Se você está conectado nas redes sociais, sabe o tamanho da influência que pessoas com muitos seguidores exercem nas plataformas.
Acontece que com a constante mudança pelo consumo de conteúdos, a maneira de influenciar pessoas passou por uma metamorfose, criando-se assim, mais uma vertente da área, o marketing de influência.
Quer saber mais como funciona essa área e como ter sucesso nessa profissão? Conheça detalhes!
O que é marketing de influência?
Marketing de influência é uma estratégia que utiliza criadores de conteúdo, como influenciadores digitais, para promover marcas, produtos ou serviços de forma mais autêntica e envolvente.
Esses influenciadores, que possuem uma audiência fiel e engajada, atuam como intermediários entre as marcas e o público, gerando credibilidade e aumentando o alcance das campanhas.
Para trabalhar com as marcas, os criadores de conteúdo precisam ter uma alta relevância nas redes sociais, além de engajar o seu público. Dessa maneira, eles conseguem promover produtos e serviços.
Essa abordagem não se limita a celebridades, mas conta também com micro e nano-influenciadores, que desempenham um papel essencial, especialmente quando o objetivo é alcançar nichos específicos.
Como funciona a profissão?
Onde entra o profissional de marketing na história? As marcas precisam de alguém nos bastidores, para encontrar os melhores influenciadores, que combinem com o perfil da empresa.
A equipe de marketing fica responsável por analisar métricas e o planejamento de campanhas criativas. Além disso, o marqueteiro usa suas habilidades corporativas em comunicação, negociação e gestão de redes sociais, para ajudar os influenciadores.
Portanto, se você deseja ingressar no nicho, impulsionando marcas e pessoas, continue lendo e descubra mais sobre a profissão.
Sua importância
O marketing de influência é um setor fundamental no cenário atual. Pois, ele conecta as marcas e seus públicos de forma autêntica e personalizada, aproveitando a confiança que os influenciadores estabelecem com seus seguidores.
Em cenário global, esse mercado movimenta cerca de 24 bilhões de dólares, com boas estimativas de crescimento para os próximos anos.
Afinal de contas, essa estratégia amplia o alcance das campanhas, melhorando o engajamento e a credibilidade das marcas, em um mercado cada vez mais competitivo.
Média salarial
Atuando na área de marketing de influência, o marqueteiro costuma ganhar entre R$3.000 e R$4.000, com a média de R$3.501 mensais. Contudo, esses dados abrangem apenas o regime CLT.
Isso significa que atuando como autônomo, dependendo do nível de relevância do influenciador com quem trabalha, os valores podem ser bem maiores. Visto que esse é um mercado bilionário, que movimenta a economia global.
Concorrência
Segundo o relatório “Social Media Trends 2024” da Hootsuite, o marketing de influência ganhará força em 2025, com novas tendências para esse ano. Isso faz com que a profissão ganhe relevância, oferecendo boas oportunidades de ingresso.
Entre as principais inovações no setor, está o conteúdo gerado pelo usuário, conhecido como UGC. Uma vez que essa abordagem contempla influenciadores menores, priorizando conteúdos espontâneos e dinâmicos.
Estágio
O estágio na área é uma oportunidade de ajudar as empresas e os influenciadores selecionados pelas marcas. Nesse contexto, o estagiário auxilia na análise de métricas e feedbacks, para criar campanhas criativas e eficazes.
Visto que seu trabalho é ajudar o criador de conteúdo a criar conexões emocionais com seu público, impulsionando vendas.
Para isso, é explorada a confiança e a conexão emocional que os influenciadores têm com seus seguidores, gerando campanhas que impactam diretamente o público-alvo.
De modo geral, o estágio é início da carreira profissional, onde o marqueteiro aprende sobre o mercado de trabalho e o nicho escolhido.
Onde pode atuar?
O marqueteiro que atua na área do marketing digital, voltado para o nicho da influência em redes sociais, pode trabalhar em diversos ambientes. Como, por exemplo:
- Agência de marketing e publicidade;
- Escritórios de publicidade e propaganda;
- Setores de marketing de empresas privadas e públicas;
- Agência de influenciadores;
- Produção de conteúdo;
- Análise de dados;
- Gestão de relações com influenciadores.
Com o crescimento do marketing de influência, essas áreas oferecem não apenas oportunidades diversificadas, mas também um cenário dinâmico e inovador para profissionais que desejam se destacar.
Quais cursos fazer para ingressar na área?
O marketing de influência exige bastante conhecimento técnico do profissional. Por esse motivo, para atuar no nicho, é imprescindível ter formação acadêmica em Marketing ou curso relacionado, como Publicidade e Propaganda.
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