No marketing sensorial, os sentidos do consumidor são explorados para criar experiências memoráveis e influenciar as suas decisões de compra.
Essa área acredita que, ao trabalhar com visão, audição, olfato, paladar e tato, as empresas conseguem despertar emoções que fortalecem a conexão com a marca e aumentam as vendas. Saiba mais sobre o assunto!
O que é marketing sensorial?
O marketing sensorial é uma estratégia que utiliza os cinco sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato). Seu objetivo é criar experiências de consumo envolventes e memoráveis, para despertar emoções e influenciar o comportamento do cliente.
No dia a dia, essa estratégia de marketing promete fortalecer a conexão com a marca e estimular as decisões de compra do público-alvo.
Como funcionam as 5 ações sensoriais?
Sabemos que usar os 5 sentidos em estratégias de marketing pode impulsionar campanhas. Mas, como exatamente funcionam as 5 ações sensoriais? Respondemos essa pergunta nos profissionais tópicos, confira!
Marketing usando a visão
O marketing usando a visão foca em elementos visuais para atrair e envolver o consumidor. Por exemplo, o uso de cores, iluminação, design de embalagem e disposição de produtos.
Geralmente, essa ação sensorial usa imagens impactantes, logotipos bem elaborados e ambientações agradáveis, que ajudam a transmitir a identidade da marca e despertar emoções, tornando a experiência mais memorável.
Marketing usando a audição
Já o marketing usando a audição explora sons, músicas e jingles para criar conexões emocionais com o consumidor. São ótimos exemplos as trilhas sonoras usadas em lojas, anúncios ou vídeos.
Dessa forma, os profissionais conseguem reforçar a identidade da marca, influenciar o humor do público e aumentar o engajamento. Pois, os sons são capazes de tornar experiências de compra mais envolventes.
Marketing usando o olfato
O marketing usando o olfato trabalha com aromas e fragrâncias para evocar emoções, memórias e sensações positivas nos consumidores.
Lojas, restaurantes e hotéis utilizam cheiros específicos para criar ambientes agradáveis e estimular compras ou fidelização. Afinal de contas, um cheirinho inesquecível deixa a experiência sensorial mais marcante.
Marketing usando o paladar
No marketing usando o paladar, os profissionais procuram oferecer experiências gustativas que conectem o consumidor à marca. Como, degustações, amostras de produtos ou alimentos personalizados.
Uma vez que essa estratégia ajuda a criar memórias positivas, além de aumentar a percepção de qualidade do produto e estimular a decisão de compra.
Marketing usando o tato
O marketing usando o tato explora o contato físico com produtos ou materiais para gerar sensações agradáveis. Podemos citar o uso de texturas diferenciadas em embalagens, tecidos, displays ou objetos interativos.
A ideia é envolver o consumidor, criar experiências memoráveis e fortalecer a conexão emocional com a marca, por meio de texturas e formatos agradáveis.
Como os sentidos influenciam na compra?
Quantas vezes você escolheu um produto pela sua aparência, cheiro ou formato? Acontece que os sentidos despertam emoções, memórias e sensações que conectam o consumidor à marca.
Por esse motivo, experiências visuais, sonoras, olfativas, gustativas e táteis tornam a interação mais memorável. Assim, você escolhe produtos ou serviços de forma mais consciente e emocional.
Tendências em experiências imersivas
As tendências em experiências imersivas no marketing permitem que os consumidores vivenciem produtos e serviços de forma envolvente. Isso cria conexões emocionais mais fortes, aumentando o engajamento do público.
Nas linhas a seguir, confira quais são as principais tendências em experiências imersivas do mercado da publicidade e propaganda que vêm ganhando destaque no mercado.
- Realidade aumentada (AR);
- Realidade virtual (VR);
- Projeções interativas;
- Tecnologias sensoriais.
Em síntese, o marketing sensorial é uma excelente estratégia, que ajuda a vender produtos e serviços, além de fidelizar clientes. Para conhecer mais estratégias úteis de marketing, acesse nosso blog!
FAQ
1. Quais empresas usam marketing imersivo?
Empresas como Nike, IKEA e Starbucks utilizam marketing imersivo, oferecendo experiências interativas, realidade aumentada e ambientes sensoriais.
2. Quanto tempo dura a graduação em marketing?
Na UNAMA, o curso de Marketing em sua versão EAD tem duração de 18 meses letivos.