Quem foi Lampião? Uma ilustração de uma das figuras mais icônicas do Nordeste e da história brasileira!
Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, nasceu no Sertão do Nordeste, em Serra Talhada – PE, no dia 7 de julho de 1897, crescendo em um ambiente marcado pela desigualdade social e violência.
Filho de lavradores, Lampião se juntou a um grupo de cangaceiros para se vingar daqueles que causaram prejuízos à sua família durante disputas de terras, e não demorou a liderá-lo.
Com o assassinato brutal do pai, Virgulino tornou-se ainda mais motivado a continuar sua luta contra os desmandos dos coronéis da região, dando início a uma vida marcada por aventuras, amores e muito sangue.
Ao lado de Maria Bonita, sua companheira, Lampião e seu grupo realizou saques por todo o Nordeste, recebendo a alcunha de “Rei do Cangaço”, sendo temido por muitos e tornando-se herói para outros.
O seu “reinado” chegou ao fim em 28 de julho de 1938, quando seu bando sofreu uma emboscada na fazenda Angicos, na região de Poço Redondo – SE.
Lampião levou 3 tiros e depois teve sua cabeça decepada para ser exposta em diversos locais, como prova de sua morte.
A vida de Lampião é um dos tópicos frequentemente abordados no ENEM, assim como diversos outros eventos que marcaram o país.
Acesse nosso conteúdo e fique por dentro de outros temas da cultura brasileira que podem cair no caderno de História do exame!