O Dia Mundial da Saúde foi criado para alertar as pessoas sobre a importância de se preocupar com o bem-estar da sociedade e do planeta.
A cada ano, a data comemorativa tem um tema específico, abordando questões de saúde global relevantes.
É um momento do ano para lembrar a todos que a saúde é um direito fundamental e que devemos trabalhar coletivamente para garanti-lo igualmente. Acompanhe a leitura!
Quando se comemora o dia mundial da saúde?
Se comemora o Dia Mundial da Saúde no dia 7 de abril. Essa data foi criada pela Organização Mundial da Saúde. O seu objetivo é alertar a sociedade sobre a importância da conscientização pela saúde humana e do planeta.
Até porque, o meio em que vivemos também deve ser saudável para proporcionar uma vida mais saudável para os seus habitantes. Já que, segundo a OMS, mais de 13 milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas, pois são atribuídas ao meio ambiente.
Qual a origem do dia mundial da saúde?
No dia 7 de abril de 1948 foi oficialmente formada a Organização Mundial da Saúde – OMS. Pois, percebeu-se a necessidade de criar uma agência responsável por cuidar de questões de saúde global, como pandemias e doenças provenientes do meio ambiente, por exemplo, a malária.
Contudo, somente em 1967, que o dia 7 de abril foi oficializado como o Dia Mundial da Saúde. O decreto que oficializa a data foi inserido no calendário oficial brasileiro e no calendário do Ministério da Saúde e da Educação e Cultura.
O que é saúde?
Segundo a definição criada pela OMS, saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Como podemos ver, o conceito deste termo vai muito além da ausência de doenças e comorbidades.
Neste contexto, para que uma pessoa seja considerada saudável, ela precisa estar livre de doenças ou comorbidades, bem nutrida e com o físico fortalecido. Além disso, a sua saúde mental também precisa estar em dia e o meio em que vive deve ser limpo, com acesso à água potável e saneamento básico.
A OMS também informa que o lazer é muito importante para que um indivíduo possa se manter saudável. Isso porque, o acesso ao lazer ajuda no cuidado da mente, aumentando assim a saúde social.
A importância da conscientização pela saúde
A conscientização pela saúde não apenas torna as pessoas saudáveis, mas também contribui para sistemas mais eficientes e uma sociedade mais produtiva. É uma ferramenta poderosa na busca por uma vida longa e saudável.
Por esse motivo, a OMS pede aos governos que priorizem o bem-estar humano nas suas principais decisões.
Como se manter saudável?
Uma pessoa é considerada saudável quando está em equilíbrio com o seu corpo, a sua mente e a sua vida social, conforme a OMS.
Sendo que, a saúde física se trata da ausência de doenças e comorbidades, a saúde mental se trata da ausência de doenças e do bem-estar mental, e a saúde social se trata de acesso a saneamento básico, água potável, alimentação nutritiva e lazer.
De que forma podemos contribuir para a saúde mundial?
O meio ambiente influencia diretamente na qualidade de vida das pessoas. Sendo que as alterações bruscas de climas, a poluição da água e a falta de saneamento é uma das principais causas de morte de crianças menores de 5 anos, em países subdesenvolvidos.
Em vista disso, a melhor maneira de ajudar a contribuir para a saúde mundial é começar a cuidar melhor do nosso planeta. Visto que, pequenas atitudes como trocar produtos de plástico pelos derivados de papel e reciclar o seu lixo residencial já faz bastante diferença a longo prazo.
Para que mais pessoas possam ser conscientizadas sobre a importância da saúde global, compartilhe este texto nas suas redes sociais.