Você sente que está sempre no limite, mesmo quando tenta descansar? O cansaço emocional tem sido uma realidade para muitos universitários que lidam com a pressão dos estudos, prazos apertados e expectativas pessoais.
Esse estado, mais do que um simples cansaço físico, afeta profundamente a mente e pode comprometer seu desempenho acadêmico e sua qualidade de vida.
Prepare-se para entender mais sobre o impacto do cansaço emocional e descobrir formas de recuperar sua energia e motivação. Continue a leitura!
O que é cansaço emocional?
Com um início bastante discreto, o cansaço emocional, também conhecido como exaustão emocional, é uma condição em que o trabalhador sente um esgotamento mental, emocional e físico, devido a tensões emocionais prolongadas.
Nesse contexto, são exemplos de tensões emocionais prolongadas o estresse crônico ou a sobrecarga emocional no ambiente corporativo.
Visto que essas tensões podem ser despertadas por altas expectativas, metas irreais, traumas passados, excesso de responsabilidades e até mesmo, a falta de autocuidado.
Quais são seus sintomas?
Entre os principais sintomas do cansaço emocional, estão:
- Alteração de sono;
- Baixa de rendimento;
- Irritação;
- Falha de memória e concentração;
- Desinteresse.
Como visto, uma junção de sintomas que afeta tanto a qualidade da vida profissional quanto a pessoal. Afinal de contas, dormir mal, ficar constantemente irritado e apresentar falha de memória, deixa qualquer um exausto.
Frisando que o cansaço mental é diferente do burnout, que também é uma condição causada por estresse prolongado e excessivo, entre outras questões. Pois, os sintomas do burnout são diferentes dos sintomas do cansaço emocional.
Como, por exemplo, o cinismo e a despersonalização, que ajuda o profissional a adotar uma atitude cínica em relação ao trabalho, colegas e clientes. Além do indivíduo se sentir desconectado emocionalmente das pessoas ao seu redor.
Como evitar o cansaço emocional?
Quando os sintomas da exaustão mental são identificados, a melhor forma de tratar a condição é buscando por ajuda profissional ao consultar um psicólogo ou psiquiatra, dependendo da seriedade do caso.
No entanto, caso esteja somente preocupado em não desenvolver a condição, existem algumas técnicas que te ajuda a se proteger do cansaço mental no ambiente corporativo, são elas:
1. Busque autoconhecimento
Até onde vão os seus limites? É preciso saber das suas capacidades para não assumir responsabilidades para além do que você consegue lidar. Assim, você alinha as suas expectativas com a realidade.
Sendo assim, pratique atividades como a meditação e faça terapia, para melhorar o seu autoconhecimento e ampliar a sua autonomia sobre si.
2. Saiba dizer não
Sabemos que no ambiente corporativo, às vezes, é muito difícil dizer não para um superior, por mais que o pedido seja descabido. Isso faz com que você assuma responsabilidades as quais não deseja e se estresse por isso.
Portanto, tente se posicionar melhor no seu ambiente de trabalho e deixar claro quais são os seus limites. Dessa forma, será mais fácil dizer não!
3. Equilibre trabalho e lazer
Nem só de trabalho vive o homem ou mulher! Nesse sentido, também é importante tirar um tempo para distrair a mente com um hobby ou um momento de lazer. Pois, a melhor forma de evitar a exaustão emocional é equilibrar com sucesso a sua vida profissional e pessoal.
4. Tenha uma rotina saudável
O alto consumo de açúcar e produtos industrializados interfere no humor e na concentração, podendo até mesmo influenciar negativamente em doenças como depressão e ansiedade.
Em outras palavras, ter uma rotina saudável te ajuda a viver melhor e se concentrar melhor nas suas tarefas. Dessa forma, você evita o cansaço emocional e a exaustão física e mental.
5. Peça ajuda quando necessário
Muitos profissionais acreditam que para ter reconhecimento no mercado, é necessário dar conta de várias demandas sozinho. Mas, assim, você só estará acabando com a sua saúde mental!
Então, peça ajuda sempre que for necessário. Uma vez que o mais importante é empregar as demandas em dia, independente se você teve ajuda ou não.
6. Faça amizades
As amizades no trabalho ajudam a deixar a rotina profissional mais leve, além de você poder contar com o auxílio de alguém que confia, quando necessário.
Ademais, criar laços de amizade no trabalho permite que você desabafe sobre suas experiências na empresa, com pessoas que têm as mesmas experiências que você e entendem o seu ponto de vista.
Reconhecer os sinais desse desgaste e buscar formas de lidar com ele é essencial para manter sua saúde mental em dia e alcançar seus objetivos acadêmicos e pessoais.
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