Na hora de estudar para o Enem um cronograma de estudos bem elaborado pode fazer toda a diferença, pois com a organização adequada, você consegue otimizar seu tempo e focar nos pontos mais importantes.
Sendo assim, neste texto, apresentamos 5 dicas valiosas para te ajudar a montar um cronograma de estudos do Enem eficaz, que irá potencializar seu desempenho e aumentar as suas chances de sucesso no exame. Siga aprendendo!
O que é cronograma de estudos Enem?
O cronograma de estudos do Enem é um planejamento detalhado que serve para organizar o tempo dos alunos. Nele, as disciplinas e conteúdos a serem revisados são distribuídos de maneira equilibrada e eficiente até a data do exame.
Uma vez que o cronograma ajuda a garantir que todos os tópicos importantes sejam cobertos, permitindo um excelente acompanhamento do progresso. Além disso, ele facilita a identificação de áreas que precisam de mais atenção e preparo.
5 dicas para criar cronograma de estudos do Enem
Como visto, o cronograma de estudos é um excelente aliado do aluno que sonha em ingressar na faculdade usando a sua nota do Enem. Confira como:
1. Mensure seu tempo disponível
O primeiro passo para criar um cronograma de estudos eficiente é mensurar o seu tempo disponível. Para isso, liste todas as atividades fixas do seu dia, como aulas, trabalho, refeições e tempo de deslocamento, caso faça cursinho.
Após contabilizar as suas obrigações, identifique quanto tempo livre você tem disponível em cada dia da semana e defina as suas prioridades, levando em consideração a necessidade de descanso e lazer.
Caso considere necessário, use os finais de semana e feriados para dedicar mais tempo aos estudos. Lembre-se também de organizar uma planilha ou agenda, distribuindo as disciplinas e conteúdos de forma equilibrada.
2. Considere as matérias que você têm dificuldade
É comum que você tenha uma maior facilidade com algumas disciplinas e apresente uma certa dificuldade com outras. Nesse caso, o indicado é identificar quais são as disciplinas que você tem dificuldades, para dar uma atenção maior a elas.
Sendo assim, faça uma autoavaliação honesta ou realize simulados para identificar as matérias e tópicos nos quais você tem deixado a desejar. Em seguida, destine mais tempo no seu cronograma de estudos para estudar as matérias difíceis.
Uma boa dica é dividir as disciplinas complicadas em tópicos menores e estudá-las em partes. Visto que essa técnica evita a sobrecarga e facilita a absorção do conteúdo.
3. Equilibre o estudo entre as matérias
Não foque somente em uma única matéria e tente entendê-la a fundo, para somente após essa compreensão, partir para outra. Isso porque, dessa forma, você pode ficar preso em um conteúdo e não ter tempo de estudar outras disciplinas.
Portanto, faça um cronograma distribuindo as matérias que caem no Enem, ao longo da semana. Bem como também procure usar vídeos, tutoriais, livros didáticos, e aulas extras, para aprender de diferentes maneiras.
Frisando que é importante para o aprendizado fazer sessões regulares de revisão e resolver exercícios diariamente, além de fazer resumos para a fixar o conteúdo.
4. Estipule pausas
Muito se engana aqueles que acreditam que estudar ininterruptamente é mais eficaz do que fazer pausas pensadas. Isso porque, segundo o método Pomodoro, para manter o foco é necessário “reiniciar o cérebro”, dando alguns minutos de descanso e distração a ele.
Diante disso, estipule pausas durante o seu estudo! No método Pomodoro, os estudantes devem se concentrar no aprendizado por 25 minutos e logo em seguida, fazer uma pausa de 5 minutos para distrair a mente e manter o foco.
O ideal é que durante esse momento de pausa, você realize atividades de distração como brincar com o seu pet, ver memes nas redes sociais ou conversar com algum familiar.
5. Conheça as provas anteriores
As provas anteriores do Enem são muito importantes para a preparação do candidato. Pois, elas são um material rico em informações relevantes.
Por exemplo, por meio das provas anteriores, você tem uma noção dos temas mais recorrentes na formulação de perguntas. Assim, o seu cronograma de estudo fica mais focado e assertivo.
Além disso, ao fazer simulados baseados nas provas anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio, você treina sua mente para se acostumar com questões criadas com a mesma estrutura usada no Enem.
Entenda a importância do Enem 2024
O ENEM é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil. Por esse motivo, o Exame Nacional do Ensino Médio acontece todos os anos, com o ENEM 2024 mantendo essa importância.
De modo geral, o exame serve para avaliar o desempenho acadêmico dos estudantes e oferecer diversas oportunidades, como as bolsas de estudos do Prouni, dependendo da nota do candidato.
Na UNAMA, você pode usar a sua nota do Enem para se inscrever em um dos nossos diversos cursos superiores, com bolsas parciais de 50% ou bolsas integrais de 100%. Isso porque, a UNAMA participa do Prouni, que visa a acessibilidade do ensino superior.Portanto, não perca mais tempo e conheça o nosso catálogo de cursos, para usar a sua nota do Enem e ingressar na graduação que tanto sonha!