O que é ENEM, FIES e Prouni? Saiba o que são estes programas e como eles funcionam

O que é ENEM, FIES e PROUNI? Veja os programas federais que auxiliam na possibilidade de ingressar no ensino superior

Caso você esteja se preparando para ingressar no ensino superior, saber o que é ENEM, o que é Prouni e o que é Fies é essencial para conseguir alcançar os seus objetivos acadêmicos. 

Sendo assim, criamos este texto, para que você tenha acesso a mais informações a respeito destas siglas muito utilizadas pelos estudantes brasileiros. Veja mais! 

O que é ENEM?

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova realizada todos os anos pelo Ministério da Educação, cujo objetivo é avaliar o desempenho dos alunos que concluíram o ensino médio.

Por meio do ENEM, os alunos podem ingressar no ensino superior, pois, o Exame Nacional do Ensino Médio é utilizado como meio de seleção para programas como o FIES, Sisu e Prouni.

Como funciona o ENEM?

O ENEM é uma avaliação composta por provas de quatro áreas: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, além da redação. O exame procura avaliar o conhecimento e as habilidades dos alunos que concluíram o ensino médio ou estão em fase de conclusão. 

As notas obtidas nas provas podem ser usadas para ingresso em universidades, acesso a programas de financiamento estudantil e certificação de conclusão do ensino médio. 

É interessante destacar que o ENEM utiliza uma escala de notas conhecida como TRI (Teoria de Resposta ao Item), que considera a dificuldade das questões e o desempenho do estudante em cada uma delas para calcular a pontuação final.

Saiba como o Exame Nacional do Ensino Médio funciona:

  • Qualquer pessoa que esteja concluindo o ensino médio ou já concluiu os estudos pode fazer o ENEM;
  • As provas acontecem em dois domingos seguidos;
  • Para fazer a prova do ENEM, os interessados devem se inscrever de forma online e pagar uma taxa ou entrar com o pedido de isenção de taxa;
  • Os candidatos precisam respeitar as normas estabelecidas pelo Ministério da Educação, no dia da aplicação da prova, como usar relógio, caneta de material não transparente, usar bonés, entre outros.  

As inscrições para o ENEM 2024 já estão abertas e vão até o dia 7/06/2024.

O que é o ProUni?

O Programa Universidade para Todos – Prouni, é um programa do governo federal que oferece bolsas de estudo parciais ou integrais, para aqueles que obtiveram nota mínima no ENEM.

Com isso, é essencial que o estudante entenda melhor como funciona o programa, para saber a melhor forma de entrar em uma faculdade. As inscrições acontecem duas vezes por ano, e acompanham o início do primeiro e do segundo semestre das instituições.

Para quem é e como funciona o programa?

O ProUni é destinado a estudantes de baixa renda que desejam ingressar no ensino superior.

Para participar do Prouni é preciso atender a pelo menos uma de uma série de exigências. Veja abaixo!

  1. O estudante precisa ter cursado:
  • o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
  • o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; e
  • o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  1. Ser pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação
  2. Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. 

O processo seletivo do programa acontece duas vezes ao ano e os candidatos podem escolher até duas opções de curso. 

Quais as modalidades de bolsas oferecidas?

As bolsas integrais são destinadas a estudantes com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo e cobrem 100% do valor da mensalidade. Já as bolsas parciais são para aqueles com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos e cobre 50% do valor mensal.

Cada instituição define sobre o percentual de bolsas oferecido e o aluno consegue verificar no ato da inscrição. Além disso, para concorrer é preciso estar dentro da nota de corte estipulada para cada curso de graduação.

O que é o FIES?

O FIES é um financiamento estudantil que oferece condições favoráveis para que o aluno possa cursar a sua faculdade particular, sem se preocupar com as mensalidades da mesma naquele momento.

Devido ao seu grande sucesso entre os jovens e aqueles que não possuem a capacidade de arcar com os custos do ensino superior no momento, muitas pessoas se interessam em saber o que é FIES e como ele funciona.

Como funciona este financiamento?

Preparamos um passo a passo para você entender melhor como funciona o programa. Confira!

1º passo (Inscrição): os estudantes interessados em obter o financiamento devem se inscrever no processo seletivo do FIES, que geralmente ocorre duas vezes por ano.

2º passo (Nota do ENEM): o programa utiliza a nota do exame como critério de seleção. Os candidatos precisam ter uma pontuação mínima para serem elegíveis.

3º passo (Escolha da Instituição): após a aprovação no FIES, o estudante pode escolher a instituição e o curso que deseja cursar.

4º passo (Contratação do Financiamento): o programa oferece duas modalidades de financiamento para o aluno escolher: o FIES Tradicional e o P-FIES. O FIES Tradicional é oferecido pelo governo e possui taxas de juros mais baixas. Já o P-FIES é uma modalidade em que os recursos são oferecidos por instituições financeiras privadas, mas em parceria com o governo.

5º passo – (Pagamento): ao longo do curso, o aluno não precisar pagar a mensalidade, dependendo de sua renda. Somente 1 ano e meio após a formatura, o estudante começa a pagar o seu financiamento estudantil, em parcelas mensais. O prazo de quitação do valor é de vários anos e os juros são pagos em boletos trimestrais.

Quais são os requisitos para aderir ao financiamento?

O principal requisito para participar do FIES é ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio. Além disso, os interessados também precisam ter média igual ou maior do que 450 pontos, e ter tirado mais de 400 pontos na redação do ENEM. A renda familiar deve ser de 3 salários mínimos por pessoa.

Conheça os impactos do FIES na ampliação do acesso ao ensino superior

Por permitir que o aluno estude sem precisar se preocupar com a mensalidade do curso naquele momento, o FIES aumentou consideravelmente o ingresso de pessoas no ensino superior, aumentando o número de profissionais no mercado de trabalho.

Em suma, saber o que é ENEM é uma excelente maneira de conquistar o tão sonhado diploma universitário.

Acompanhe nosso blog para ficar por dentro das principais datas dos programas e como participar!

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade