Prazos apertados, metas desafiadoras e jornadas intensas podem afetar a saúde mental no trabalho. Afinal de contas, um ambiente que exerce uma constante pressão, coloca à prova o equilíbrio emocional e psicológico do profissional.
Entretanto, existe uma maneira de se manter saudável, mesmo em empregos estressantes. Saiba como identificar se está adoecendo, como tornar o ambiente de trabalho mais acolhedor e o que fazer se já estiver no seu limite!
O que é saúde mental no trabalho?
A saúde mental no trabalho é o estado de bem-estar psicológico, emocional e social de um profissional. Sendo essa uma característica essencial para o bom desempenho das suas atividades.
Uma vez que a saúde mental ajuda a lidar com as pressões e demandas do dia a dia, além da capacidade de manter relacionamentos saudáveis com os colegas. Dessa forma, o colaborador se sente produtivo e satisfeito com suas funções.
Como ela interfere na produtividade?
A falta da saúde mental afeta diretamente o desempenho, a produtividade e a qualidade das interações no ambiente de trabalho. Isso significa que profissionais com boa saúde mental entregam mais resultados.
Além disso, um ambiente saudável incentiva a resiliência, a criatividade e o engajamento.
Por outro lado, problemas como estresse, ansiedade e depressão, comprometem a concentração, aumentam a taxa de erros e dificultam os relacionamentos internos.
Como saber se está adoecendo?
O burnout, depressão e ansiedade, são algumas das principais consequências de um ambiente de trabalho estressante. Nas linhas abaixo, conheça os sintomas de cada condição, para saber se seu trabalho está te adoecendo.
Sintomas de burnout
Conhecida como a doença do trabalho, o burnout é uma síndrome causada pelo estresse crônico. Nos últimos anos, ela ficou popular nas redes sociais, após profissionais de diversas áreas compartilharem seus diagnósticos. São sintomas:
- Perda de interesse pela profissão;
- Mudança nos hábitos alimentares ou sono;
- Choros frequentes e repentinos;
- Angústia antes da jornada de trabalho;
- Palpitações/tonturas;
- Distrações frequentes;
- Falhas frequentes nas tarefas.
Sintomas de depressão
Intensas jornadas de trabalho também podem ajudar o profissional a desenvolver depressão. Esse é um transtorno tratável, que deve ser levado a sério. Pois, em casos mais severos, pode levar a pensamentos suicidas. Entre seus principais sintomas estão:
- Desmotivação geral;
- tristeza constante;
- Alterações no sono;
- Alterações na alimentação;
- Dificuldade em se concentrar;
- Crises de choro injustificado.
Sintomas de ansiedade
A ansiedade é uma resposta natural do corpo ao estresse. Sua principal característica é a preocupação em relação ao futuro, podendo se tornar um transtorno crônico, em casos mais graves. Conheça seus sintomas:
- Medos injustificados;
- coração acelerado;
- Sensação de desorientação;
- Desespero;
- Fala exagerada;
- Agitação.
Como tornar o ambiente mais acolhedor?
Caso o seu ambiente de trabalho seja intenso a ponto de afetar a sua saúde mental, o primeiro passo para torná-lo mais acolhedor, é não ultrapassar os seus limites. Assim, você não fica psicologicamente esgotado.
Para isso, trabalhe a sua inteligência emocional, por meio de terapia, livros, podcasts, documentários, entre outros. Também é uma boa ideia promover a comunicação aberta, visando ampliar a cultura do respeito.
Outro aspecto que pode ajudar na saúde mental no trabalho é o cuidado com o seu espaço físico. Portanto, procure deixá-lo sempre limpo, organizado e bem iluminado, para ter uma maior sensação de conforto e bem-estar.
Qual o papel dos líderes neste acolhimento?
Os líderes devem fazer com que os colaboradores se sintam à vontade para expressar suas opiniões, dúvidas e preocupações, sem medo de represálias.
Além disso, também é de sua responsabilidade desenvolver projetos voltados para o respeito, empatia e escuta ativa, fortalecendo as relações entre colegas. Bem como adotar políticas inclusivas, oferecendo suporte para questões relacionadas à saúde mental.
No dia a dia, pequenos ajustes, como plantas, cores aconchegantes e áreas de convivência, já fazem uma grande diferença no clima organizacional.
Como evitar adoecer psicologicamente?
Evitar adoecer psicologicamente é um compromisso com o autocuidado. Portanto, comece voltando a atenção para suas próprias necessidades emocionais, físicas e mentais.
Lembre-se também de priorizar o equilíbrio entre a sua vida pessoal e a profissional, reservando tempo para atividades de prazer. Como, por exemplo, ter hobbies, além de conviver com amigos e familiares.
Outra opção que ajuda a manter a saúde mental é praticar exercícios físicos regularmente, ter uma alimentação saudável e possuir uma rotina de sono adequada.
O que fazer se estiver doente?
Caso note que o seu trabalho já te adoeceu, procure por ajuda psicológica profissional, como psicólogos e psiquiatras. Em alguns casos, também é uma boa ideia trocar de emprego.
Afinal de contas, nenhum cargo é tão importante quanto a sua saúde mental, para te manter em um ambiente altamente estressante.Em nosso blog, você encontra mais dicas de como lidar com o ambiente empresarial, de forma bem-sucedida. Confira!