Conhecer os tópicos que mais aparecem na prova de filosofia Enem, ajuda os estudantes a se prepararem melhor para o exame e para a vida em sociedade.
Afinal, a disciplina de filosofia, embora pareça abstrata, auxilia em diversas situações do cotidiano. Além disso, ela desempenha um papel importante no Exame Nacional do Ensino Médio, como parte reflexiva.
Se você deseja tirar uma boa pontuação na prova, conheça os 6 assuntos mais recorrentes e entenda porque eles são tão importantes para o exame. Boa leitura!
O que é filosofia no Enem?
A filosofia no Enem é um conjunto de questões, voltadas para a capacidade crítica dos estudantes. Sendo assim, ela aborda diferentes perspectivas filosóficas, aplicadas tanto na teoria quanto na vida cotidiana.
No exame, as questões de filosofia estão incluídas no caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias, assim como Geografia, História e outras matérias.
De modo geral, elas englobam temas como teorias e correntes filosóficas, pensamentos de filósofos clássicos e contemporâneos, além de questões éticas e sociais.
Qual a importância da matéria?
A Filosofia ajuda a desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de argumentação. Bem como ela ajuda a fazer uma reflexão profunda sobre questões existenciais, éticas, conhecimentos e sociedade.
Sendo assim, ao estudar filosofia, você tem uma visão mais ampla e articulada dos problemas e desafios humanos. Características que contribuem para a formação de cidadãos mais conscientes e reflexivos, capazes de tomar decisões informadas.
Como funcionam as questões?
Na prova de filosofia Enem, os candidatos são desafiados a refletir sobre conceitos fundamentais da filosofia. Como, por exemplo, justiça, liberdade, moralidade e conhecimento.
Comumente, é exigido a interpretação de situações e textos complexos. Uma vez que o objetivo da prova é a identificação da resposta certa, com base na análise desses conteúdos.
No geral, você irá encontrar 15 questões de filosofia no Exame Nacional do Ensino Médio, sendo todas elas de múltipla escolha, com 5 opções de resposta: (a), (b), (c), (d) e (e).
Como funciona a prova?
A prova do Enem é dividida em duas partes e acontece em 2 domingos consecutivos. Além da prova de filosofia, ela conta com várias outras disciplinas, como química, matemática, português, língua estrangeira e redação.
Os alunos têm 5h30m para responder às questões referentes a cada disciplina e fazer a redação, em cada dia de prova. No final, é feita uma média com a pontuação obtida em todas as matérias e na redação, para extrair a nota final do Enem.
Quais os principais tópicos?
Abaixo, apresentamos quais são os principais temas da prova de filosofia do Enem, para que você tenha uma visão geral dos conceitos e correntes filosóficas abordadas.
Assim, você identifica quais assuntos precisa dominar para se destacar no exame e ingressar em uma boa faculdade. Conheça detalhes!
1. Ética e moral
Com base nas provas anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio, a ética e a moral, assim como os demais temas da lista, é um assunto bastante presente na prova de filosofia Enem.
A ética é o estudo sistemático dos princípios que orientam o comportamento humano. Já a moral, por outro lado, é o conjunto de normas, valores e costumes, que regem o comportamento dos indivíduos em uma sociedade.
No Enem, os candidatos devem responder questões de base mais filosófica envolvendo a ética. Assim como devem demonstrar conhecimentos sobre a moral, culturalmente estabelecidos em nossa sociedade.
2. Democracia
Desde os tempos antigos, os filósofos refletem sobre a democracia e a sua importância. Atualmente, muitos países funcionam de forma democrática, o que intensifica a relevância do tema.
Nesse contexto, a prova de filosofia desafia os candidatos a analisar a democracia e o seu impacto para a estabilidade e justiça social. Além de convidar você a comparar diferentes formas de governo existentes.
De modo geral, as questões de democracia são referentes às práticas da democracia em diferentes contextos históricos e contemporâneos. Pois, o objetivo é promover a capacidade de pensar criticamente sobre questões cívicas e políticas.
3. Relações de poder
No Enem, as relações de poder são exploradas com base na estrutura social. Como, por exemplo, a forma que o poder é distribuído e exercido em diferentes contextos sociais, políticos e econômicos.
Durante a realização do exame, você encontra questões sobre como o poder afeta as dinâmicas sociais, as decisões políticas e as interações humanas. Principalmente, focadas em questões de justiça e igualdade social.
4. Conhecimentos clássicos
Como mencionado, a filosofia é uma disciplina de grande importância para a sociedade. Já que ela incentiva a reflexão, além de ajudar os indivíduos a ter uma visão mais ampla e articulada dos problemas e desafios humanos.
Mas, essa base sólida que conhecemos hoje, não é algo recente. Isso porque, a filosofia teve seu início a séculos atrás, sendo aprimorada ao decorrer dos anos.
Dessa forma, além de compreender os conceitos contemporâneos, também é relevante dominar os conceitos históricos, para tirar uma boa nota no Enem. Portanto, em seus estudos, foque em assuntos como:
- Grandes filósofos do passado: Sócrates, Platão, etc;
- Estoicismo;
- Epicurismo;
- Iluminismo;
- Kant e o idealismo alemão;
- Marxismo.
5. Justiça
Outro tema de grande relevância na prova de filosofia Enem é a justiça. No exame, o assunto é abordado em relação a diferentes teorias e perspectivas filosóficas.
Sendo assim, os candidatos devem conseguir identificar e comparar essas perspectivas, que colaboram para uma sociedade mais justa. São temas comumente vistos:
- Teoria da justiça de Platão;
- Justiça aristotélica;
- Teoria da justiça de John Rawls;
- Justiça utilitarista.
6. Existencialismo
As discussões filosóficas tiveram origem na Grécia antiga, com os pensadores da época refletindo sobre o existencialismo. Ou seja, é impossível falar de filosofia sem mencionar o tema.
De modo geral, Sartre é um dos principais expoentes do existencialismo, com a sua ideia central de que “a existência precede a essência”. Mas, ele não é o único filósofo a focar no assunto. Na lista, também temos:
- Simone de Beauvoir;
- Albert Camus;
- Friedrich Nietzsche.
Como usar a nota do ENEM para entrar na UNAMA?
A UNAMA é uma faculdade que se importa com a qualidade do ensino e o acesso dinâmico à educação superior. Sendo assim, além de contarmos com nota máxima no MEC, também oferecemos diversas formas de ingresso em nossa faculdade.
Nossos alunos podem ingressar no curso superior de interesse usando a sua nota do Enem, como alternativa ao vestibular agendado. Também é possível empregar a nota do exame, para participar de programas estudantis os quais fazemos parte, como o Prouni.Conheça o nosso catálogo de cursos e use a sua nota do Enem para se graduar, com todo o suporte técnico e pedagógico necessário para uma boa formação!