Áreas da Publicidade: 6 oportunidades para quem quer entrar neste mercado

Quer fazer Publicidade e Propaganda? Descubra diferentes áreas da Publicidade e veja quais delas se encaixam no seu perfil

A faculdade de publicidade e propaganda é uma excelente opção para aqueles que buscam desenvolver e trabalhar com a sua criatividade no dia a dia. Mas, muito se engana quem pensa que a única possibilidade de atuação dessa formação é a criação de propagandas.

Isso porque, existem diversas áreas de atuação, para que o aluno possa escolher qual seguir após se formar na faculdade de publicidade e propaganda, como atendimento, marketing, serviços de redação, etc.

Ficou interessado no assunto? Então confira as informações presentes neste texto, para saber mais a respeito do curso e qual carreira seguir na área!

O que é Publicidade e Propaganda?

A faculdade de Publicidade e propaganda é um curso que prepara o aluno para atuar no mercado de trabalho, usando técnicas de comunicação e criatividade, para realizar serviços de divulgação, marcas, produtos, criação de conteúdo, entre outros. 

Sendo que um dos seus principais ramos de atuação é auxiliar na construção da imagem de uma empresa, ou pessoas que fornecem serviços visando um público-alvo.

O profissional publicitário, geralmente, é responsável por coordenar, criar e executar campanhas publicitárias para diferentes mídias, como internet, revistas, jornal impresso, televisão, rádio, etc.

Quais as principais áreas de atuação da faculdade de publicidade e propaganda?

O que faz profissional de Publicidade e Propaganda é uma dúvida frequente encontrada nos meios de busca online. Afinal de contas, devido a ampla variedade de atuação no mercado, a profissão apresenta muitas facetas.

Para saber em quais áreas você poderá atuar após se formar na faculdade de publicidade e propaganda, confira a lista abaixo, que apresenta as principais áreas de atuação da profissão:

1. Criação e Direção de Arte

A área de aplicação mais comum da faculdade de publicidade e propaganda é a criação e direção de arte. A função do publicitário que atua nesta área é produzir campanhas publicitárias a partir de análises de pesquisa.

O profissional analisa o mercado consumidor e o produto para criar jingles, sites, artes, anúncios e comerciais em vários meios de mídia, que se conectam facilmente ao público-alvo.

2. Planejamento de Campanhas

Conhecido como planner pelas agências de publicidade, o profissional que trabalha com o planejamento de campanhas fica responsável por fazer as análises de mercado, descobrir o público-alvo da empresa e identificar os canais de comunicação.

Dessa maneira, ele consegue traçar as estratégias adequadas para orientar a equipe que irá desenvolver e atuar no restante do trabalho.

3. Redação Publicitária

Outra opção que também é bastante explorada por estes profissionais é a redação publicitária. Nesta área de atuação, o publicitário cria conteúdos de texto originais e criativos, utilizando algumas ferramentas de publicidade, para capturar a atenção do público-alvo.

4. Mídia e Compra de Espaços

Caso o seu desejo seja ter uma carreira não tão conectada à criatividade, é uma boa ideia atuar na área de mídia e compra de espaços. Isso porque, o profissional que está a frente destas áreas é responsável por selecionar os meios de mídia que serão utilizados para vincular as campanhas e negociar a compra de um espaço.

5. Marketing Digital e Mídias Sociais

O ambiente digital possibilitou o desenvolvimento de novas áreas para a faculdade de publicidade e propaganda. Dessa forma, agora, os profissionais da área podem se especializar em marketing digital e em mídias sociais.

Essa nova área de atuação é conhecida como community manager/social media e vem sendo bastante explorada pelos publicitários que desejam criar uma carreira atuando na construção e gerenciamento de empresas no âmbito digital.

O social mídia é responsável por criar estratégias de mídia para engajar os conteúdos da empresa na web, assim, estreitando os laços entre a empresa e o público-alvo.

6. Publicidade Institucional e Social

A função da publicidade institucional e social é criar campanhas cujo objetivo é se comunicar com o emocional do público, para que o mesmo possa criar uma conexão real com a empresa e os seus produtos.

Um bom exemplo da publicidade institucional e social são as propagandas de natal da Coca-Cola, que geram um sentimento de acolhimento, espírito de família e esperança.

Como está o mercado de trabalho da área?

O mercado de trabalho na área da publicidade e propaganda permanece cheio de opções promissoras, e a previsão é de que a profissão cresça ainda mais, devido às novas áreas de atuação provenientes do âmbito digital, como as redes sociais.

Uma área que está muito em alta é a de ciências humanas, já que o publicitário é treinado para identificar a persona de vários grupos sociais.

Publicidade e Propaganda na UNAMA: conheça o curso

A UNAMA é uma faculdade com conceito máximo no MEC em diversos cursos, que oferece muitas formas de ingresso como: vestibular programado, ingresso com a nota do Enem, ingresso por transferência de outra instituição de ensino superior e ingresso como portador de diploma.

Com relação ao seu curso de Publicidade e Propaganda, ele possui duração de 4 anos com titulação final de bacharel em publicidade. Durante a formação, os alunos são apresentados a diversas disciplinas essenciais para a atuação no mercado de trabalho.

Entre as principais disciplinas do curso de publicidade e propaganda da UNAMA estão as seguintes matérias: antropologia, comunicação e expressão, sociologia, economia e metodologia da pesquisa.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre essa profissão e como funciona as disciplinas, não deixe de conhecer mais sobre o curso e venha estudar na UNAMA

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade