A prova de química Enem desperta a ansiedade de muitos candidatos, que estão se preparando para o exame. Mas, não é necessário ter medo dessa disciplina em específico, por mais que ela seja complexa.
Isso porque, estudando com antecedência, é totalmente possível aprender os temas cobrados no exame de química no Enem. Para isso, basta conhecer os assuntos recorrentes da prova e criar um cronograma de estudos focado nesses tópicos.
Sendo assim, selecionamos os 5 temas mais cobrados dentro da disciplina de química, para que você possa nortear os seus estudos. Conheça detalhes!
O que é química no ENEM?
A química ENEM é uma das disciplinas cobradas no exame, que faz parte do caderno de provas na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Nesse caso, são avaliados conhecimentos sobre os princípios e aplicações da química, em diversos contextos.
Por esse motivo, os candidatos precisam compreender os conceitos fundamentais da disciplina. Bem como as estruturas atômicas, ligações químicas, reações químicas, propriedades dos materiais e química ambiental.
Qual a importância da matéria?
Por que a química é uma das disciplinas cobradas no ENEM? A resposta é bem simples! Acontece que essa matéria é fundamental em diversos aspectos da vida cotidiana, além do desenvolvimento científico e tecnológico.
Dessa forma, ela oferece uma base para entender e manipular o mundo ao nosso redor. Sendo necessário que os indivíduos compreendam a disciplina, para manter relevante a pesquisa e inovação no setor, impulsionando descobertas em diversas áreas.
Como funcionam as questões?
O Exame Nacional do Ensino Médio explora a capacidade de aplicar conceitos e problemas práticos de química, em situações do cotidiano. Para isso, a prova de química Enem pede a análise de substâncias e a compreensão de fenômenos químicos, que afetam o meio ambiente e a saúde.
Durante a realização do exame, os candidatos precisam responder somente 15 questões referentes à disciplina, sendo todas elas de múltipla escolha, com 5 opções de resposta: (a), (b), (c) (d), e (e).
Como funciona a prova?
A prova do ENEM é composta por quatro provas objetivas e uma redação, abrangendo 4 áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.
Ou seja, a química não é a única disciplina que você deve focar para tirar uma boa nota no exame. Afinal de contas, as matérias totalizam 180 questões, que devem ser respondidas em 5h30m de prova.
Quais os principais tópicos?
Os enunciados na prova de química do ENEM costumam relacionar questões a contextos reais. O que exige não apenas memorização, mas também a habilidade de interpretar e aplicar conhecimentos químicos de forma crítica.
Nesse contexto, para que você possa se preparar adequadamente, usamos como base os temas mais cobrados nas provas de química do exame, para que você possa montar um cronograma de estudos assertivo. Confira!
1. Química orgânica
Entre todos os temas, a química orgânica é uma das matérias que mais aparecem no exame. Nesta área da química, são estudados os compostos que contêm carbono, abrangendo desde os hidrocarbonetos até às proteínas e ácidos nucleicos.
Nos enunciados, são comumente abordados temas como:
- Nomenclatura de compostos orgânicos;
- Propriedades físicas e químicas;
- Reações orgânicas como: adição, substituição e eliminação;
- Reconhecimento de grupos funcionais como: álcoois, éteres, ácidos carboxílicos e aminas;
- Uso de polímeros, combustíveis, medicamentos e produtos naturais.
2. Química inorgânica
A química inorgânica é uma área de estudo de compostos, que não são baseados em carbono. Sendo assim, ela engloba uma vasta gama de substâncias, como sais, ácidos graxos, bases, óxidos e metais.
Diante disso, na prova de química ENEM, você pode encontrar questões sobre:
- Nomenclatura e a classificação de compostos inorgânicos;
- Propriedades periódicas dos elementos como: eletronegatividade, raio atômico e energia de ionização;
- Respostas químicas inorgânicas;
- Aplicação prática de compostos como o tratamento de água;
- Produção de materiais de construção, incluindo a metalurgia e a indústria química;
- Conhecimento sobre a estrutura atômica e molecular;
- Teoria das ligações químicas;
- Estequiometria.
3. Átomos
Outro clássico das provas de química do ENEM, são os átomos. Até porque, os átomos são uma parte fundamental da disciplina, cobrindo uma imensa variedade de tópicos.
Portanto, é certeza que durante a realização do exame, você encontrará uma pergunta ou outra que aborde os seguintes assuntos:
- Estrutura atômica;
- Teoria atômica;
- Modelos atômicos históricos como: modelos de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr;
- Tabela periódica dos elementos;
- Número atômico, massa atômica e isótopos;
- Distribuição eletrônica dos elementos;
- Ligações químicas como: ligações iônicas, covalentes e metálicas;
- Propriedades periódicas como: eletronegatividade, energia de ionização e raio atômico;
- Interações entre átomos e moléculas.
4. Termoquímica
Abordando o estudo das trocas de energia, a termoquímica também é um tema importante na prova de química ENEM.
Entre os enunciados, provavelmente você encontrará assuntos como trocas de calor, que ocorrem durante as reações químicas e mudanças de estado físico. Por esse motivo, as questões de termoquímica frequentemente exploram conceitos como:
- Entalpia;
- Calor de ocorrência;
- Calorimetria;
- Leis da termodinâmica – com foco na primeira lei, que trata da conservação de energia;
- Interpretação de gráficos de energia;
- Respostas exotérmicas que liberam calor;
- Endotérmicas que absorvem calor, como processos industriais, biológicos ou ambientais;
- Importância da termoquímica em contextos como a eficiência energética e combustíveis;
- Impacto ambiental das respostas químicas.
5. Propriedades químicas de compostos
As propriedades químicas de compostos descrevem como uma substância reage químicamente com outras substâncias. Incluindo, aspectos como reatividade, acidez e basicidade, oxidação e redução, solubilidade e a formação de novos compostos.
No Enem, as questões sobre propriedades químicas testam o conhecimento sobre:
- Classificação dos compostos como: ácidos, bases, sais e óxidos;
- Capacidade de prever o comportamento de substâncias em diferentes reações químicas;
- Identificação de produtos de reações como: neutralização, previsões, combustão e reações de deslocamento;
- Compreensão de conceitos como pH e potencial de ionização;
- Eletronegatividade;
- Relação entre estrutura molecular e reatividade química.
Onde usar a nota no ENEM?
O Enem é um exame nacional utilizado para avaliar o desempenho dos alunos, podendo facilitar o acesso a instituições de ensino superior, por meio de programas como o Sisu, Prouni e Fies.
No Prouni, programa aceito na UNAMA, os alunos conseguem bolsas integral de até 100% do valor das mensalidades do curso, ou bolsas parciais, que cobrem até 50% do valor das mensalidades.Nossa faculdade conta com nota máxima no MEC, e oferece todo o suporte técnico e pedagógico necessário para uma boa formação. Conheça o nosso catálogo de cursos e ingresse na instituição usando a sua nota do Enem!