber qual é a melhor opção para você – segunda graduação ou pós-graduação – é fazendo uma autoanálise. Assim, você compreende o seu desejo de se reinventar profissionalmente e encontra o caminho que deseja seguir.
Caso apenas não esteja satisfeito com o seu trabalho, mas mesmo assim goste da sua área de atuação, indicamos a realização da pós-graduação. Dessa forma, você muda de profissão, sem precisar necessariamente mudar de carreira.
Mas, caso tenha começado a pensar em outra área do conhecimento totalmente diferente da sua, a segunda graduação é uma opção viável. Uma vez que como mencionado, a pós-graduação aborda somente temas alinhados ao nicho de formação.
Quais as diferenças entre as opções?
Abaixo, confira quais são as principais diferenças entre a segunda graduação e a pós-graduação:
- A segunda graduação, geralmente, é realizada em uma área de conhecimento diferente da primeira graduação. Já a pós-graduação aprofunda conhecimentos obtidos na faculdade;
- Com relação à duração dos cursos, a segunda graduação tem uma duração bem maior do que o curso de pós;
- Os requisitos de inscrição também mudam de uma modalidade para outra. Na segunda graduação, você só precisa ter concluído o ensino médio. Em contrapartida, para fazer uma pós-graduação, é necessário ter diploma de ensino superior;
- A grade curricular da segunda graduação é mais ampla, já a grade curricular da pós é focada e especializada em um único tema;
- Com a pós-graduação, o aluno se torna um especialista no assunto abordado. Contudo, a segunda graduação fornece apenas o diploma do curso escolhido.
Quais as vantagens de cada opção?
Tanto a segunda graduação quanto a pós-graduação oferecem diversas vantagens para seus alunos. A seguir, confira os benefícios de cada uma delas!
Vantagens da segunda graduação:
- Mudança de carreira;
- Ampliação do conhecimento;
- Versatilidade profissional;
- Adaptação a novas demandas do mercado de trabalho;
- Desenvolvimento de novas habilidades.
Vantagens da pós-graduação:
- Especialização avançada;
- Melhores oportunidades de emprego;
- Networking profissional;
- Aprimoramento de habilidades;
- Acesso a recursos e oportunidades de pesquisa;
- Maior credibilidade acadêmica e profissional.
O que considerar no momento da escolha?
Antes de decidir entre qual modalidade escolher, você deve se atentar para algumas considerações. Por exemplo, o quanto você pode investir no momento, qual é o seu objetivo profissional e qual é a sua urgência em trocar de cargo.
Isso porque, a segunda graduação pode sair bem mais cara e durar por muito mais tempo do que uma pós. Além disso, você consegue mudar de carreira e se reinventar profissionalmente apenas se especializando em um assunto específico.
No entanto, caso queira largar o direito e virar um fisioterapeuta, não tem como pegar um caminho mais curto!
Sendo assim, para saber se existe uma pós-graduação que possa te interessar ou se a sua única opção é partir para uma segunda graduação, confira o nosso catálogo de cursos!
FAQ
1. Qual opção tem maior retorno financeiro?
As duas opções podem apresentar bons retornos financeiros. Pois, os salários variam de acordo com a área estudada.
2. Qual opção é mais interessante para o mercado de trabalho?
O mercado de trabalho possui demandas que contemplam os dois grupos: graduados e pós-graduados.
3. Qual oferece maior potencial competitivo?
A pós-graduação concede o título de especialista para o profissional. Sendo assim, ela apresenta maior potencial competitivo.