O Dia do Nutricionista é uma oportunidade para valorizar e refletir sobre a importância desse profissional, que atua na promoção da saúde e bem-estar.
Uma vez que são os nutricionistas que orientam a alimentação adequada e personalizada, visando a prevenção de doenças e a melhoria da qualidade de vida.
Portanto, para que você fique por dentro dessa comemoração tão importante, vamos explorar a origem dessa profissão e como ela evoluiu ao longo dos anos. Bem como é o mercado de trabalho do nutricionista. Saiba mais!
O que é o Dia do Nutricionista?
Celebrado em 31 de agosto, o Dia do Nutricionista é uma data comemorativa, dedicada a reconhecer a importância desse profissional. Assim como a importância da nutrição para a sociedade.
Sempre visando melhorar a qualidade de vida, através da alimentação, os nutricionistas são responsáveis por planejar, avaliar e acompanhar a nutrição das pessoas.
Para isso, eles adaptam dietas e orientam os pacientes sobre escolhas alimentares saudáveis, que atendam às suas necessidades individuais.
Qual a origem da data?
A profissão de nutricionista ganhou destaque no século XX, quando criou raízes devido à crescente compreensão da relação entre alimentação e saúde.
Foi no ano de 1949, na data de 31 de agosto, que a Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN) foi criada, visando melhorar a qualidade da alimentação.
A partir desse momento, a associação passou por algumas transformações e hoje recebe o nome de ASBRAN. Observando que embora tudo tenha começado em 1949, foi somente em 24 de abril de 1967, que a profissão foi regulamentada no Brasil.
Desde então, os nutricionistas têm se destacado como agentes essenciais na promoção de uma alimentação equilibrada, trabalhando na prevenção de doenças.
Quais nomes se destacam na nutrição?
Mesmo sendo reconhecida no mercado de trabalho somente a partir do século XX, a nutrição como campo de estudo e prática, começou a ganhar relevância desde o século XIX.
Sua força foi aumentando à medida que as conexões entre alimentação e saúde se tornaram mais evidentes. No entanto, o conceito de nutrição é ainda mais antigo, com raízes remontando às civilizações egípcia, grega e romana.
Pois, essas civilizações já reconheciam a importância dos alimentos para a saúde. Abaixo, confira alguns nomes de destaque na história da nutrição:
- Antoine Lavoisier;
- William Banting;
- Wilbur Olin Atwater;
- Elmer McCollum;
- Casimir Funk.
Qual a importância do nutricionista?
Em um mundo cada vez mais consciente dos impactos da nutrição na saúde pública, o nutricionista se destaca como um agente na luta contra doenças causadas pela má alimentação. Como obesidade, diabetes e hipertensão.
Além disso, os nutricionistas ajudam as pessoas a vencer o sobrepeso, impactando no bem-estar e na autoestima do indivíduo. De modo geral, as suas ações conseguem impactar toda a sociedade, diminuindo as demandas nos postos de saúde.
Onde o profissional da área pode trabalhar?
Após a conclusão no curso de Nutrição, os profissionais podem atuar em diversas áreas do mercado de trabalho. Sendo que a área de atuação é definida pelo próprio indivíduo, conforme suas preferências e especializações.
Nas linhas a seguir, confira quais são os principais ambientes em que os psicólogos podem trabalhar:
- Hospitais e clínicas;
- Consultórios particulares;
- Escolas;
- Empresas;
- Academias;
- ONGs.
Quanto ganha um nutricionista?
No ano de 2021, a Federação Nacional de Nutricionistas sugeriu o piso nacional no valor de R$3.067, para os profissionais que trabalham 40 horas semanais. Entretanto, a quantia paga no Brasil reflete acordos sindicais de cada estado.
Sendo assim, o salário do nutricionista varia conforme o estado em que ele reside, sua área de atuação e o porte da empresa, girando em torno de R$2.901.
Como é a concorrência na profissão?
A nutrição é uma profissão que oferece diversas áreas de atuação para o profissional. Visto que além dele ter a oportunidade de empreender ao abrir o seu próprio consultório, também pode atuar em diversos setores corporativos.
Essa ampla opção de acesso ao mercado de trabalho aumenta a empregabilidade dos nutricionistas. Porém, assim como qualquer outra profissão do mercado de trabalho, esses profissionais também enfrentam um cenário competitivo.
Quais as tendências para a área?
Para que você possa encontrar a melhor área de atuação para seu perfil. Ou, apenas se manter competitivo no mercado de trabalho, veja quais são as principais inovações e tendências no setor da nutrição:
- Nutrição personalizada;
- Alimentos funcionais e superalimentos;
- Tecnologia na nutrição;
- Dieta a base de plantas;
- Sustentabilidade e nutrição;
- Nutrição e saúde mental.
Gostou das informações sobre o Dia do Nutricionista? Para saber mais sobre o nicho da nutrição e outras profissões importantes no mercado de trabalho, acompanhe o nosso blog!