A odontologia passou por diversas transformações nos últimos anos, principalmente, voltadas para a estética do sorriso perfeito. Contudo, suas áreas tradicionais, dedicadas à saúde dental, ainda são muito populares no mercado.
Sendo assim, caso você deseja atuar em uma das áreas da odontologia tradicionais, conheça 5 opções de carreira na profissão e descubra qual delas faz melhor o seu perfil. Saiba mais!
O que são áreas da odontologia?
As áreas da odontologia são todas as especializações no nicho, que o dentista pode seguir carreira, após a formatura na faculdade. Como, por exemplo, a periodontia, odontopediatria, ortodontia e a endodontia.
Salientando que para atuar no mercado de trabalho como dentista, em qualquer área citada ou nas demais, o profissional deve ser formado na faculdade de Odontologia.
Como funciona esta profissão?
O dia a dia de um dentista envolve uma combinação de consultas e procedimentos clínicos. Sendo que a sua função depende diretamente da sua especialização profissional.
Isso significa que ele pode fazer limpeza, restauração de dentes e tratamento de cáries. Além de realizar diagnósticos, interpretar radiografias e elaborar planos de tratamento para problemas dentários e gengivais.
Como visto, o contato com os pacientes é constante, desde o tratamento da dor até a manutenção preventiva.
Onde um dentista pode trabalhar?
A profissão de dentista chama a atenção devido aos salários atrativos, que giram em torno de R$5.057, além da boa empregabilidade no setor.
Mas, onde o dentista pode trabalhar após a conclusão da faculdade? Sabemos que o consultório próprio é o sonho de muitos alunos de Odontologia. Contudo, essa não é a única maneira de ingressar no mercado de trabalho.
Abaixo, confira onde um dentista pode trabalhar, além dos consultórios próprios:
- Clínicas odontológicas;
- Hospitais;
- Unidades de Pronto Atendimento – UPAs;
- Programas de saúde pública – SUS;
- Empresas;
- Laboratórios de prótese dentária;
- Área da educação.
Conheça 5 áreas da odontologia
Com diversas especialidades, a odontologia oferece muitas oportunidades de atuação, em diferentes campos. A seguir, conheça cinco áreas da odontologia que se destacam no setor:
1. Odontopediatria
Assim como muitos adultos têm medo de ir ao dentista, o quadro costuma se intensificar quando se trata das crianças. Por esse motivo, os pequenos precisam de um atendimento acolhedor, com um profissional qualificado.
Diante disso, surgiu a odontopediatria, que cuida da saúde bucal de bebês, crianças e adolescentes. Nesse campo, o dentista atua na prevenção de cáries e doenças gengivais, além de tratar problemas dentários específicos dessa faixa etária.
Ademais, a odontopediatria também é a responsável por orientar pais e responsáveis, sobre os cuidados necessários com a higiene bucal infantil.
2. Periodontia
A Periodontia é a área da odontologia especializada no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças que afetam os tecidos ligados aos dentes. Isso significa que essa especialização trata as gengivas, osso alveolar e o ligamento periodontal.
Sendo comum o profissional lidar com gengivite, periodontite e doenças inflamatórias, em seu dia a dia.
Além disso, o periodontista realiza cirurgias gengivais e procedimentos de limpeza profunda, para remover placas e tártaro. Bem como também orienta os pacientes sobre cuidados diários, visando a boa saúde gengival.
3. Ortodontia
Na ortodontia, o dentista corrige o alinhamento dos dentes e a posição dos ossos maxilares. Ou seja, ele trata problemas como dentes tortos, espaçados ou mordidas desalinhadas.
Um dos trabalhos mais populares do ortodontista, é o tratamento utilizando aparelhos ortodônticos fixos ou móveis. Pois, além de melhorar a estética do sorriso, o tratamento ortodôntico contribui para uma melhor função mastigatória.
4. Endodontia
Outra área da odontologia tradicional é a endodontia, especialidade que trata de problemas relacionados à polpa dentária – tecido vivo dentro do dente – e os tecidos ao redor das raízes.
No seu dia a dia, o endodontista realiza procedimentos como o tratamento de canal, que consiste na limpeza e preenchimento do espaço, preservando o dente natural e evitando a necessidade de extração.
Visto que esse tratamento é fundamental para aliviar dores intensas, além de evitar infecções que podem comprometer a saúde bucal e até geral do paciente.
5. Implantodontia
A implantodontia se dedica à colocação de implantes dentários. Essas estruturas podem ser feitas de metal – geralmente de titânio – e fixadas no osso maxilar, para substituir raízes dentárias perdidas.
Bem como o implantodontista também realiza cirurgias para inserir esses implantes, que servem de base para a colocação de coroas, pontes ou próteses dentárias.
Dessa forma, o profissional consegue restaurar a função mastigatória e a estética do sorriso do paciente.
Como ingressar na área?
Para ingressar em uma das áreas da odontologia, o indicado é se inscrever no respectivo curso, para adquirir os conhecimentos necessários na profissão. Fora isso, também é preciso ter registro no conselho de classe, para atuar no nicho.
Na faculdade UNAMA, você encontra todo o suporte técnico e pedagógico necessário para uma boa formação. Nossa instituição possui nota máxima no MEC e conta com uma infraestrutura física e digital de ponta.
Além disso, nossos alunos aprendem com uma metodologia de ensino inovadora, que incentiva o aprendizado. Inclusive, essa metodologia é aplicada por professores qualificados e experientes, que conhecem bem o mercado de trabalho.
Diante do exposto, para ter uma carreira brilhante na odontologia, faça a sua inscrição no curso de Odontologia UNAMA e saia na frente!