Como desenvolver hábitos saudáveis e melhorar desempenho na faculdade? Confira aqui!

Veja as melhores dicas para manter hábitos saudáveis e ter bom desempenho na faculdade!

A vida universitária é corrida e somada às diversas demandas da vida adulta, por isso, uma boa dose de organização, disciplina e resiliência, vai ajudar você a alcançar o sucesso acadêmico. Mas para melhorar seu desempenho nos estudos o melhor é começar pelos hábitos saudáveis. 

Selecionamos algumas estratégias práticas para te ajudar a desenvolver hábitos mais saudáveis e assim, contribuir seu bom rendimento na faculdade. Conheça detalhes!

O que são hábitos saudáveis?

Os hábitos saudáveis são comportamentos e práticas regulares, que contribuem para o bem-estar físico, mental e emocional de uma pessoa. Inclusive, eles são essenciais para manter a saúde, prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida. Muitos deles vão além da alimentação, mas práticas diárias para o conjunto de dias melhores.

Quando trazidos para o âmbito acadêmico, adotar hábitos saudáveis como sono regular, alimentação saudável e bom gerenciamento de tempo, ajuda a melhorar o desempenho na faculdade e ampliar as oportunidades de carreira. 

Por que hábitos saudáveis são importantes?

Além dos hábitos saudáveis garantirem um bom equilíbrio entre as atividades acadêmicas, profissionais e o bem-estar pessoal, eles também são os responsáveis pela produtividade a longo prazo.

Isso porque, eles ajudam a reduzir o risco de doenças crônicas como ansiedade e estresse, causados por uma rotina caótica. Além de ajudarem a manter a concentração e melhorar a memória, resultando em um melhor desempenho acadêmico.

Como desenvolver hábitos saudáveis?

Segundo o autor Charles Duhigg, em seu livro “O Poder do Hábito”, apesar de algumas pessoas considerarem complexo desenvolver um novo hábito, essa é uma das ações mais simples da vida.

Para isso, basta trabalhar esse hábito por mais de 30 dias seguidos e ele fará parte da sua rotina diária. Para desenvolver hábitos saudáveis e ter sucesso acadêmico, você só precisa conhecer as estratégias certas e praticá-las!

Nas linhas a seguir, confira 5 dicas que irão transformar os seus estudos: 

1. Use técnicas de estudo

Se o seu objetivo é estudar menos e aprender mais, comece utilizando técnicas de estudo como o Método Pomodoro, para te ajudar nos seus momentos de aprendizado.

Com o Método Pomodoro, você otimiza o seu tempo, uma vez que ele ajuda a aumentar a concentração. De forma resumida, essa é uma técnica de gerenciamento de tempo baseada em períodos de 25 minutos.

Nela, a cada 25 minutos estudados, o aluno faz uma pausa de 5 minutos para descansar a mente. Assim, quanto retorna para o aprendizado, a sua mente está mais focada.

Aplicar essa técnica vai ajudar você a manter o foco nos estudos de forma efetiva, não se sobrecarregando nas tarefas, contribuindo para o desenvolvimento saudável do seu desempenho durante a faculdade.

2. Gerencie o tempo

Para ser mais produtivo, procure gerenciar o seu tempo de estudo de forma eficaz. Assim, você irá organizar as suas demandas e evitar perder tempo com assuntos que não são prioridades.

Comece criando um cronograma de estudo, onde irá planejar as suas atividades diárias e definir os horários para a realização delas. Lembre-se também de priorizar as tarefas com base na sua importância, colocando as urgentes como prioridade.

A gestão do tempo vai contribuir para você conseguir organizar as demandas da vida adulta, como atividades físicas, trabalho, sono em dia, alimentação adequada nos horários, tempo de estudo e também tempo de lazer, super importante para sua rotina de hábitos saudáveis.

3. Evite procrastinar

O ato de adiar tarefas – procrastinação – é inofensivo e normal no cotidiano. Contudo, quando essa procrastinação atinge graus exagerados, pode piorar o desempenho acadêmico, além de fazer mal para a saúde.

Portanto, para ser mais produtivo e não adiar as suas tarefas, elimine distrações que possam te fazer procrastinar, como ter o celular por perto.

Também procure estudar em um ambiente tranquilo e minimize interrupções, informando aos seus familiares que está em um momento de aprendizado. Outra maneira de procrastinar menos é definindo um horário de estudo e utilizando a técnica Pomodoro.

4. Estabeleça uma rotina saudável

Para ter mais foco nos estudos, você precisa ter uma atenção especial voltada para toda a sua rotina. Afinal de contas, dormir mal, ter uma dieta pobre em nutrientes ou não praticar atividades físicas, também afetam a concentração e a disposição.

Sendo assim, tenha uma dieta rica em nutrientes, com frutas, verduras, proteínas magras e grãos integrais. Também pratique atividades físicas regularmente, para fortalecer o corpo e melhorar a saúde mental e cardiovascular.

Por fim, de prioridade para uma boa noite de sono. Visto que é essencial dormir entre 7 a 9 horas por noite, para garantir a recuperação e o bom funcionamento do organismo.

5. Organize seu ambiente

A desorganização, famosa bagunça, é apontada como um dos principais agravantes da piora da saúde mental. Isso porque, ela mexe com as nossas emoções, aumentando o estresse e a sobrecarga mental.

Nesse contexto, procure deixar o seu ambiente de estudo sempre organizado e limpo. Assim, você conseguirá se concentrar melhor na sua tarefa principal, sem se sentir incomodado com a desorganização.

Em síntese, os hábitos saudáveis só têm benefícios a oferecer, impactando positivamente tanto a vida acadêmica quanto a vida profissional e pessoal. 

Gostou das informações presentes neste texto? Então acompanhe o nosso blog e receba mais dicas relevantes sobre o mundo acadêmico e o mercado de trabalho! 

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade