O curso de engenharia elétrica é uma das áreas com o foco na construção e manutenção dos sistemas elétricos e eletrônicos. Além disso, os estudantes aprendem a atuar em projetos que incluem diversos equipamentos eletrônicos, redes de energia e sistemas de controle de projetos.
No conteúdo a seguir, vamos explorar como funciona esse curso de graduação, quais são as características principais dessa profissão e o que faz da UNAMA a escolha certa para você ter sucesso no mercado de trabalho. Acompanhe a gente até o final e confira!
O que é o curso de engenharia elétrica?
O curso de engenharia elétrica é um tipo de graduação com duração média de cinco anos. Ao longo do curso, os estudantes poderão aprofundar seus conhecimentos na projeção de circuitos de energia, principalmente quando falamos sobre redes elétricas e sistemas de geração de eletricidade.
A partir disso, os bacharéis em engenharia elétrica estarão capacitados para criar equipamentos eletrônicos, trabalhar em projetos que envolvem a manutenção de sistemas elétricos, no desenvolvimento de sistemas de controle para processos industriais, entre muitas outras coisas.
Porém, se o profissional preferir atuar como pesquisador ou até mesmo desenvolvedor de novas tecnologias, também será uma opção.
Ah, é muito importante te contar também que os engenheiros elétricos atuam em uma área que possui uma alta demanda no mercado de trabalho para lidar com eletricidade, eletrônica e eletromagnetismo. Portanto, existem diversas oportunidades bem interessantes!
O que esperar do curso?
Ao longo do curso, os estudantes são testados com disciplinas que vão desde os princípios básicos da eletricidade e do magnetismo até temas relacionados com inteligência artificial e teoria da computação.
Além disso, não podemos esquecer que, dependendo da universidade escolhida, você será exposto a aulas práticas em laboratórios para que consiga aplicar o que foi aprendido na sala de aula em diversos projetos e experimentos.
Ao cursar engenharia elétrica na UNAMA, os estudantes podem esperar um corpo docente extremamente qualificado e selecionado, oferecendo uma preparação completa para o mercado de trabalho.
Além disso, a universidade garante aos seus alunos uma estrutura com tecnologia de ponta e um material didático de qualidade para fornecer uma base de conhecimentos sólida e inovadora.
Quais são as disciplinas cursadas?
Durante o curso de Engenharia elétrica da UNAMA, os alunos têm acesso a uma grade curricular composta por matérias como Cálculo Diferencial, Desenho Técnico e Representação Gráfica, Química Aplicada à Engenharia, entre outras.
A partir do 5° semestre do curso mais ou menos, grande parte das disciplinas serão específicas para que o estudante adquira experiência com os desafios que podem surgir ao ser inserido no mercado de trabalho.
Dessa forma, a UNAMA garante que os futuros bachareis em engenharia elétrica saiam do curso preparados para enfrentar desafios do dia a dia e com uma formação completa para alcançar grandes vagas em empresas de grande porte.
Quanto tempo dura a graduação?
O curso de graduação em engenharia elétrica tem uma duração média de dez semestres, ou seja, ele poderá ser completado em 5 anos.
Como é a metodologia de ensino?
Para garantir o melhor para os seus alunos, a UNAMA adota uma metodologia de Educação a Distância (EaD), proporcionando uma forma prática e flexível para os estudantes que precisam conciliar os seus estudos com a rotina diária.
Um grande destaque dessa modalidade é oferecer um ambiente no qual o aprendizado é acessível, independente e sem preocupações posteriores para conseguir chegar nas aulas na hora certa.
A Tutoria On-line é um recurso especial que permite aos alunos esclarecer dúvidas, montar seus cronogramas de estudos e se manterem motivados ao longo de todo o curso. Essa assistência personalizada reflete o quanto a instituição busca promover uma experiência de ensino à distância eficiente e eficaz.
Além disso, as aulas funcionam 100% on-line, oferecendo total liberdade para que os alunos consigam organizar seus estudos de acordo com seu tempo e ritmo. Porém, a avaliação do aprendizado será feita por meio de uma prova presencial no pólo EaD de escolhido, garantindo que o conhecimento adquirido ao longo do curso seja validado.
Quais são as áreas de atuação?
Por ser um curso que aborda diversos assuntos, um estudante formado em engenharia elétrica pode trabalhar nas mais diversas áreas do ramo, como, por exemplo:
- Eletrotécnica e Energia: Para atuar projetando, operando e mantendo os sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica;
- Controle e Automação: Desenvolvendo sistemas de controle para máquinas e processos industriais, além de atuar na automação de sistemas.
- Eletrônica: Projetando e desenvolvendo circuitos eletrônicos para serem utilizados em diversas aplicações, desde dispositivos portáteis até equipamentos industriais mais complexos.
- Telecomunicações: Trabalhar em redes de comunicação, desenvolvendo tecnologias para transmissão de dados, voz e imagens.
- Eletroeletrônica: Para desenvolver equipamentos e sistemas que englobam tanto componentes elétricos quanto eletrônicos.
- Computação e Redes: Atuar no desenvolvimento de hardwares e softwares, além de administrar redes de computadores.
- Pesquisa e Desenvolvimento: Desenvolver projetos de pesquisa para alcançar avanços tecnológicos em laboratórios, instituições acadêmicas ou até mesmo em empresas de inovação.
- Educação: Lecionar para alunos do ensino superior ou técnico, compartilhando conhecimentos com os futuros engenheiros elétricos.
Com isso, já deu para notar que você tem um leque de possibilidades à sua disposição com esse curso, né?
Como se tornar um engenheiro?
Para se tornar um profissional graduado em engenharia elétrica é necessário buscar uma universidade de confiança, que seja reconhecida e bem avaliada pelo MEC e com mensalidades que cabem no seu bolso.
A UNAMA, por exemplo, possui um corpo docente altamente qualificado, possui nota 5 na avaliação do MEC e ainda por cima utiliza diversas tecnologias de ponta para tornar as aulas mais completas e atrativas para os alunos.
Dessa forma, ela garante aos estudantes um curso completo, com conhecimentos sólidos e preparados exclusivamente para os seus alunos saírem preparados para os desafios do mercado.
Então, se você está decidido que a engenharia elétrica é para você, não deixe de se inscrever no vestibular da UNAMA e garanta já sua vaga!