Liderança feminina: confira 8 formas de desenvolver esta habilidade!

Liderança feminina: confira a importância e como desenvolver a sua!

No mercado de trabalho, as mulheres em posições de liderança trazem perspectivas únicas para diversos setores. Dessa forma, a liderança feminina ganha destaque, conquistando espaço no mundo corporativo.

Salientando que ter uma posição de destaque requer bem mais do que apenas habilidades técnicas. Também é preciso cultivar competências emocionais, habilidades de comunicação, além de conseguir motivar e inspirar pessoas.

Sendo assim, confira 8 dicas práticas para desenvolver as suas habilidades de liderança, visando se tornar uma líder inspiradora e assertiva. Boa leitura!

O que é liderança feminina?

A liderança feminina é caracterizada por mulheres que ocupam posições de poder ou influência, seja no ambiente corporativo, social ou político.

Inclusive, essa liderança se destaca por ser regida com empatia, colaboração, comunicação eficaz e inclusão. Ao contrário dos modelos tradicionais de liderança masculina que, muitas vezes, são mais autoritários.

Empreendedoras que se destacaram?

No mundo corporativo, mulheres líderes inspiram outras a assumirem papéis de destaque, promovendo uma cultura de igualdade. Assim, elas criam espaços mais justos e colaborativos, em diversos setores.

Abaixo, conheça algumas empreendedoras de sucesso, que se destacam em seus nichos de atuação:

  • Regina Tchelly;
  • Fabiana Salles;
  • Zica Assis;
  • Cristina Junqueira;
  • Isabela Matte.

8 dicas para mulheres desenvolverem a liderança

Grandes empresas como o Bradesco, que tem 51% de mulheres em seu quadro de funcionários, acreditam no poder da liderança feminina. Nas linhas a seguir, veja como se preparar para ocupar cargos de liderança, em empresas de destaque.

1. Desenvolva sua comunicação

Uma das principais competências de um líder, é a comunicação eficaz. Afinal de contas, a boa comunicação permite estabelecer conexões genuínas, transmitir ideias com clareza e criar um ambiente de confiança. 

Diante disso, saiba ajustar a mensagem de acordo com o público e procurar ouvir o outro ativamente, para entender as suas necessidades e fortalecer o trabalho em equipe.

2. Busque conhecimento

No mercado de trabalho, a hierarquia dos cargos é definida conforme o nível de formação acadêmica e a experiência profissional do indivíduo. Isso significa que quanto mais conhecimento você tiver, maiores as chances de ocupar um cargo de liderança.

Portanto, faça cursos, especializações, leia as tendências na sua área de atuação, assista a séries inspiradoras e participe de workshops. Sendo que, para líderes femininas, o conhecimento é ainda mais importante, pois permite quebrar estereótipos.

3. Confie na equipe

A confiança é um dos principais pilares do trabalho em equipe. Até porque, é necessário confiar e respeitar o outro, para ultrapassar barreiras e promover um ambiente de trabalho mais saudável e colaborativo.

Nesse contexto, crie um espaço onde todos se sintam ouvidos e valorizados, fortalecendo o trabalho em equipe. Mas, lembre-se também de que você é a chefe e tenha uma postura profissional, para reafirmar a sua liderança quando for preciso fazer críticas construtivas.

4. Cuide de você

Cargos de liderança podem ser bastante exigentes e mentalmente cansativos. Por esse motivo, você precisa cuidar de si, antes de motivar e inspirar pessoas.

Sendo assim, faça acompanhamento psicológico para não se cobrar tanto, aprender a respeitar os seus limites e lidar com desafios. Além do mental, também cuide da sua saúde física, ao comer bem, praticar atividades físicas e priorizar uma boa noite de sono. 

5. Aprenda a dizer “não”

É normal querer agradar a todos, para evitar conflitos na empresa. No entanto, a liderança feminina exige que você saiba dizer não. Pois, no dia a dia, terá que tomar algumas decisões, indo contrário a ideias e opiniões de outros.

Portanto, seja incisiva nas suas falas, não abrindo brechas para negociações ou insistências, quando acreditar ser necessário dizer não para algo.

6. Apoie outras mulheres

Se você apoiar outras mulheres na sua área de atuação, irá promover a liderança feminina, gerando igualdade de oportunidades. Diante disso, incentive o crescimento das colaboradoras na empresa.

Para isso, você pode incentivar a busca por conhecimento, oferecer mentorias, comemorar a conquista das mulheres e dar apoio em projetos interessantes. Visto que quando mulheres apoiam mulheres, elas criam um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo. 

7. Desenvolva sua inteligência emocional

Um dos maiores preconceitos quando se trata de mulheres no poder, diz que o público feminino é muito emocional para ocupar cargos de liderança.

Visando desmitificar essa ideia de que mulheres são muito emocionais para atuar em cargos de destaque, reforce a sua inteligência emocional, com cuidados com sua saúde mental, reforçando sua autoestima e confiança no seu potencial.

8. Aprenda a delegar tarefas

Você não precisa dar conta de tudo sozinhasó porque é a chefe! Inclusive, liderar é sobre saber delegar tarefas, distribuindo responsabilidades para toda a equipe, conforme as competências de cada colaborador.

Ao delegar você otimiza o seu tempo, além de melhorar a produtividade e demonstrar confiança nas habilidades da equipe.No blog da UNAMA, você encontra muitas outras dicas práticas sobre o mundo corporativo e acadêmico. Confira nossos artigos e aprimore suas habilidades!

FAQ

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade