Mulheres empreendedoras: confira 8 histórias inspiradoras!

Apesar da desigualdade de gênero, há muitas mulheres empreendedoras para inspirar essa jornada. Conheça 8 histórias de sucesso!

Empreender é um desafio, e para as mulheres, muitas vezes, esse caminho vem acompanhado de obstáculos extras. No entanto, elas seguem transformando sonhos em realidade, inovando e conquistando seu espaço no mercado. 

Atualmente, o Brasil conta com mais de 10 milhões de mulheres empreendedoras. No estado de Minas Gerais, o público feminino lidera 40% das pequenas empresas.

Diante disso, se você sonha em ser dona do seu próprio negócio, conheça 8 histórias inspiradoras de mulheres que superaram desafios, quebraram barreiras e construíram verdadeiros impérios.

O que é empreendedorismo feminino?

O empreendedorismo feminino é a participação das mulheres na criação, gestão e desenvolvimento de negócios próprios. Geralmente, as mulheres empreendedoras buscam por independência financeira, movimentando a economia do país.

Contudo, a luta feminina não envolve apenas o desenvolvimento financeiro. Pois, embora vivemos em um mundo moderno, a desigualdade de gênero ainda é uma questão no mercado de trabalho.

Inclusive, o público feminino ganha 20,7% a menos que os homens em empresas, com base em uma pesquisa da Agência Gov, que avaliou os salários de 50.692 negócios. Ou seja, o empreendedorismo feminino é uma luta contra o sistema. 

8 empreendedoras que se destacaram

Além de movimentar a economia, o empreendedorismo feminino tem um forte impacto social, gerando empregos e promovendo a inovação. 

Para que você possa se inspirar em mulheres empreendedoras, prossiga com a leitura e conheça 8 personalidades femininas cheias de coragem, determinação e criatividade.

1. Paola Carosella

Conhecida por ser empresária e ex-jurada do MasterChef Brasil, Paola Carosella é uma brilhante chef de cozinha, nascida na Argentina. Ela iniciou sua carreira gastronômica ainda jovem, trabalhando em restaurantes renomados pelo mundo.

Em 2001, Paola mudou-se para o Brasil, onde conquistou reconhecimento ao abrir o seu restaurante Arturito, além da sua rede de empanadas La Guapa.

Sua jornada rumo ao sucesso foi marcada por desafios, desde dificuldades financeiras até a adaptação ao mercado brasileiro. Entretanto, ela se manteve firme em seus objetivos com muito trabalho e dedicação, se consolidou como uma das chefs mais respeitadas do país.

2. Regina Tchelly

Nascida na Paraíba, Regina Tchelly é uma empreendedora e chef de cozinha, conhecida por seu projeto Favela Orgânica. Sua iniciativa transforma resíduos alimentares, como cascas, talos e sementes, em pratos nutritivos e saborosos.

O projeto Favela Orgânica foi criado em 2011 no Morro da Babilônia, no Rio de Janeiro, com bastante criatividade e poucos recursos. A princípio, Regina queria apenas promover a conscientização sobre desperdício e alimentação sustentável.

Mas, com o tempo, seu trabalho chamou a atenção de chefs renomados, empresas e organizações internacionais. Hoje, Regina dá palestras, realiza oficinas e inspira milhares de pessoas.

3. Zica Assis

Fundadora do Instituto Beleza Natural, Zica Assis é a empresária responsável pela criação de uma das maiores redes de salões do Brasil. O Instituto Beleza Natural é especializado em cabelos crespos e cacheados, sendo pioneiro no mercado.

Com uma história de muita superação, Zica era faxineira e cabeleireira, quando percebeu a falta de produtos específicos para cuidar dos fios naturais. 

Após anos de pesquisa, ela desenvolveu uma fórmula revolucionária para valorizar os cachos, se tornado referência no setor dos cosméticos. Nascida em uma comunidade do Rio de Janeiro, Zica teve que equilibrar trabalho e estudos para desenvolver sua fórmula.

4. Cristina Junqueira

Ostentando o título de segunda mulher mais rica do Brasil, Cristina Junqueira é cofundadora do Nubank, um dos maiores bancos digitais do mundo. 

Embora ela não aparenta ter enfrentado dificuldades financeiras em sua carreira, sendo formada pela Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, teve outros desafios em sua jornada, como as barreiras de gênero.

Como a única mulher na fundação do Nubank, Cristina sofreu com o ceticismo sobre a viabilidade do negócio. Mas, com bastante expertise e determinação, ajudou a transformar o Nubank em um gigante financeiro, ganhando destaque no setor.

5. Karla Felmanas (Cimed)

Conhecida como Karla Cimed, Karla Felmanas é vice-presidente da Cimed, uma das maiores indústrias farmacêuticas do Brasil. A empresa foi fundada por seu pai, João Adibe Marques, mas foi Karla a responsável pela modernização da marca.

Dessa forma, a Cimed conseguiu expandir o seu portfólio de produtos, tornando-se referência no setor de medicamentos acessíveis. Sob a liderança de Karla, a empresa fortaleceu sua presença no mercado, investindo em inovação e marketing.

De modo geral, sua jornada rumo ao sucesso foi impulsionada por sua visão estratégica e muita determinação, liderando um setor altamente competitivo.

6. Melinda Gates

Eleita pela Forbes como a 5 mulher mais influente do mundo, Melinda Gates é uma empresária, filantropa, cientista da computação e ex-executiva da Microsoft. 

Atualmente, ela é conhecida por seu trabalho na Fundação Bill & Melinda Gates, uma das maiores organizações filantrópicas existentes. Melinda teve uma carreira de sucesso na Microsoft, antes de se dedicar integralmente à filantropia. 

Sua fundação investe em saúde, educação e empoderamento feminino, financiando pesquisas e programas que impactam milhões de pessoas globalmente.

7. Sandra Chayo

Se você aprecia uma lingerie de qualidade, já deve ter ouvido falar sobre a Sandra Chayo. Ela é empresária e diretora da Hope Lingerie, uma das principais marcas de moda íntima do Brasil. 

Formada em arquitetura, Sandra é herdeira da indústria têxtil Hope, fundada pelo seu pai Nissim Hara. Como gestora da empresa, ela ajudou a transformar a Hope em uma referência no setor, expandindo a marca para além da lingerie.

Seu foco é a inovação, conforto e empoderamento feminino. Sendo assim, sob sua gestão, a Hope cresceu significativamente, criando novas linhas de produtos e fortalecendo sua presença no mercado nacional e internacional.

8. Rachel Maia

Com uma carreira de sucesso no mundo da moda, Rachel Maia é uma executiva e empreendedora brasileira, conhecida por sua atuação no mercado de luxo. Além disso, ela é uma das líderes negras mais influentes do país. 

Rachel é formada em contabilidade, com especializações em finanças e gestão. No mundo da moda, ela construiu uma carreira de sucesso em grandes empresas, como Tiffany & Co., Pandora e Lacoste. 

Em 2018, ela fundou a RM Consulting, empresa voltada para a inclusão e diversidade no ambiente corporativo. Agora, o seu objetivo é ajudar outras empresas, promovendo mudanças reais nas culturas organizacionais.

Como se tornar uma empreendedora?

A melhor maneira de integrar a lista de mulheres empreendedoras de sucesso, é se preparando academicamente para atuar em um mercado repleto de desafios. Nesse sentido, graduações e especializações na área de negócios podem te ajudar.

Na UNAMA, você encontra um extenso catálogo de cursos, com uma infraestrutura de ponta tanto para o EaD quanto presencial. Além disso, oferecemos um corpo docente qualificado e experiente, bem como somos nota máxima no MEC. 

Achou este artigo interessante? Acompanhe o blog da UNAMA e tenha acesso a mais conteúdos relevantes sobre curiosidades, mundo acadêmico e mercado de trabalho!

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade