Você se acha uma pessoa criativa? Essa é uma questão bem complexa, mas que pode te fazer se destacar no mercado de trabalho. Afinal, as pessoas criativas acabam sendo aquelas que buscam maneiras inovadoras de resolver problemas e com isso, são capazes de trazer resultados surpreendentes para as empresas.
Apesar disso, existem muitas pessoas que não se sentem criativas e que precisam de um empurrãozinho para despertar essa habilidade dentro de si. Portanto, confira essa lista com os melhores livros sobre criatividade e inspire-se!
O que são livros sobre criatividade?
Os livros por si só podem ser considerados um mundo à parte, capaz de te levar para qualquer lugar sem sair de casa. Quando falamos sobre criatividade, precisamos destacar o trabalho de diversos autores que são capazes até mesmo de interligar universos únicos em suas obras literárias.
Além disso, existem livros que visam te estimular na hora de despertar o seu lado criativo. Por isso, autores como Austin Kleon e Elizabeth Cameron, por exemplo, utilizam de suas experiências pessoais para motivar os leitores a criar sem medo.
Por isso, os livros sobre criatividade são obras fascinantes que inspiram seus leitores. Afinal, é através deles que você vai conseguir entender que não existe nada melhor para despertar a criatividade do que a criação.
Por que ler sobre criatividade profissional?
Bom, quando você pega um livro e se conecta com a história que ele conta, é como se estivesse viajando para diversos lugares diferentes, participando de debates constantes com os personagens e até mesmo adquirindo novos conhecimentos.
Mas, e quando se trata da criatividade profissional? Como os livros vão te auxiliar?
É simples! Os livros de criatividade são obras fascinantes e, muitas vezes, contadas a partir das experiências de vida do autor. Com isso, você vai ter em suas mãos uma história baseada em fatos reais, com desafios que podem se parecer muito com os que você está passando agora.
Portanto, se você é uma pessoa que não se considera criativa e quer aprender mais sobre o assunto, pegue um livro do Austin Kleon, por exemplo, e foque em conhecer a história por trás dele. Logo depois, pare para refletir sobre tudo o que você leu e aprendeu com esta obra.
Com isso, é certo que ao final da leitura, a sua mente estará explodindo com várias ideias novas e criativas! Que tal experimentar essa dica?
Quais são os melhores livros sobre criatividade?
Confira a seguir, alguns dos melhores livros para despertar o seu lado criativo! Vamos lá?
1- Todos os livros do Austin Kleon
Se você pensa em livros que estimulam a criatividade, o primeiro autor que vem à mente é o Austin Kleon! Seus livros “Roube como um artista”, “Mostre seu trabalho” e “Siga em frente” se tornaram praticamente obrigatórios para as pessoas que querem aprender a expressar sua criatividade sem medo.
Com esse trio de peso, o autor defende que a originalidade não existe! É isso mesmo! Kleon afirma que você precisa “roubar ideias” e inspirações das mais variadas fontes para criar algo inovador e único.
O autor te incentiva a parar de seguir o conselho de “criar coisas a partir do que você sabe”. Ele te mostra que você deve criar aquilo que você gostaria que existisse! Esse livro é muito conhecido no Marketing, mas pode ser usado para qualquer profissional que esteja precisando despertar a criatividade.
2- A Grande Magia (Elizabeth Gilbert)
Elizabeth Gilbert fala sobre criatividade de um jeito bastante peculiar em sua obra “A Grande Magia”. Nesse livro, ela te mostra que existe uma conexão entre as ideias e o encantamento, pois quando você tem uma nova ideia, é como se uma entidade estivesse dentro de você querendo se manifestar pelo mundo.
Pois é, isso pode parecer estranho no começo, mas faz todo o sentido! Segundo a autora, você precisa permitir que as ideias saiam da sua cabeça e compreender qual o verdadeiro significado delas. A partir disso, ela compartilha suas experiências de vida e mostra que perder o medo, é o primeiro passo para ser criativo.
3- O Caminho do Artista (Juliana Cameron)
Em “O Caminho do Artista”, Juliana Cameron te mostra como superar os bloqueios criativos e se conectar com a criança que existe dentro de você! Neste livro, ela te oferece um “roteiro” de 12 semanas com exercícios práticos para despertar sua criatividade.
Além disso, a autora te conta sobre a importância de superar as crenças limitantes e libertar a sua mente para ser criativo por meio da escrita, ou seja, você precisa aceitar e compreender as suas ideias.
Portanto, esse livro te incentiva a se conectar com o seu eu interior a ponto de se libertar e despertar, de uma vez por todas, a criatividade.
4- Originais (Adam Grant)
“Originais” com certeza é um livro único e diferente de tudo que você já leu na vida! Com ele, Adam Grant desafia o senso comum de que a originalidade é um dom que nasce com as pessoas, pois ele acredita que qualquer pessoa pode se tornar criativo.
Além disso, o autor afirma que uma pessoa criativa é capaz de mudar totalmente o ambiente em que se encontra, principalmente quando se trata do mercado de trabalho.
Outro destaque desse livro é como Grant aborda a diferença que existe entre pensar e agir, mostrando uma série de estratégias que conectam essas duas ações. Segundo o autor, é indispensável acreditar em si mesmo e criar coisas sem se preocupar com a opinião das pessoas. Esse é o segredo para ser um destaque!
Resumindo, essas leituras vão te oferecer uma virada de chave para o caminho da criatividade, pois elas te mostram tanto através de metáfora quanto com experiências reais, que você pode desenvolver essa habilidade dentro de você.
Gostou dessas dicas? Então, comece agora mesmo essas leituras e continue acompanhando o nosso blog para descobrir novas maneiras de se destacar no mercado de trabalho!