Uma técnica que envolve a concentração total no presente, observando pensamentos, sensações e emoções, sem julgamento. Assim, o termo atenção plena, que está está ligado principalmente à prática da meditação e a área da psicologia, surgiu.
Se você ainda não conhece esse termo, mas está em busca de aumentar consideravelmente o seu nível de atenção, este é o texto certo para você.
Vamos esclarecer o que é a atenção plena, qual é a sua importância para o indivíduo e os benefícios proporcionados por essa prática. Leia até o final para tirar todas as suas dúvidas!
O que é atenção plena?
A atenção plena, também conhecida como mindfulness, é uma técnica que inclui diversos exercícios tradicionais de concentração e práticas zen milenares, como a meditação, para ajudar o indivíduo a viver no agora.
Dessa forma, o mindfulness serve para manter o indivíduo com o seu consciente preso no presente. Assim, as chances de desenvolver problemas como a ansiedade, ou correr o risco de não aproveitar o momento, são reduzidas.
Isso faz com que o desempenho pessoal, acadêmico e profissional sejam melhorados consideravelmente, oferecendo diversos benefícios para a vida e a saúde mental da pessoa.
Qual a importância da atenção plena?
Viver pensando no passado ou no futuro impede as pessoas de aproveitarem o agora, para ter um presente feliz e de sucesso.
Lembrar de acontecimentos passados podem gerar sentimentos de arrependimento, mágoa e culpa, assim como viver com a cabeça no futuro pode desencadear problemas de saúde mental, como ansiedade e síndromes do pânico.
Assim, focar no agora e tirar o melhor proveito possível das situações que estão acontecendo no exato momento é o melhor a se fazer. Dessa forma, o mindfulness é a técnica ideal para conseguir curtir o momento e ter uma maior atenção.
Quais os benefícios da atenção plena?
Abaixo, você confere quais são os principais benefícios de se manter focado no presente:
- Ajuda a controlar a ansiedade: a ansiedade faz com que as pessoas se preocupem com situações que ainda não aconteceram. Isso porque, o pensamento está sempre no futuro e nunca no presente. Sendo assim, o mindfulness ajuda a controlar os níveis de ansiedade.
- Diminui os níveis de estresse: o maior causador de estresse é ficar remoendo situações que já aconteceram ou se preocupar muito com o futuro. Nesse sentido, viver o agora, dando o seu melhor e assumindo que nem tudo está no seu controle, ajuda a diminuir os níveis de estresse diário.
- Aumenta a concentração, melhorando a produtividade: estudar ou trabalhar distraído serve apenas para cansar o indivíduo ainda mais. Pois, nesses casos, a pessoa sente que trabalhou demais, mas que não produziu quase nada. Assim, com a técnica do mindfulness é possível ter mais concentração nas suas tarefas.
- Reduz a insônia: quem nunca perdeu o sono por se preocupar demais com o presente ou com o passado? Sendo assim, a técnica da atenção plena serve para manter a mente focada no presente, ajudando a reduzir os episódios de insônia.
- Melhora a memória: se você está prestando mais atenção nas coisas do seu dia a dia, com certeza se lembrará melhor dos detalhes, na hora que precisar relembrar algo.
- Melhora a comunicação e os relacionamentos interpessoais: quando focamos no agora, damos mais atenção aos relacionamentos interpessoais, melhorando assim a nossa comunicação.
5 dicas para praticar a atenção plena no dia a dia
Agora que você já sabe o que é a atenção plena, chegou a hora de aprender algumas dicas úteis de como aplicar a técnica do mindfulness no dia a dia. Confira!
1. Sinta as emoções
Se permita viver as suas emoções no dia e na hora que elas aparecerem. Pois, guardar sentimentos só te levará a se culpar e a viver no passado.
2. Faça as refeições com calma
Procure apreciar os momentos das suas refeições diárias. Ou seja, não sente e engula a comida rapidamente para tentar ganhar tempo. Busque mastigar com cuidado, sentir os sabores e ser grato pelos alimentos.
3. Separe o trabalho da vida pessoal
O trabalho às vezes pode ser bem estressante, e não saber separar o trabalho da vida pessoal pode levar a um estresse generalizado. Portanto, a dica do mindfulness para uma vida mais saudável é separar essas duas esferas da sua vida.
4. Consuma conteúdos saudáveis
Procure se distanciar de conteúdos que possam te deixar angustiado, triste ou muito pensativo, como tragédias e notícias ruins. Entretanto, você não precisa ignorar completamente este tipo de notícia, mas pode filtrar o que realmente é importante saber.
5. Faça uma atividade que alimente a alma e o corpo
Cuidar do corpo e da alma possibilita criar uma maior conexão com o presente, já que a maioria das atividades físicas requer bastante concentração e atenção.
A atenção plena ou mindfulness é uma excelente forma de manter-se focado no presente. Além disso, ela oferece diversos benefícios como o controle da ansiedade e a melhora da memória, para que a pessoa possa ter uma vida mais plena.
Sendo assim, para que os seus amigos e familiares também possam focar mais no presente e viver de forma mais plena, compartilhe este texto nas suas redes sociais!