Todos os apaixonados por veterinária, que desejam ter uma carreira promissora na área, precisam passar pelo estágio obrigatório para se formar na graduação.
Mas, não se preocupe! Caso esteja ansioso com essa vivência profissional, destacamos tudo o que você precisa saber sobre o estágio de veterinária.
Aqui, você encontra como ele funciona, áreas para estagiar, como é a rotina desse profissional durante o estágio e a partir de quando estagiar. Acompanhe!
O que é estágio de Medicina Veterinária?
O estágio de Medicina Veterinária é uma vivência profissional que dá continuidade ao conhecimento adquirido em sala de aula. Nela, os alunos convivem com profissionais consolidados na área, para aprender como é a sua rotina.
Esse é o primeiro contato com o mercado de trabalho e, apesar de ser visto como a continuidade dos estudos, também serve para obter experiências e desenvolver habilidades específicas, o que ajuda a enriquecer o currículo do aluno antes mesmo de concluir a faculdade.
Como funciona o estágio de Veterinária?
O veterinário consegue atuar desde a prática médica animal como médico veterinário até na fiscalização sanitária, fazendo a inspeção de alimentos. Para ingressar na profissão, basta se identificar com ela e ser formado no ensino médio.
Sendo que o estágio de veterinária é parte obrigatória da graduação, para a formação de profissionais qualificados. Portanto, para se preparar para essa vivência profissional, confira tudo o que você precisa saber sobre ela!
Onde estagiar?
A veterinária é um setor muito vasto. Os interessados em se graduarem nesta área do conhecimento podem estagiar em:
- Cirurgia;
- Pesquisa;
- Clínicas de animais de pequeno, médio e grande porte;
- Hospitais veterinários;
- Clínicas de animais silvestres;
- Saúde pública;
- Vigilância sanitária;
- ONGs;
- Inspeção de alimentos;
- Laboratórios;
- Nutrição animal;
- Zoológicos;
- Produção e reprodução animal.
Como é a rotina?
O estágio de veterinária é a transição que o aluno faz entre a teoria da faculdade para a prática do ofício. Como ele é uma continuação dos estudos, o estagiário assume menores responsabilidades e é acompanhado por um profissional da área.
O objetivo dessa vivência é dar continuidade ao aprendizado, dessa forma, o aluno deve tirar todas as suas dúvidas e aprender como realizar uma atuação de imenso valor, humano e profissional, no mercado de trabalho.
Suas funções diárias são referentes a área da veterinária escolhida. Por exemplo, na Medicina Veterinária voltada para animais de pequeno, médio e grande porte, os estagiários ajudam os profissionais a realizar procedimentos médicos.
Atuando no campo com gado ou outros animais, o estagiário de veterinária ajuda a acompanhar a saúde do animal, sua alimentação, gestação e vacinas. Sendo que uma das áreas mais comuns de estágio em veterinária é a clínica geral.
Nesse caso, o estagiário acompanha as consultas para diagnosticar e tratar condições que possam acometer o animal, aplicar vacinas e orientar os tutores. No geral, independente do setor do estágio escolhido, o aluno estagiário está ligado à saúde do animal e pesquisas referentes à área.
Por que fazer estágio?
Nos casos em que o estágio é obrigatório, o aluno que não realiza essa experiência profissional, não tem acesso ao seu diploma do curso. Visto que o estágio é a melhor forma de conhecer o mercado, antes de ingressar nele.
Mas, de todo modo, o estágio em veterinária é a oportunidade perfeita para adquirir experiência antes mesmo de se formar, podendo agregar no currículo essa etapa.
Além da possibilidade de fazer network com profissionais já consolidados da área, o estagiário de veterinária também pode receber um salário médio de R$1.034, dependendo da área ou local de trabalho.
A partir de quando estagiar?
O estágio de veterinária pode ser realizado em qualquer período da faculdade. Contudo, algumas faculdades e empresas só o liberam após o segundo ano do curso, é preciso verificar os requisitos de cada uma antes de se inscrever.
Essa exigência de mercado é para que o aluno tenha uma certa bagagem teórica antes de começar no trabalho, e assim, poder aproveitar melhor essa oportunidade.
Onde estudar Medicina Veterinária?
Existem inúmeras vantagens em se matricular em Medicina Veterinária na UNAMA para fazer o curso de Medicina Veterinária. Começando pela nota do MEC, em que a nossa faculdade recebeu a maior pontuação, comprovando a sua excelência na qualidade do ensino.
Outro ponto que é importante citar, é que na UNAMA, os alunos contam com corpo docente qualificado e experiente, tendo aulas práticas já desde os primeiros semestres do curso.
Se você estava preocupado sobre o estágio de veterinária, saiba que, ao estudar na UNAMA, essa vivência será acompanhada e incentivada pelo nosso corpo docente para que o aluno tenha experiências enriquecedoras. Caso ainda não tenha iniciado a sua graduação em Medicina Veterinária, conheça o nosso curso e se matricule já!