O Fundo de Financiamento Estudantil, amplamente conhecido pela sua sigla FIES, é uma das opções para financiar a graduação em instituições de ensino superior. Mas, como funciona o programa, quem tem direito e onde se inscrever?
Neste guia, selecionamos as principais informações sobre o FIES, para que você possa conhecer o programa a fundo, visando aproveitar todos os seus benefícios. Saiba mais!
O que é financiamento estudantil?
O financiamento estudantil é uma modalidade de crédito específica, destinada a ajudar os estudantes que desejam custear as despesas com a educação superior. Por exemplo, as mensalidades, materiais e outros custos relacionados.
Isso significa que em vez de pagar o valor total das mensalidades de uma vez, o aluno pode obter um empréstimo que será pago posteriormente. Dessa forma, ele arca com as despesas do curso somente após a sua conclusão.
No Brasil, o FIES é um dos programas de financiamento estudantil mais famosos, por oferecer condições facilitadas de juros e prazos. O Fundo de Financiamento Estudantil é uma iniciativa pública, que beneficia diversos universitários.
Como o FIES funciona?
Deseja estudar, mas o dinheiro está curto? Com condições facilitadas de pagamento e juros baixos, o FIES é um programa que oferece a oportunidade de acesso à educação de qualidade, mesmo para quem não possui recursos financeiros imediatos.
Para fazer parte do programa, é necessário se atentar aos requisitos necessários. Portanto, prossiga com a leitura e veja como se inscrever no FIES, requisitos e valores de mensalidades.
Onde se inscrever para participar?
Aqueles que desejam se inscrever no FIES, devem acessar o site oficial do Fundo de Financiamento Estudantil. Sendo assim, fique atento ao período de inscrição do programa, que é divulgado anualmente pelo Ministério da Educação – MEC.
A boa notícia é que a inscrição pode ser feita online, preenchendo um formulário e fornecendo as informações solicitadas no programa. De modo geral, são dados sobre a renda familiar, a instituição de ensino e o curso desejado.
Fora isso, os interessados em participar do FIES também devem estar inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio, bem como atender aos critérios de renda e desempenho estabelecidos pelo programa.
Quais os requisitos necessários?
Como mencionado, para solicitar o FIES, você precisa cumprir os requisitos exigidos no programa. São eles:
- Ter participado do Enem: o candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio a partir de 2010. Além disso, é preciso ter nota mínima de 450 pontos na prova objetiva e nota acima de zero na redação;
- Renda familiar: por ser um programa do governo, é necessário comprovar uma renda familiar per capita de até 3 salários mínimos mensais, para o FIES 1. Já para o P-FIES, as condições de renda podem variar, dependendo da instituição financeira e do tipo de financiamento;
- Curso e instituição de ensino: o curso escolhido deve ser presencial, bem como ser oferecido por uma instituição de ensino superior que participe do programa;
- Não ter financiamento ativo: você não pode ter outro financiamento estudantil ativo no FIES, nem ser beneficiário de outro programa de crédito do governo federal.
Geralmente, esses são os principais critérios do programa. Mas, é sempre bom verificar o edital do ano em questão, pois podem ocorrer ajustes em cada seleção.
Quanto custa a mensalidade?
O Fundo de Financiamento Estudantil pode cobrir até 100% da mensalidade, dependendo da faixa de renda do candidato. Ou seja, o aluno começa a ter gastos com a mensalidade do curso, somente após concluir a graduação.
Inclusive, você começa a quitar o financiamento com um período de carência de 18 meses depois de formado, parcelando a dívida em até 3 vezes o tempo de duração do curso. Isso significa que caso seu curso dure 5 anos, pode quitar a dívida em 15.
Ademais, durante a graduação, se o financiamento não cobrir 100% das mensalidades, o estudante pode ir pagando uma parte dos curtos.
4 dicas para conseguir FIES
Agora que você já sabe o que é o FIES e como ele funciona, confira 4 dicas para conseguir ingressar no Fundo de Financiamento Estudantil, tendo sucesso nessa empreitada.
1. Conquiste boas notas
Como observado anteriormente, um dos requisitos para ser aprovado no FIES é ter participado do Enem a partir de 2010. Porém, além disso, também é preciso ter uma nota mínima de 450 pontos na prova objetiva e nota acima de zero na redação.
Diante disso, caso ainda não tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio, crie um cronograma de estudos e se prepare para a prova, a fim de tirar uma boa nota.
2. Dê atenção aos prazos
Todos os anos, o FIES publica um edital, disponibilizando as principais informações sobre o programa, incluindo requisitos e prazos. Salientando que todo o processo deve ser realizado em tempo hábil, para conseguir o financiamento.
Nesse contexto, fique atento ao edital do FIES e as datas do programa, visando não perder nenhum prazo.
3. Dê atenção às documentações
Por ser um financiamento estudantil, o FIES é bastante burocrático, quando se trata de documentações. Sendo assim, já atualize sua carteira de identidade, caso ela tenha mais de 10 anos e verifique se outros documentos estão em dia.
Lembre-se também de reunir todos os comprovantes de renda da sua família, para provar que a sua renda mensal não ultrapassa 3 salários mínimos.
4. Converse com quem já fez FIES
Outra boa ideia é conversar com quem já fez FIES, para saber dos trâmites através do olhar de alguém que passou pela experiência. Assim, você tem um feedback verdadeiro sobre o programa e seus prós e contras. A UNAMA está escrita no Fundo de Financiamento Estudantil. Conheça os nossos cursos e faça a sua inscrição na graduação de interesse, podendo conquistar um financiamento de até 100% da graduação, via FIES!