Conhecer os tópicos que mais aparecem na prova de português Enem ajuda os estudantes a se prepararem melhor para o exame. Afinal, o português é a língua oficial do país, auxiliando em diversas situações do cotidiano.
Nesse contexto, se você deseja tirar uma boa pontuação na prova e estudar os temas certos, conheça os 6 assuntos mais recorrentes e entenda por que eles são tão importantes para o Exame Nacional do Ensino Médio. Boa leitura!
O que é português no Enem?
O português no Enem é uma parte fundamental da prova, abordando diversos aspectos da língua portuguesa e sua aplicação prática. As questões se encontram no caderno de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e se dividem em dois blocos.
Sendo o primeiro bloco voltado para a interpretação de textos no idioma, como textos literários, jornalísticos, publicitários, entre outros. Já a segunda parte engloba toda a estrutura gramatical e a norma culta da língua.
Qual a importância da matéria?
A língua portuguesa, no Brasil, influencia diversas esferas da vida social. Por exemplo, a esfera cultural, econômica e política. Dito isso, é perceptível que a sua importância é multifacetada, e que ela pode ser observada em vários aspectos.
O principal deles é a identidade nacional e cultura brasileira. Visto que o português é a língua oficial do país, agindo como um elemento central da identidade nacional.
Além disso, é o domínio da língua portuguesa que oferece o acesso à educação formal e ao conhecimento. Já que todas as etapas da educação brasileira, desde o ensino básico até o superior, são ministradas em português.
Fora isso, o idioma também facilita a comunicação entre pessoas de diferentes regiões e culturas dentro do Brasil. Sendo assim, ele é essencial para a integração social, permitindo que indivíduos de diferentes contextos sociais e econômicos se comuniquem.
Como funcionam as questões?
No total, são 15 questões de português no Enem. Todas elas apresentam um enunciado, que deve ser lido e interpretado, visando fornecer a resposta correta.
Como mencionado, a prova é dividida em 2 blocos, o primeiro exige habilidades de interpretação de texto. Já no segundo bloco, o candidato deve demonstrar suas habilidades com a gramática do idioma.
Em ambos os blocos, são disponibilizadas questões de múltipla escolha, com 5 opções de resposta: (a), (b), (c), (d) e (e).
Como funciona a prova?
De forma geral, o Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova dividida em 2 partes. Sendo que cada etapa do exame é realizada em 2 domingos seguidos.
Durante a realização da prova, os alunos têm 5h30m em cada domingo de exame, para resolver um total de 180 questões, em diferentes áreas do conhecimento. Além de desenvolverem uma redação dissertativo-argumentativa.
Quais os principais tópicos?
Nas linhas a seguir, confira quais são os principais assuntos abordados na prova de português Enem, para montar um cronograma de estudos eficiente.
1. Interpretação de textos
No Enem, a interpretação de textos é uma competência que envolve a capacidade de compreender e analisar diferentes tipos de textos. Geralmente, são abordados textos literários e não literários, assim como conteúdos visuais e multimodais, como gráficos e infográficos.
Nesse sentido, os candidatos são desafiados a:
- Identificar ideias principais e secundárias;
- Fazer inferências sobre informações implícitas;
- Distinguir entre fatos e opiniões;
- Interpretar o estilo e a linguagem figurativa utilizada nos textos, como metáforas e ironias;
- Entender o tom e a intenção do autor.
2. Literatura
A literatura no Enem é o estudo e a interpretação de obras literárias, promovendo a reflexão crítica sobre temas, estilos, movimentos literários e autores. Sendo assim, as questões visam avaliar a compreensão dos candidatos sobre diversos textos literários.
Principalmente, os clássicos da literatura brasileira até obras contemporâneas, passando por diferentes gêneros como poesia, conto, crônica, romance e teatro.
Na prova, você encontrará questões que abordam:
- Aspectos históricos, culturais e sociais;
- Características de estilos literários, como o modernismo, romantismo e realismo;
- Linguagem e os recursos estilísticos usados pelos autores;
- Intertextualidade, onde os textos dialogam entre si ou com outras formas de arte, como música e cinema.
3. Gramática
Igualmente de grande importância e relevância, assim como a interpretação de texto, a gramática aparece no Enem como um tema essencial. No exame, as questões de gramática englobam diversos aspectos da língua portuguesa, incluindo:
- Ortografia;
- Morfologia – estrutura das palavras;
- Sintaxe – estrutura das frases;
- Semântica – significado das palavras;
- Pontuação.
4. Semântica
As questões de semântica na prova de português Enem, explora a capacidade dos candidatos de compreender e analisar os sentidos que as palavras e expressões assumem, em diferentes contextos.
Isso inclui identificar sinônimos, antônimos, e homônimos. Bem como reconhecer ambiguidades e implicações implícitas nos textos.
5. Figuras de linguagem
Bastante frequente no exame, as figuras de linguagem estão presentes especialmente nas questões de interpretação de textos e literatura. Esse é um recurso expressivo que os autores utilizam, para dar mais ênfase, beleza, ou clareza às suas mensagens.
Entre as figuras de linguagem mais comuns abordadas no ENEM estão:
- Metáfora;
- Metonímia;
- Ironia;
- Hipérbole;
- Antítese;
- Paradoxo;
- Eufemismo;
- Aliteração.
6. Intertextualidade
A intertextualidade é a relação que um texto estabelece com outros textos, seja de forma explícita ou implícita. Aliás, essa relação pode ocorrer de diversas maneiras, como citações diretas, alusões, paráfrases, ou reinterpretações de temas, personagens, ou estilos.
No ENEM, os candidatos devem reconhecer essas conexões e entender como um texto pode dialogar com outros, criando novos significados ou reforçando mensagens.
As questões envolvem diferentes gêneros e contextos, como literatura, jornalismo, música, cinema, entre outros. Por exemplo, um poema pode ser colocado em diálogo com uma música contemporânea, que aborda o mesmo tema.
Como usar a nota do ENEM na UNAMA?
Na UNAMA, você pode utilizar a sua nota no ENEM como parte do processo seletivo, para a admissão em cursos de graduação. Uma vez que a nossa faculdade permite ingressar diretamente nos cursos, usando a pontuação do exame.
Os interessados em estudar na UNAMA também conseguem cursar a graduação de interesse, com bolsas que cobrem 100% ou 50% do valor das mensalidades. Pois, participamos de programas estudantis, como o Prouni.Sendo assim, conheça o nosso catálogo de cursos e use a sua nota do Enem, para estudar em uma faculdade com nota máxima no MEC!