Se você é um vestibulando, com certeza já percebeu que o vestibular requer muito mais do que apenas informações acadêmicas. Durante os estudos, também é necessário reter conhecimentos sobre contextos históricos, sociais e culturais.
Por esse motivo, selecionamos neste texto 9 personalidades importantes que todo vestibulando precisa conhecer, para você enriquecer o seu repertório. Saiba mais!
O que são personalidades importantes para vestibulandos?
As personalidades importantes da sociedade são pessoas que, ao longo da história, contribuíram significativamente para o desenvolvimento da humanidade.
Cada personalidade teve um papel preponderante em nichos específicos, contribuindo em áreas políticas, sociais, culturais, filosóficas, científicas e tecnológicas. Por esse motivo, geralmente aparecem em provas de vestibulares.
9 personalidades importantes
Conhecer as personalidades importantes da sociedade te ajuda a contextualizar acontecimentos. Além disso, por meio dessas informações, você se aprofunda em conteúdos que abordam diversas áreas do conhecimento.
Abaixo, você encontra 9 pessoas cujas vidas impactaram a história, filosofia, ciências humanas, políticas, entre outras. Explore legados incríveis e intensifique seus estudos!
1. D.Pedro II
Nascido em 2 de dezembro de 1825 e falecido em 5 de dezembro de 1891, Dom Pedro II foi o segundo e último imperador do Brasil. Seu governo durou entre 1831 até a Proclamação da República em 1889.
Dom Pedro II ficou conhecido pela sua preocupação com a educação, ciência e cultura, impactando na modernização e desenvolvimento do país. Ademais, o imperador também se destacou por sua diplomacia, sendo respeitado internacionalmente.
2. Zumbi dos Palmares
De grande importância na história da escravidão brasileira, Zumbi dos Palmares viveu entre os anos de 1655 e 1695. Ele foi o último líder do Quilombo dos Palmares, o maior e mais famoso quilombo do período colonial no país.
De modo obstinado, Palmares foi uma resistência à escravidão, oferecendo refúgio para africanos e descendentes de escravizados. A história do Zumbi dos Palmares inspirou e ainda inspira gerações, como símbolo da luta pela liberdade e pelos direitos dos negros.
3. Getúlio Vargas
Getúlio Vargas governou o Brasil em dois períodos distintos: de 1930 a 1945, durante o governo provisório e, posteriormente, de 1951 até o seu suicídio em 1954. Nos livros de história, é citado como um presidente autoritário.
Isso porque, ele governou o país com políticas de centralização governamental, controle da imprensa e repressão política. Mas, esses não são seus únicos feitos conhecidos.
Vargas também teve grande influência na criação de leis trabalhistas que garantem direitos aos trabalhadores. Como, por exemplo, a jornada de trabalho de oito horas, férias remuneradas e o direito à aposentadoria.
4. Aristóteles
Quando o assunto é filosofia, Aristóteles é uma das personalidades mais importantes do nicho. Ele nasceu em 384 a.C. na cidade de Estagira, na antiga Grécia, e faleceu em 322 a.C. em Eubéia.
Suas contribuições abrangem diversas áreas do conhecimento, como filosofia, ciência, ética, política e lógica, ajudando na estruturação da sociedade. Com destaque para os seus estudos na área da lógica, ética e política.
5. Alexandre o Grande
Conhecido como um dos maiores líderes militares e governantes da história antiga, Alexandre o Grande viveu de 356 a.C. a 323 a.C. Filho de rei, Alexandre começou sua campanha de conquistas ainda jovem, estendendo seu império desde a Grécia até a Índia.
Com sua genialidade estratégica e habilidade militar, ele fundou diversas cidades, como Alexandria, que se tornaram importantes centros culturais e econômicos. Suas conquistas promoveu a fusão de culturas, difundindo a língua, a ciência e a arte.
6. Isaac Newton
Se você passou pelo ensino fundamental e médio, conhece os feitos de Isaac Newton. Afinal de contas, ele fez diversas contribuições para a física, entre 1643 quando nasceu e 1727, data do seu falecimento.
Newton é amplamente conhecido por suas três leis do movimento e a lei da gravidade, que explicam o comportamento dos corpos celestes e a atração gravitacional entre eles. Além dos seus estudos em óptica, matemática e cálculo diferencial.
7. Marie Curie
Marie Curie nasceu em 7 de novembro de 1867 e faleceu em 4 de julho de 1934. Entre as suas principais contribuições, estão seus estudos na área da radioatividade, que a tornou a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel, em 1903, juntamente com seu marido.
Em 1911, Marie Curie recebeu o Prêmio Nobel novamente, desta vez sozinha, pela descoberta dos elementos químicos polônio e rádio. Desde então, suas descobertas abriram caminho para o uso da radioatividade no tratamento de doenças, como o câncer.
8. Martin Luther King Jr
Outro nome na nossa lista de personalidades importantes é o de Martin Luther King Jr. Conhecido como líder religioso e ativista dos direitos civis nos Estados Unidos, ele nasceu em 15 de janeiro de 1929 e faleceu em 4 de abril de 1968.
Martin Luther King lutou incansavelmente contra a segregação racial e pela igualdade de direitos, para a população afro-americana. Não podemos esquecer do seu famoso discurso “I Have a Dream”, que inspira gerações.
9. Ada Lovelace
Por fim, temos Ada Lovelace, nascida em 10 de dezembro de 1815 e falecida em 27 de novembro de 1852. Ela é considerada a primeira programadora de computadores do mundo, com destaque no campo da matemática e da ciência.
Ada trabalhou na criação dos primeiros algoritmos destinados à Máquina Analítica, o que possibilitou o conceito de programação de computadores. Em seu famoso artigo em 1843, ela explicou como a máquina poderia manipular símbolos para realizar cálculos complexos.
Como visto, muitas pessoas tiveram um papel importante no desenvolvimento da sociedade, transformando como enxergamos e governamos o mundo. Acompanhe o nosso blog para mais informações acadêmicas relevantes!