A prova do Exame Nacional do Ensino Médio está cada dia mais próxima. Portanto, se você ainda não começou a fazer a preparação ENEM 2025, não perca mais tempo!
Neste texto, você encontra 8 dicas para gabaritar o exame, levando em consideração o bem-estar físico e mental do candidato. Confira técnicas e conselhos que irão ampliar seus resultados. Vamos lá?
O que é preparação ENEM?
A preparação ENEM é o processo em que os candidatos organizam seus estudos e se preparam física e mentalmente para a prova. Geralmente, envolve revisar conteúdos, treinar resolução de questões, praticar redações e fazer simulados.
Fora isso, essa preparação também inclui cuidados com o bem-estar físico e emocional, visando garantir um bom desempenho no dia do exame.
Por que cuidar das emoções antes da prova?
A ansiedade, o estresse e a pressão podem comprometer seu raciocínio, memória e concentração, afetando seu desempenho no dia da prova. Diante disso, é importante que você cuide das suas emoções.
Sendo assim, procure manter o equilíbrio emocional para pensar com mais clareza, interpretar melhor os enunciados e tomar decisões mais assertivas. Para isso, você pode aprender técnicas de respiração, meditação e praticar atividades físicas.
8 dicas para se preparar para o ENEM 2025
Embora o conhecimento do conteúdo abordado seja de grande importância, a preparação ENEM não deve focar apenas na parte do estudo. Uma vez que a sua saúde mental, emocional e física também impacta seus resultados.
Nesse contexto, apresentamos 8 dicas práticas para fazer uma preparação completa, visando gabaritar o ENEM 2025. Conheça detalhes!
1. Evite a procrastinação
A procrastinação é uma das principais inimigas do resultado. Sendo assim, procure manter a sua organização e disciplina durante os estudos, focando em um cronograma realista e saudável.
Para evitar a procrastinação no dia a dia, divida suas tarefas em blocos menores, para não se sentir sobrecarregado. Além disso, intercale os estudos com pequenas pausas, usando a técnica Pomodoro.
Lembre-se também de desativar as notificações do celular e escolha um ambiente livre de distrações, para prestar atenção somente nos estudos.
2. Equilibre vida pessoal e estudos
Não foque apenas nos estudos durante a preparação ENEM. Pois, é necessário saber equilibrar a vida pessoal com o aprendizado, para manter a saúde mental e a motivação em dia.
Com isso em mente, faça pausas durante os estudos para aproveitar um momento em família, sair com os amigos ou se dedicar a um hobby. Visto que esse equilíbrio ajuda a melhorar a concentração e assimilar melhor os conteúdos.
3. Inclua meditação na sua rotina
A meditação é uma excelente estratégia para reduzir a ansiedade e melhorar o foco durante a preparação para o ENEM. Não precisa ser nada elaborado! Você pode utilizar técnicas simples, como a respiração consciente, para relaxar durante a sua rotina.
Usar a respiração consciente é bem simples, você só precisa inspirar profundamente pelo nariz contando até quatro. Em seguida, segurar o ar por quatro segundos e expirar lentamente pela boca, contando até seis.
Ao integrar essa prática à sua rotina, somente alguns minutos por dia, você acalma a sua mente e o corpo, alimentando sua concentração.
4. Faça exercícios físicos
Os exercícios físicos vão muito além da saúde do corpo, eles também melhoram a memória, o foco e o raciocínio. Isso porque, durante a atividade física, o cérebro libera neurotransmissores como endorfina, dopamina e serotonina, que reduzem o estresse.
Além disso, esses neurotransmissores aumentam o bem-estar e potencializam a capacidade de aprendizado. Nesse contexto, invista em caminhadas, alongamentos, dança, musculação ou qualquer exercício durante sua rotina de estudos.
5. Defina metas realistas e saudáveis
Procure definir metas realistas e saudáveis, visando manter a motivação e evitar frustrações durante a preparação para o ENEM. Para isso, comece avaliando sua rotina, o tempo disponível e seus pontos fortes e fracos em cada disciplina.
Estabeleça objetivos possíveis de serem cumpridos, como estudar duas matérias por dia, fazer 10 questões de cada disciplina ou escrever uma redação por semana.
O importante é priorizar a qualidade e não quantidade. Diante disso, ajuste as suas metas conforme seu progresso, caso ache necessário.
6. Se prepare para imprevistos
Durante a preparação ENEM, situações como cansaço excessivo, problemas pessoais e dificuldades em algum conteúdo podem acontecer. Por esse motivo, é importante que você se prepare para possíveis imprevistos.
Pois, ter um plano B ajuda a manter o foco, mesmo quando as coisas não saem como planejado. Assim, você segue motivado e preparado até o dia da prova, sem que adversidades te impeçam de ter um bom resultado.
7. Respeite seus limites
A principal dica para manter sua saúde física e mental, é respeitar os seus limites. Ou seja, nada de estudar por horas excessivas sem descanso, já que isso pode gerar cansaço, estresse, queda no rendimento e até ansiedade.
Também desenvolva seu autoconhecimento, para reconhecer quando seu corpo e mente precisam de pausas, sono de qualidade ou momentos de lazer. Uma vez que o autocuidado torna o processo mais produtivo, saudável e sustentável.
8. Busque aconselhamento
Se, mesmo seguindo as dicas aqui presentes, a sua ansiedade com relação ao ENEM prevalecer, buscar conselho com um bom amigo, familiar ou profissional pode ajudar a tirar esse medo. Já que o conselho de alguém querido é bastante tranquilizador.
Como visto, cuidar do seu bem-estar físico e mental é tão importante quanto aprender as disciplinas abordadas no exame. Para mais conteúdos sobre o ENEM, acesse o blog da UNAMA!