A faculdade de publicidade e propaganda é uma excelente opção para aqueles que buscam desenvolver e trabalhar com a sua criatividade no dia a dia. Mas, muito se engana quem pensa que a única possibilidade de atuação dessa formação é a criação de propagandas.
Isso porque, existem diversas áreas de atuação, para que o aluno possa escolher qual seguir após se formar na faculdade de publicidade e propaganda, como atendimento, marketing, serviços de redação, etc.
Ficou interessado no assunto? Então confira as informações presentes neste texto, para saber mais a respeito do curso e qual carreira seguir na área!
O que é Publicidade e Propaganda?
A faculdade de Publicidade e propaganda é um curso que prepara o aluno para atuar no mercado de trabalho, usando técnicas de comunicação e criatividade, para realizar serviços de divulgação, marcas, produtos, criação de conteúdo, entre outros.
Sendo que um dos seus principais ramos de atuação é auxiliar na construção da imagem de uma empresa, ou pessoas que fornecem serviços visando um público-alvo.
O profissional publicitário, geralmente, é responsável por coordenar, criar e executar campanhas publicitárias para diferentes mídias, como internet, revistas, jornal impresso, televisão, rádio, etc.
Quais as principais áreas de atuação da faculdade de publicidade e propaganda?
O que faz profissional de Publicidade e Propaganda é uma dúvida frequente encontrada nos meios de busca online. Afinal de contas, devido a ampla variedade de atuação no mercado, a profissão apresenta muitas facetas.
Para saber em quais áreas você poderá atuar após se formar na faculdade de publicidade e propaganda, confira a lista abaixo, que apresenta as principais áreas de atuação da profissão:
1. Criação e Direção de Arte
A área de aplicação mais comum da faculdade de publicidade e propaganda é a criação e direção de arte. A função do publicitário que atua nesta área é produzir campanhas publicitárias a partir de análises de pesquisa.
O profissional analisa o mercado consumidor e o produto para criar jingles, sites, artes, anúncios e comerciais em vários meios de mídia, que se conectam facilmente ao público-alvo.
2. Planejamento de Campanhas
Conhecido como planner pelas agências de publicidade, o profissional que trabalha com o planejamento de campanhas fica responsável por fazer as análises de mercado, descobrir o público-alvo da empresa e identificar os canais de comunicação.
Dessa maneira, ele consegue traçar as estratégias adequadas para orientar a equipe que irá desenvolver e atuar no restante do trabalho.
3. Redação Publicitária
Outra opção que também é bastante explorada por estes profissionais é a redação publicitária. Nesta área de atuação, o publicitário cria conteúdos de texto originais e criativos, utilizando algumas ferramentas de publicidade, para capturar a atenção do público-alvo.
4. Mídia e Compra de Espaços
Caso o seu desejo seja ter uma carreira não tão conectada à criatividade, é uma boa ideia atuar na área de mídia e compra de espaços. Isso porque, o profissional que está a frente destas áreas é responsável por selecionar os meios de mídia que serão utilizados para vincular as campanhas e negociar a compra de um espaço.
5. Marketing Digital e Mídias Sociais
O ambiente digital possibilitou o desenvolvimento de novas áreas para a faculdade de publicidade e propaganda. Dessa forma, agora, os profissionais da área podem se especializar em marketing digital e em mídias sociais.
Essa nova área de atuação é conhecida como community manager/social media e vem sendo bastante explorada pelos publicitários que desejam criar uma carreira atuando na construção e gerenciamento de empresas no âmbito digital.
O social mídia é responsável por criar estratégias de mídia para engajar os conteúdos da empresa na web, assim, estreitando os laços entre a empresa e o público-alvo.
6. Publicidade Institucional e Social
A função da publicidade institucional e social é criar campanhas cujo objetivo é se comunicar com o emocional do público, para que o mesmo possa criar uma conexão real com a empresa e os seus produtos.
Um bom exemplo da publicidade institucional e social são as propagandas de natal da Coca-Cola, que geram um sentimento de acolhimento, espírito de família e esperança.
Como está o mercado de trabalho da área?
O mercado de trabalho na área da publicidade e propaganda permanece cheio de opções promissoras, e a previsão é de que a profissão cresça ainda mais, devido às novas áreas de atuação provenientes do âmbito digital, como as redes sociais.
Uma área que está muito em alta é a de ciências humanas, já que o publicitário é treinado para identificar a persona de vários grupos sociais.
Publicidade e Propaganda na UNAMA: conheça o curso
A UNAMA é uma faculdade com conceito máximo no MEC em diversos cursos, que oferece muitas formas de ingresso como: vestibular programado, ingresso com a nota do Enem, ingresso por transferência de outra instituição de ensino superior e ingresso como portador de diploma.
Com relação ao seu curso de Publicidade e Propaganda, ele possui duração de 4 anos com titulação final de bacharel em publicidade. Durante a formação, os alunos são apresentados a diversas disciplinas essenciais para a atuação no mercado de trabalho.
Entre as principais disciplinas do curso de publicidade e propaganda da UNAMA estão as seguintes matérias: antropologia, comunicação e expressão, sociologia, economia e metodologia da pesquisa.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre essa profissão e como funciona as disciplinas, não deixe de conhecer mais sobre o curso e venha estudar na UNAMA!