Se o seu sonho é empreender na arquitetura para expressar toda a sua paixão pelo nicho, saiba que há muitas possibilidades para isso.
Entenda nesse conteúdo quais são as áreas mais promissoras e como você pode trabalhar de forma independente após a faculdade de Arquitetura. Confira!
O que é empreender na arquitetura?
Empreender na arquitetura é criar, desenvolver e gerenciar o seu próprio negócio, relacionado ao campo. Visto que essa prática pode abranger desde a prestação de serviços de design arquitetônico até a gestão de projetos de construção e desenvolvimento urbano.
De modo geral, os arquitetos podem trabalhar de forma independente logo após a formatura, abrindo seus próprios escritórios de arquitetura.
Mas, também é possível colaborar com outras empresas do setor, como construtoras, imobiliárias e startups voltadas para o desenvolvimento urbano e a sustentabilidade.
Quais são as áreas em alta no mercado?
A faculdade de Arquitetura oferece um amplo leque de oportunidades de atuação no mercado de trabalho. Sendo que muitas pessoas procuram pelo curso, justamente pela maior facilidade em empreender no nicho.
Portanto, para aproveitar essa crescente e lucrar com a sua Graduação em Arquitetura e Urbanismo, confira a seguir 6 ideias para abrir o seu próprio negócio:
1. Escritório de Arquitetura
Um escritório de arquitetura é uma empresa especializada na prestação de serviços relacionados ao design, planejamentos e construção de espaços arquitetônicos. Logo, existem vários motivos para abrir um escritório de arquitetura, como a realização profissional, controle criativo, flexibilidade e autonomia, além do potencial de lucro.
Para aumentar as suas chances de sucesso profissional, indicamos a Especialização em Gestão de Projetos com Ênfase na Arquitetura. Dessa forma, você aprende a gerenciar projetos de uma maneira mais eficaz.
2. Consultoria
Para os iniciantes, que desejam empreender com uma renda menor, oferecer consultoria na área da arquitetura é a melhor forma de iniciar os trabalhos no setor.
Afinal de contas, consultorias são uma prestação de serviços para outras empresas, sem a necessidade de ter que lidar com recursos próprios. Uma vez que o profissional irá comercializar apenas a sua expertise no assunto.
Nesse cenário, é preciso demonstrar bastante conhecimento específico, o qual pode ser adquirido na Especialização em Gerenciamento de Projetos de Arquitetura.
3. Realidade virtual
A realidade virtual está cada dia mais integrada ao campo da arquitetura, já que ela permite a pré-visualização de projetos, testes de design, colaboração remota, entre outros recursos úteis no campo.
Isso significa que a realidade virtual beneficia tanto o profissional quanto o cliente, fazendo com que ambos tenham uma melhor ideia final do projeto desenvolvido.
Para atuar na área, você pode cursar a Especialização em Arquitetura de Cloud Computing, para associar os recursos da computação aos seus conhecimentos técnicos em Arquitetura e Urbanismo.
4. Sustentabilidade
As startups voltadas para o desenvolvimento urbano e a sustentabilidade têm ganhado bastante espaço no mercado, devido à maior conscientização humana a respeito da natureza e a importância da preservação dos seus recursos naturais.
Projetos de arquitetura sustentáveis já ditam tendência mundialmente, com previsão de crescimento contínuo. Portanto, para acompanhar esse mercado promissor, foque na sustentabilidade!
5. Cursos online ou blogs
Outro setor em alta no mercado do empreendedorismo, são os de cursos online ou blogs especializados. Sendo assim, compartilhar o seu conhecimento em arquitetura também é uma boa ideia de negócio.
Ademais, ao atuar de forma online, você não precisa arcar inicialmente com os custos do escritório, sendo uma excelente opção para quem está iniciando como empreendedor.
6. Loja de produtos de arquitetura
Uma loja de produtos de arquitetura é um estabelecimento que oferece uma variedade de produtos e materiais relacionados à prática da profissão. Por exemplo, itens de decoração, artigos de design de interiores e materiais de construção.
No geral, essas lojas atendem tanto profissionais da área quanto consumidores finais, que estão em busca de produtos para projetos residenciais ou comerciais.
Como se especializar em arquitetura?
A UNAMA oferece diversos cursos de pós-graduação para os profissionais interessados em se especializar na área da arquitetura. Na nossa faculdade, você consegue optar pelo formato de estudo que mais combina com a sua rotina: ao vivo ou virtual.
Além disso, durante a especialização, nossos alunos contam com todo o apoio pedagógico necessário para uma boa formação. Bem como aprendem com professores qualificados e experientes, em uma infraestrutura física e digital de ponta.
Com nota máxima no MEC, a UNAMA prioriza a alta qualidade na educação e é reconhecida no mercado do ensino superior, devido ao seu compromisso com a excelência.Diante disso, para aumentar as suas chances de sucesso ao empreender na área, faça já a sua inscrição em um dos nossos cursos de pós-graduação em Arquitetura!