O Enem 2024 está chegando! Sendo assim, caso ainda não tenha aprimorado suas habilidades com a escrita, conheça os principais conectivos de redação para construir textos coesos e articulados, aumentando sua nota no exame.
Afinal de contas, a redação é uma etapa importante do Exame Nacional do Ensino Médio, valendo sozinha, metade dos pontos do exame. Portanto, nas linhas a seguir, veja como aprimorar sua escrita usando os conectivos de redação Enem e siga aprendendo!
O que são conectivos de redação?
Os conectivos de redação são palavras ou expressões, que ligam frases e parágrafos. De modo geral, eles são utilizados para conferir uma maior coesão e fluidez no texto.
Isso porque, eles ajudam a organizar as ideias, bem como estabelecem relações de causa, consequência, contraste, adição, entre outras. Dessa forma, o leitor tem uma maior compreensão dos assuntos abordados.
Saiba mais sobre conectivos
Fundamentais para organizar os assuntos, os conectivos de ligação ajudam a deixar o texto mais coerente e conciso. Uma vez que o seu objetivo é auxiliar na organização de ideias, além de estabelecer relações lógicas entre os parágrafos.
Nesse sentido, ao estudar os conectivos de redação e aplicar essa estratégia nos seus textos, da forma correta, você enriquece o conteúdo escrito. O que impacta positivamente na qualidade das suas redações.
Para que servem os conectivos?
Como mencionado, os conectivos de ligação servem para unir frases, orações e parágrafos de maneira coesa e lógica, aumentando a fluidez do texto. Pois, são eles que garantem as relações claras entre as ideias apresentadas.
Por exemplo, os conectivos ajudam a definir causa e efeito, comparação, adição, conclusão, entre outras características que facilitam a compreensão do leitor.
Quais são os principais?
A seguir, para que você possa aplicar os conectivos de redação da forma correta no Enem 2024, selecionamos quais são os principais utilizados, visando aumentar suas chances de sucesso no exame. Confira!
Conectivos de adição
Os conectivos de adição são palavras ou expressões que acrescentam informações ou ideias ao texto. Sendo assim, você pode utilizá-los para acrescentar informações, dar exemplos ou fazer argumentações.
São exemplos de conectivos de adição:
- Também;
- Além disso;
- Ademais;
- Além de;
- Mais ainda;
- Outro ponto;
- Bem como;
- Em seguida.
Conectivos de tempo
No caso dos conectivos de tempo, eles devem ser usados para indicar a sequência ou a relação temporal, entre os eventos ou ações no texto. Uma vez que eles ajudam a organizar a narrativa e a clareza da cronologia dos fatos.
Os principais conectivos de tempo são os seguintes:
- Antes;
- Depois;
- Enquanto;
- Quando;
- Durante
- Logo.
Conectivos de surpresa
Também existem palavras e termos, que ajudam a introduzir informações inesperadas ou contrastantes, em relação ao que foi dito anteriormente no texto.
Essas expressões são conhecidas como conectivos de surpresa e ajudam a destacar mudanças e contrastes significativos, proporcionando um efeito de surpresa ou contraste na redação.
Por exemplo:
- No entanto;
- Entretanto;
- Contudo;
- Por outro lado.
Conectivos de comparação
Os conectivos de comparação são usados para estabelecer relações de semelhança ou diferença entre ideias, ações ou situações. Pois, seu objetivo é destacar comparações e contrastes.
Nesse sentido, são termos usados como conectivos de comparação:
- Assim como;
- Do mesmo modo;
- Em comparação a.
Conectivos de condição
Usados para expressar relações de dependência entre eventos ou ações, os conectivos de condição indicam que algo só ocorrerá se uma condição específica for atendida.
De modo geral, eles ajudam a estabelecer cenários hipotéticos e condições necessárias, incluindo expressões como:
- Se;
- Caso;
- Desde que;
- A menos que;
- Contando que;
- A não ser que.
Conectivos de dúvida
Quando você quiser expressar incerteza ou questionamento sobre uma ideia, ou situação, o ideal é utilizar os conectivos de dúvida. Já que eles ajudam a introduzir questões ou suposições, que não estão completamente confirmadas.
São exemplos de conectivos de dúvida:
- Talvez;
- Provavelmente;
- Não sei se;
- Será que;
- Possivelmente;
- É provável.
Conectivos de oposição
Sendo um dos conectivos de redação mais conhecidos, os conectivos de oposição servem para apresentar ideias contrastantes ou conflitantes. Uma vez que seu objetivo é apontar diferenças ou discordâncias, em relação ao que foi dito anteriormente.
Para isso, são usados termos como:
- Porém;
- Entretanto;
- No entanto;
- Mas;
- Contudo;
- Todavia;
- Embora;
- Apesar de que;
- Mesmo que.
Como usar conectivos no Enem?
A escolha certa dos conectivos te ajuda a construir um artigo bem estruturado e coeso. No Enem, use os conectivos de redação para garantir a clareza do seu texto.
Sendo assim, inicie com uma introdução que apresente o assunto de forma lógica, usando termos como “primeiramente” e “além disso”. Já na parte do desenvolvimento, empregue conectivos como “ademais”, “por outro lado” e “no entanto”.
Partindo para a conclusão, lembre-se de sintetizar os principais pontos e reforçar seus argumentos. Para isso, use termos como “portanto”, “dessa forma” e “em resumo”.
Embora a redação seja importante no Enem, ela não é a única disciplina que deve ser estudada. Para mais informações sobre como estudar para o Enem 2024, acompanhe o nosso blog!